top of page

Demon Slayer ~ Kimetsu no Yaiba: O animê

Com uma animação exuberante e grandes personagens, uma série conquistou o mundo em 2019.

No Japão antigo, mais precisamente durante o Período Taishô (1912 a 1926), o país vivia um processo de rápida modernização em suas grandes cidades, em contraste com o interior, que permanecia rural e bastante atrasado. Em meio às dificuldades pelas quais o país atravessava, havia um perigo de outro mundo rondando as cidades. Espreitando nas sombras e aterrorizando pequenas vilas, os malignos seres chamados de oni (demônios) possuem formas horrendas e se alimentam de carne humana. Outrora seres humanos, os onis perdem sua identidade anterior e se tornam feras sanguinárias e impiedosas. Tanjiro Kamado é um adolescente que vive com sua mãe e cinco irmãos mais novos em uma montanha. O rapaz segue os passos de seu falecido pai e vende carvão para sustentar a família. Um dia, sua vida pacata sofre uma reviravolta drástica. Ao voltar para casa após uma grande nevasca, encontra sua família chacinada. Somente Nezuko, a irmã de idade mais próxima à dele, estava viva, mas inconsciente devido a seus ferimentos. Enquanto a carrega nas costas, descobre que ela fora contaminada pelo oni assassino e também se transforma em uma fera demoníaca. De repente, o caçador de demônios Giyu Tomioka os encontra e se prepara para cumprir mais uma missão de extermínio com sua poderosa espada.

Nezuko Kamado

Nezuko, que se tornou incapaz de falar, aparenta reter memórias de humana e Tanjiro implora ao caçador que a deixe viva. Ao ser atendido, ele decide se tornar um lutador do Esquadrão de Extermínio do qual Tomioka faz parte e logo começa a ser treinado pelo severo, porém paternal, mestre Orokodaki. Tanjiro sempre leva com ele Nezuko, que deve ficar protegida da luz do Sol ou virará cinzas. Como oni, ela é extremamente forte, ágil e capaz de regenerar qualquer ferimento, com aumento gradual de seus poderes. Ela também é capaz de controlar seu tamanho, ficando pequena para facilitar o transporte na caixa que Tanjiro leva nas costas. Para prevenir que ela venha a morder alguém e pegar gosto pela carne humana, Tanjiro coloca nela uma mordaça de bambu. Felizmente, Nezuko consegue recuperar sua energia vital dormindo, não necessitando assim de qualquer tipo de alimentação. Para aumentar a segurança, Orokodaki a hipnotiza, fazendo com que ela veja os membros de sua família morta em cada pessoa que encontra. Assim, ela sente que deve proteger todos os humanos. Mesmo sendo um adolescente, Tanjiro é extremamente forte e ágil, além de ser dotado de um olfato apuradíssimo. Possui grande disciplina e força espiritual, fatores que permitem a ele suportar a dura rotina de preparação para o teste final para ingresso no Esquadrão de Extermínio. Uma característica visual marcante, além da cicatriz na testa, é que ele usa brincos que herdou de seu pai. O significado deles, que lembram cartas de hanafuda (um antigo baralho japonês), ainda será explicado. Uma vez concluído seu treinamento e aceito como um dos membros do Esquadrão, Tanjiro recebe uma espada mágica capaz de matar definitivamente um oni ao cortar sua cabeça. Ele é detentor da técnica da água, um conjunto de golpes especiais que ele utiliza usando a concentração para respiração que aprendeu.

Inosuke, Zenitsu, Nezuko e Tanjiro.

