top of page

Heróis Japoneses - Mais de Um Século de História

O livro que é a maior referência sobre tokusatsu no Brasil.

Muitas gerações de super-heróis em um mesmo livro.

O jornalista Marcus Marinho é conhecido por ser um repórter da TV Record RJ, habituado a cobrir casos policiais e atuar em áreas de risco. O que só os amigos sabiam é que ele é um apaixonado por super-heróis japoneses desde criança. Não apenas um fã nostálgico da programação da extinta TV Manchete, mas um entusiasta do estilo japonês de aventuras de super-heróis, acompanhando um pouco de tudo sempre que tem tempo. Em 2017, ele se pôs a trabalhar em um projeto ambicioso: Escrever um livro que abordasse todos os aspectos do tokusatsu, apresentasse todos os gêneros e listasse o maior número possível de obras, além de apresentar entrevistas exclusivas.


O resultado veio a público em 2023, com o lançamento do livro Super-Heróis Japoneses: Mais de Um Século de História, o maior livro brasileiro (e um dos maiores do mundo) a abordar a rica trajetória do tokusatsu, os filmes e séries de efeitos especiais japoneses.


O livro permite ao leitor passear por mais de um século de história dos filmes e seriados japoneses com efeitos especiais. Do curta-metragem com trucagens e fantasias do obscuro Jiraiya de 1921, até acontecimentos e obras recentes.


Passeando por diversos gêneros e franquias, o autor explica cada título citado, trazendo resumos, curiosidades, datas de lançamento e destaques de cada época, cada segmento abordado. As origens de cada franquia são abordadas, bem como é dado um panorama geral sobre as várias vertentes do tokusatsu, que tem evoluído através do tempo, tanto em termos de técnica, temática e forma narrativa.

A pesquisa para o livro não se limitou a vasculhar sites, livros e revistas, pois ele produziu conteúdo exclusivo através de entrevistas e depoimentos que conseguiu ao longo dos anos, conversando com muitas pessoas. Por conta própria, Marcus também viajou ao Japão e conseguiu entrevistar diversos atores, como Koji Moritsugu (o Dan Moroboshi de Ultraseven), Hiroshi Watari (Sharivan, Boomerman [de Jaspion] e Spielvan) e Masaaki Hatsumi (Tetsuzan em Jiraiya).


Outro destaque que vale mencionar é o papo de Marcus Marinho com parte do elenco de Flashman, com Tota Tarumi (Red Flash), Kihachiro Uemura (Green Flash), Sayoko Hagiwara (Nefer) e Miyuki Nagato (Urk). Mas nem tudo deu certo na maratona de entrevistas pelo Japão, conforme é contado no livro. Com fama de ser grosseiro e de difícil trato, Tetsuo Kurata (Issamu Minami em Kamen Rider BLACK e BLACK RX) não quis conceder entrevista ao jornalista, que tentou duas vezes falar com o outrora astro da TV.

Miyuki Nagato (Urk), Sayoko Hagiwara (Nefer), Kihachiro Uemura (Green Flash), Marcus Marinho e Tota Tarumi (Red Flash).

Um outro grande mérito do livro de Marinho é registrar a passagem dos heróis e monstros japoneses pelo Brasil, abordando as exibições na TV, cinema, lançamentos em VHS, DVD e Blu-ray e, principalmente, o licenciamento.


Os empresários Toshihiko Egashira (Everest Video/Tikara Filmes) e Nelson Sato (Brazil Home Video/ Sato Company) responderam a várias perguntas sobre a veiculação das séries na TV, bem como o merchadising. O Circo-Show de Jaspion e Changeman, os álbuns de figurinhas, os brinquedos e os gibis nacionais também são abordados, com numerosos depoimentos de vários profissionais envolvidos, incluindo este que vos escreve.


Com uma visão abrangente sobre tokusatsu, o livro também aborda a franquia dos Power Rangers, com uma extensa cobertura sobre o assunto, bem como projetos inspirados em tokusatsu pelo mundo, inclusive no Brasil. O trabalho, vale a pena insistir, foi colossal.


Há algumas informações e detalhes imprecisos em algumas partes, mas nada que atrapalhe o conjunto da obra, que consegue o êxito de abordar uma variedade enorme de informações. Como numa conversa com o leitor, Marcus Marinho traz curiosidades, analisa situações, explica boatos e polêmicas, desfaz mal-entendidos e até relata fofocas de bastidores. Tudo é bastante didático e conceitos variados são explicados sempre com muita clareza, uma qualidade que o jornalista traz de sua experiência como repórter de TV.


A única coisa a se lamentar é a opção de formato adotado para o livro, que ficou grande, não muito prático de se manusear. Um guia tão importante e completo também merecia uma edição em capa dura. Isso certamente iria encarecer mais a obra, mas isso poderia ser amenizado se a editora tivesse adotado um formato menor, o que teria sido possível, pois as letras ficaram desnecessariamente grandes. A impressão, no entanto, ficou boa e valorizou o conteúdo, ainda mais com as imagens exclusivas que o autor conseguiu.


Com a enciclopédia Heróis Japoneses, o fã tem acesso ao mais diversificado e completo guia de referência sobre tokusatsu já produzido no Brasil. E pode-se afirmar, sem medo de errar, que é um dos maiores do mundo.

Marcus com o lendário Masaaki Hatsumi, o Tetsuzan de Jiraiya.

Heróis Japoneses - Mais de Um Século de História

Autor: Marcus Marinho

Formato: 22,8 x 30,2 cm, com 440 páginas (miolo colorido)

Lançamento: Editora Inspirar (2023)



- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


bottom of page