top of page
Ale Nagado

O Cão Que Guarda as Estrelas

Uma bela história de amizade, sacrifício e companheirismo entre um homem e seu cão.


Hoshi mamoru inu, ou "O Cão que Guarda as Estrelas" é uma obra dramática e repleta de poesia e encantamento. Conta a história do cãozinho Happy e seu dono (a quem ele chama de "Papai"), um homem rude, mas de bom coração, que se esforça para manter sua família, mas não consegue acompanhar a evolução dos tempos e mudanças nas pessoas. 


Quando se vê desempregado, doente e rejeitado pela esposa, o homem parte com Happy em uma viagem pelo interior do Japão, unindo e selando o destino dos dois para sempre. Pelo caminho, dificuldades não faltam, mas sobra otimismo ao dono de Happy. No ponto final da jornada, o céu de estrelas é o teto para o qual olham longamente.  


A expressão "cão que guarda as estrelas" usada na história é uma alusão às pessoas que sonham com algo que nunca irão alcançar. A trama principal se encerra rapidamente até, ocupando cerca de dois terços do mangá. 


A segunda parte, "Girassóis" conta a trajetória de um assistente social que fica sabendo do triste destino de um homem e seu fiel cachorro e se lança ao desafio de tentar entender o que aconteceu com eles. A busca, aparentemente infrutífera, o leva a rever sua própria vida e confrontar seus arrependimentos. A segunda história presta homenagem à primeira e é tão boa quanto, formando um conjunto harmonioso.

Companheiros até o fim.

Toda a narrativa da história principal é conduzida sob o olhar do cachorrinho e, mesmo com seu envelhecimento acelerado em relação aos humanos, o que se percebe é que ele vive, até o fim, com a mesma percepção inocente da vida, alheio à maldade e indiferença dos humanos.


A trágica história de Happy e seu dono foi lançada no Japão em 2008 pela editora Futabasha, tendo vendido cerca de 400 mil exemplares, uma ótima marca para títulos adultos. Em diversos países onde foi publicado, ganhou críticas favoráveis e prêmios merecidos. Também virou um elogiado filme live-action em 2011, com direção de Tomoyuki Takimoto e produção da Toho.


O roteirista e desenhista Takashi Murakami (não confundir com o famoso artista plástico de mesmo nome) se mostra um autor de mangá com amplo domínio da narrativa visual e com um desenho simples e eficiente, que se torna poderoso ao transmitir emoções e sentimentos profundos. Elementos da história foram retomados em 2008, com o título O Outro Cão Que Guarda as Estrelas, também lançado no Brasil pela JBC.


Ao final da leitura de Hoshi Mamoru Inu, experimentamos uma sensação de luto e perda mas, ao mesmo tempo, percebemos que todos nós temos, em maior ou menor grau, um pouco de Happy e seu dono dentro de nossos corações.


O Cão que Guarda as Estrelas

Título original: Hoshi Mamoru Inu ~ 星守る犬

Autor: Takashi Murakami Tradução: Denis Kei Kimura

Formato: 14,8 cm x 21 cm, com 132 páginas Volume único

Lançamento no Brasil: Editora JBC (2014)

- Classificação indicativa: Livre


 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor antigo (Herói, Omelete, Henshin...), já considerou a possibilidade de fazer uma doação para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação.

Também é possível doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::

Canal Túnel do Tempo TV
Sala de Justiça - BR

bottom of page