Nesta edição: O adeus a Ichiro Mizuki, a terceira temporada de Demon Slayer e mais!
1) ICHIRO MIZUKI, uma lenda que se vai:
O dia 6 de dezembro de 2022 ficou marcado para milhões de fãs pelo mundo como o dia da partida de um rei. Ichiro Mizuki, o Imperador das Anisongs, faleceu aos 74 anos, vítima de câncer de pulmão, doença contra a qual lutava com bravura. Sua morte somente foi anunciada dia 12, segundo um costume japonês de somente comunicar a morte de um famoso após o funeral, para que a família tenha sua privacidade respeitada.
Enfrentando a doença de cabeça erguida, continuou participando de eventos, mesmo conseguindo cantar apenas trechos das músicas, mesmo sem conseguir soltar seus poderosos vibratos, mesmo andando amparado. No último dia 27 de novembro, ainda compareceu a um show, estando já em cadeira de rodas, para prestigiar seus amigos e ficou no palco, ainda que mal conseguisse falar. O carinho dos fãs e dos outros músicos lhe dava forças, e ele foi até onde aguentou.
Nascido em 7 de janeiro de 1948 em Tokyo, Ichiro Mizuki estreou como cantor profissional em 1968 e, em 1971, entrou de cabeça no mundo dos temas de heróis de animê e tokusatsu. Registrou sua poderosa voz em obras como Mazinger Z, Babel 2, Getter Robo, Barom 1, Kamen Rider X, Zubat, Captain Harlock, Kamen Rider Stronger, Ultraman Story, Spielvan, Metalder, Kamen Rider BLACK RX, Ultraman Orb e uma infinidade de produções.
Ao longo de uma carreira vitoriosa, cantou mais de 1.200 temas de animê, tokusatsu e games, tendo sido o grande responsável pela valorização do segmento de anime songs nos anos 70, o que levou as lojas a dedicarem seções ao gênero. Em 2000, fundou um supergrupo de anime songs, o JAM Project, para junto com outros cantores, resgatar a essência dos temas heroicos. Também foi ator, tendo trabalhado em Spielvan e Voice Lugger, além de ator vocal e compositor. Era conhecido como "Aniki", ou "irmão mais velho", sendo chamado assim por seus pares, onde quer que estivesse.
Com o falecimento de Ichiro Mizuki, uma era chega ao fim. Seu talento e perseverança agora fazem parte da eternidade. Descanse em paz, lendário Imperador Ichiro Mizuki.
2) Vem aí Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba ~ Swordsmith Village Arc:
A consagrada saga Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba terá sua terceira temporada estreando no Japão em abril de 2023, com transmissão simultânea pelo portal Crunchyroll. Agora será adaptada a saga Swordsmith Village Arc, e o estúdio Ufotable está preparando uma grande ação mundial para o lançamento.
A terceira temporada terá um episódio especial de abertura, com uma hora de duração. Além disso, os episódios 10 e 11 da segunda temporada serão editados com o primeiro episódio da terceira temporada para formar um especial de cinema que será exibido em 80 países, entre fevereiro e março de 2023, começando pelo Japão. Até o fechamento desta edição, não se sabe se o Brasil também irá exibir esse especial nos cinemas (mas provavelmente vai).
3) Uma canção para Street Fighter 6:
No último dia 9 de dezembro, a gravadora Avex postou um vídeo com uma nova gravação de uma canção clássica do animê Street Fighter II - Movie, lançada originalmente em 1994. No Japão, a canção "Itoshisa to, setsunasa to, kokoro tsuyosatô" ("This Love, This Pain, This Strength of Heart") foi um enorme sucesso, com o single tendo vendido cerca de 1.600.000 cópias, um dos maiores sucessos daquele ano. Infelizmente, a versão exibida no Brasil à época veio dos EUA, com sua trilha sonora original totalmente substituída.
Quase 30 anos depois, sua intérprete, a atriz Ryoko Shinohara; se reencontra com Tetsuya Komuro, o compositor, arranjador, tecladista, produtor e backing vocal da versão original. O célebre músico e produtor é membro das bandas globe e TM Network, sendo esta última com quem lançou a célebre "Get Wild". Ryoko Shinohara, que se tornou uma atriz consagrada e estava sem gravar canções desde 2003, permanece belíssima aos 49 anos, e com a mesma voz.
No vídeo, imagens do jogo Street Fighter 6, que será lançado no Japão em 2 de junho de 2023, para PlayStation 4, PlayStation 5, Windows e Xbox Series X/S.
"Itoshisa to, Setsunasa to, Kokoro Tsuyasa to" ~ 恋しさと せつなさと 心強さと Composição e arranjo: Tetsuya Komuro Intérprete: Ryoko Shinohara (with t. komuro)
4) Cover de CHAGE and ASKA investe em canções autorais:
A dupla KINZ and K-ing tem atuado no Japão há alguns anos, fazendo shows e vídeos como cover de CHAGE and ASKA, crescendo bastante pelo fato dos originais terem se separado. Todo o repertório clássico da dupla é sempre executado com precisão, e K-ing chega bem perto da voz de ASKA. Agora, eles começam a mostrar um trabalho autoral, com canções próprias. "Replica" é belíssima e tem um estilo que poderia se encaixar perfeitamente no repertório de CHAGE and ASKA.
"Replica"
Letra e melodia: K-ing / Arranjo: Hayato Shin
Intérprete: KINZ & K-ing
*****************************
Confira todas as edições do Boletim:
- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural em diferentes mídias, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.
- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!
Visite nossos parceiros:
Comments