Em sua jornada, Tanjiro conhece aliados bastante peculiares, como o chorão e histérico Zenitsu Agatsuma; que domina uma única e mortífera técnica de espada, e o selvagem e teimoso Inosuke Hashibira, que usa uma máscara de javali para ocultar seu rosto delicado e quase feminino (característica que o deixa constrangido). Sempre brigando e discutindo, os três espadachins desenvolvem uma forte amizade e um senso de companheirismo que será decisivo para a sobrevivência deles. Zenitsu é afobado e vive gritando desesperado, sendo o alívio cômico costumeiro, exceto quando consegue manter a calma e entrar em um tipo de transe guerreiro que o domina em momentos de grande perigo. Inosuke, dono de uma estupidez e agressividade à toda prova, acaba sendo tocado pela amizade de Tanjiro e também pelas palavras de uma velhinha que um dia cuida de seus ferimentos, despertando seu lado mais nobre. Todos evoluem e a química entre os personagens se torna muito divertida, atenuando o tom mais pesado que marca o começo da jornada dos dois irmãos.

Gyu Tomioka e Tanjiro: O efeito visual de seus golpes parece ter sido inspirado na "Grande Onda de Kanagawa", de Hokusai.

A vingança, para Tanjiro, não é uma prioridade. Em sua busca pela cura de Nezuko, Tanjiro acaba se encontrando com Muzan Kibutsuji, o mestre e criador dos onis, um homem dissimulado, impiedoso e cheio de mistérios. É ele que, com seu sangue amaldiçoado, cria e energiza cada vez mais onis, enquanto vive oculto sob vários disfarces em meio à sociedade. Destruí-lo e assim conter a praga demoníaca é a prioridade do Esquadrão de Extermínio e sua elite, os temidos Pilares, ou Hashira. Tomioka, a quem Tanjiro e Nezuko encontraram no início de sua jornada, é um desses lutadores de primeiro nível.

Com a missão de Tanjiro na sinistra floresta da montanha Natagumo, dominada por uma família de onis aracnídeos, a ação caminha para um clímax desesperador. Todos são levados ao seu limite, em uma sucessão violenta de acontecimentos. Entre os onis da montanha está um dos Doze Kizuki, o grupo dos mais poderosos demônios de Kibutsuji.

Shinobu Kôcho e Giyu Tomioka.

Sucesso, repercussão e futuro O mangá original de Kimetsu no Yaiba (ou "Lâmina Destruidora de Demônios") é uma criação da autora Koyoharu Gotouge. A obra começou a ser publicado em fevereiro de 2016 na popular revista semanal Shonen Jump (da editora Shueisha) e chegou a 23 volumes encadernados. Após o encerramento, a misteriosa autora, que nunca se deixou fotografar, anunciou seu afastamento do mercado editorial por questões particulares. Com a boa repercussão e a percepção de seu enorme potencial, a série conseguiu sua versão animê, produzida pelo estúdio ufotable, em parceria com a Aniplex e a Shueisha. O anúncio da produção impulsionou mais ainda o título e, em fevereiro de 2019, saiu o romance literário Kimetsu no Yaiba - Shiawase no Hana (ou "A Flor da Felicidade"), escrito por Aya Yajima, oficialmente o primeiro derivado do mangá a ser lançado. Em março de 2019, os primeiros cinco episódios foram compilados e exibidos na forma de um longa-metragem para cinema intitulado Kimetsu no Yaiba: Kyôdai no Kizuná ("Compromisso dos irmãos"). No formato de série de TV, estreou em abril de 2019, com transmissão simultânea pelo portal de streaming Crunchyroll, tornando-se um grande sucesso em vários países.

Cartaz da versão teatral.

Em janeiro de 2020, estreou em Tokyo uma versão teatral da série, com roteiro e direção de Kenichi Suemitsu. Será, provavelmente, um teste para uma versão live-action, o caminho mais óbvio para a obra, a julgar pelo comportamento do mercado japonês nos últimos anos. Já em abril do mesmo ano, o universo do mangá também foi expandido, com uma aventura solo do herói Giyu Tomioka, escrita pela criadora Koyoharu Gotouge e ilustrada por Ryouji Hirano. Batizada de Giyu Tomioka Gaiden (ou "Crônicas de Giyu Tomioka"), a história foi publicada em duas partes na Shonen Jump. Além disso, a Shonen Jump+ publicou uma série de tiras cômicas Kimetsu no Aima!, de Ryouji Hirano, baseada no universo da série.


