top of page

A Técnica Universal das Histórias em Quadrinhos, de Fernando Ikoma

Um registro histórico sobre o livro que ensinou quadrinhos e apresentou o mangá ao público brasileiro na década de 1970.

A capa, com o traço dinâmico de Fernando Ikoma.
A capa, com o traço dinâmico de Fernando Ikoma.

O livro A Técnica Universal das Histórias em Quadrinhos, de Fernando Ikoma, foi uma das primeiras publicações nacionais (senão a primeira) a trazer lições e dicas sobre como fazer HQ. Foi lançado em 1971 pela EDREL - Editora de Revistas e Livros - uma das mais importantes editoras da História dos quadrinhos brasileiros.


Animado com o sucesso dos fascículos de seu "Curso Comics" por correspondência, o visionário editor Minami Keizi (1945~2009) encomendou ao jovem Fernando Ikoma um livro de referência sobre produção de HQs. O resultado foi uma obra divertida, intensa e que apresentou ao leitor uma variedade enorme de estilos e técnicas.


O livro apresenta, em sua primeira parte, dicas para escrever um roteiro, com exemplos práticos. Depois, avança para o lay-out, que é o esboço de páginas com diagramação, para então falar sobre arte-final e acabamento. São feitos vários comentários, tanto sobre técnicas de ilustração, quanto sobre narrativa visual, com exemplos do próprio autor, cujo texto é tão dinâmico quanto o traço.


Exemplo de lay-out de Ikoma, um desenhista oriundo da publicidade.
Exemplo de lay-out de Ikoma, um desenhista oriundo da publicidade.

Na segunda parte ou capítulo, são apresentados e comentados trabalhos de vários autores nacionais de HQ, com destaque para a obra de Ikoma e de artistas da EDREL. A terceira parte apresenta clássicos dos quadrinhos americanos, com personagens de aventura, super-heróis e humor. Além disso, alguns autores de outros países são comentados.


Fechando o livro, há um capítulo intitulado "A Técnica Japonesa". Esse segmento sobre mangá, que não utiliza o termo específico, foi supervisionado por Cláudio Seto (1944~ 2008) e Paulo Fukue, pelo conhecimento deles sobre o tema. Com exemplos de trabalhos de diversos autores, foi provavelmente a primeira referência aos quadrinhos japoneses em um livro brasileiro. Os leitores da EDREL, entretanto, já haviam tido contato com trabalhos nacionais influenciados pelo mangá, graças a Minami, Seto e Fukue, principalmente.


O livro foi um sucesso da lendária EDREL, que marcou a vida de quem a conheceu. Liderada por Minami Keizi, a editora paulistana sediada no bairro da Liberdade produziu, em sua breve existência, um grande volume de quadrinhos para o público juvenil e adulto.

Fikom, uma das grandes criações de Fernando Ikoma.

Fernando Ikoma, um dos principais autores da editora, era oriundo da publicidade e teve uma ascensão meteórica no cenário dos quadrinhos nacionais. Autêntico, com grande senso de narrativa visual e desenhista veloz, Fernando Ikoma não trazia influência alguma de mangá, mas buscava uma linguagem visual estilizada, dinâmica e dramática. Entre suas criações, Fikom e A Espiã de Venus ganharam republicações pelas editoras Kalaco e Criativo, respectivamente, ambas em parceria com o selo GRRR!, do chargista Marcio Baraldi.


Depois da EDREL, Ikoma publicou na editora Grafipar e se tornaria um respeitado artista plástico, produzindo quadros de grande beleza.


O livro é uma raridade, e existem poucas edições em bom estado nas mãos de colecionadores. A encadernação do livro utilizou uma cola que com o tempo soltava as páginas, e nunca foi feita uma reimpressão adequada.


Mesmo produzido às pressas, é um primor de concisão e uma leitura inspiradora, independente de sua inegável importância histórica. Ao longo dos anos, alguns sites disponibilizaram um scan da obra, que realmente merece ser preservada como um pequeno tesouro editorial.


Parte da sequência sobre mangá, apresentando obras clássicas.
Parte da sequência sobre mangá, apresentando obras clássicas.

A Técnica Universal das Histórias em Quadrinhos

Autor: Fernando Ikoma

Editor: Minami Keizi Colaboração: Cláudio Seto e Paulo Fukue

Formato: 13 x 20,5 cm, com 148 páginas

Lançamento: EDREL (1971)



SAIBA MAIS:


Banner Tokyo Groove FM

ESPALHE CULTURA POP JAPONESA: Indique postagens do Sushi POP a seus contatos nas redes sociais!


APOIO FINANCEIRO: É possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ou agradecimento ao trabalho de décadas feito em prol da cultura pop japonesa no Brasil, através do PIX: nagado@gmail.com 


LINKS RECOMENDADOS:

Blogosfera - Blogs selecionados
Blogosfera - Blogs selecionados
Canal Túnel do Tempo TV
Canal Túnel do Tempo TV
O melhor do estilo CityPop
O melhor do estilo CityPop
Canal Francimar Colecionador
Canal Francimar Colecionador
Assine o Shock Wave Stream! Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
Assine o Shock Wave Stream! Análises políticas e econômicas com Evandro Pontes.
Sala de Justiça - BR
Sala de Justiça - BR

Blog Sushi POP ~ Por Ale Nagado

bottom of page