No Brasil, foi visto simultaneamente pelo portal Crunchyroll e conquistou milhares de fãs. Em 2021, chegou à plataforma Netflix, em versão dublada, se tornando ainda mais popular. Cada episódio geralmente termina com um quadro de humor após o tema de encerramento, com as "Fofocas da Era Taishô", que traz diálogos divertidos entre os personagens. Mas o humor também está presente na trama, principalmente após a entrada do chorão Zenitsu e a interação dele com Tanjiro e Inosuke. A equipe formada pelos três heróis acaba se cristalizando por volta de metade da série, quando muda a dinâmica da narrativa, que fica mais leve.

Catártica, a intensa batalha do episódio 19, com o auge da batalha em Natagumo, repercutiu muito pela internet. ao ponto da autora do mangá, Koyoharu Gotouge, ter revelado que assistiu várias vezes e chorou, de tão emocionada. Nesse arco de episódios, a trágica história do oni Rui é contada após a conclusão da batalha, um recurso narrativo usado algumas vezes e que lança um olhar diferente sobre os horrendos monstros. Essa primeira saga da TV, que abrange até o volume 7 do mangá, é denominada Arco do Desígnio. Após o final da batalha de Natagumo e suas explicações, os capítulos finais são destinados a baixar a poeira, apresentar todos os Hashira e preparar terreno para uma nova missão, batizada no mangá de Arco do Trem Infinito..

O Arco do Trem Infinito

A trama, que mostra os heróis centrais acompanhados de Rengoku, um dos Hashira, foi contada no cinema em 2020. Depois, parte do longa foi remontada para compor o início da segunda temporada, que estreou em 10 de outubro de 2021.


Entre o longa e a segunda temporada, o Ufotable fez um "aquecimento" no Japão, com um especial de TV compilando os episódios de 22 a 26 da série de TV, com o acréscimo de novas cenas, novas ilustrações e uma nova edição. Nesse arco final da série, que antecede os eventos do longa para cinema, Tanjiro, Nezuko, Inosuke e Zenitsu conhecem a base do Esquadrão de Extermínio e seus maiores guerreiros, os temidos Pilares.

As cenas inéditas foram criadas pela mesma equipe do Ufotable, não havendo correspondente no mangá original. Com o título de Pillar Meeting ~ Butterfly House Edition, o especial foi exibido no Japão pela Fuji TV no dia 20 de dezembro de 2020, com pouco mais de duas horas de duração. Na onda de todo esse sucesso, invadir a área dos games se tornou o passo seguinte.


Demon Slayer ~ Kimetsu no Yaiba: The Hinokami Chronicles tem modo story e battle, com os principais personagens da saga. O jogo foi projetado para as plataformas PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e S, e Steam, inicialmente apenas para o mercado asiático.

Sobre valores e ideais Kimetsu no Yaiba não é apenas uma saga de grandes batalhas tendo a amizade e o esforço como pano de fundo, como acontece em muitas obras voltadas ao público shonen, formado por garotos adolescentes. Um dos temas centrais da história é a família e seus valores de união e proteção mútua. Tanjiro se culpa por não ter conseguido salvar sua mãe e irmãos e coloca como sua grande missão de vida restaurar a humanidade de Nezuko. Presentes nas imagens de abertura e encerramento, em flash backs e no ponto de vista de Nezuko, a mãe e as crianças nunca são esquecidas, tornando suas mortes uma lembrança dolorosa e perene ao longo da série.

Mas o nobre Tanjiro não sente apenas o amor familiar. De coração bondoso e altruísta, ele também sente empatia até por quem tenta matá-lo. Em seus momentos finais, alguns onis se recordam de suas vidas humanas e o espadachim é capaz de sentir a tristeza nos olhos de inimigos caídos. De certa forma, ele demonstra o valor cristão do perdão, tão enraizado em seu coração que ele chega a orar pela alma de monstros assassinos quando estes são finalmente destruídos. Principalmente se ele percebe traços de arrependimento e tristeza no olhar do oni enquanto este se desvanece ao morrer. Assim, o jovem exterminador é movido pelo desejo de salvar a irmã e proteger os inocentes. Vingar a família não é sua maior prioridade e ele está sempre se arriscando pelos outros.

Os irmãos Tanjiro e Nezuko.

Tem sido cada vez mais raro ver uma série com tamanha combinação de valores, e isso é passado de forma natural, sem jamais cair em discursos moralistas ou panfletários. Mesmo com o fato dos onis serem, em sua maioria, vítimas das circunstâncias, jamais entra em questão se eles devem ser ou não punidos por seus crimes. E alguns deles revelam ter tido momentos de escolha, fazendo opções egoístas.


Com sua combinação de heróis carismáticos, monstros assustadores e cenas de ação de alto impacto, Kimetsu no Yaiba já conquistou um lugar entre os fãs de cultura pop japonesa pelo mundo. Mas, atribuir o sucesso da série às suas qualidades técnicas e criativas é ignorar um diferencial importante. Ao dar ênfase a valores como família, sacrifício, amizade e perdão, parece que encontrou eco em muitos corações que ansiavam por heróis à moda antiga. É um heroísmo tradicional, não maniqueísta, com um protagonista capaz de enxergar nuances no bem e no mal. Tudo isso sem cair na armadilha do relativismo ético e moral e sem perder de vista as coisas pelas quais vale a pena viver e morrer. Tanjiro Kamado é um exemplo de virtude e grandeza transcendental, e o imaginário popular sempre irá precisar de heróis assim.


::: FICHA TÉCNICA :::


Título original: Kimetsu no Yaiba ~ 鬼滅の刃 (Primeira temporada) Título internacional: Demon Slayer

Estreia no Japão: 06/ 04/ 2019 (Tokyo MX ~ emissora principal) Total: 26 episódios Classificação indicativa sugerida (*): 16 anos (violência extrema) Criação: Koyoharu Gotouge Roteiro e composição da série: ufotable Design de personagens: Akira Matsushima (principal) Animação: ufotable Story-boards: Haruo Sotozaki, Toshiyuki Shirai, Takashi Muhara e outros Direção de animação: Akira Matsushima, Atsushi Ogasawara e outros Direção de arte: Kouji Etou, Mari Serizawa e Masaru Yanaka Trilha Sonora: Yuki Kajiura (FictionJunction), Gou Shiina Direção geral: Haruo Sotozaki Produtores: Masanori Miyake, Yuma Takahashi, Akio Fujio e Hikaru Kondo Produção: Aniplex, Shueisha e ufotable

ELENCO (vozes originais): Tanjiro Kamado: Natsuki Hanae Nezuko Kamado: Akari Kito Giyu Tomioka: Takahiro Sakurai Sakonji Urokodaki: Hochu Otsuka Zenitsu Agatsuma: Hiro Shimono Inosuke Hashibira: Yoshitsugu Matsuoka Tamayo: Maaya Sakamoto Yushiro: Daiki Yamashita Shinobu Kocho: Saori Hayami Rui: Koki Uchiyama Muzan Kibutsuji: Toshihiko Seki (*) Nota: Oficialmente, não é dada classificação etária alguma e o título surgiu na Shonen Jump, revista com maioria de leitores entre 12 e 16 anos. A indicação é apenas uma sugestão deste blog.

::: E X T R A S :::


1) Gurenge ~ 紅蓮華 ("Lótus vermelho")

Letra: LiSA / Melodia: Kayoko Kusano Intérprete: LiSA

- O tema de abertura, "Gurenge" (leia "gurengue") chegou ao primeiro lugar da parada de sucessos semanal da Oricon. Isso garantiu ainda mais exposição ao título, um dos mais comentados do ano no cenário da cultura pop japonesa. Aqui, uma gravação acústica feita para o projeto intimista The First Take.

2) Trailer do game:

3) Trailer da segunda temporada, lembrando que os primeiros episódios compreendem uma nova edição das cenas do longa.

Alexandre Nagado

---------------------------------------------

bottom of page