top of page

Isao Sasaki: Heroísmo e nostalgia na voz

Uma pequena homenagem a um dos maiores cantores de trilhas sonoras do Japão, que completou 80 anos de idade.

Isao Sasaki, um tesouro cultural do Japão.

Uma das mais poderosas vozes da música japonesa já acumula mais de 60 anos de carreira e conquistou fãs de animê e tokusatsu de várias gerações.


Dono de um timbre grave muito peculiar e grande extensão vocal, Isao Sasaki é famoso por interpretar os temas de Uchuu Senkan Yamato (Patrulha Estelar), Getter Robo, Gorenger, Jakkar, Kyodain, Rei Arthur, Galaxy Express 999, Metalder e muitas outras séries. Sua carreira atravessa mais de seis décadas e ele ainda se mantém em atividade.

[Nota: Leia "Issao Sassaki".]


Nascido em 16 de maio de 1942, Isao Sasaki é natural de Tokyo, a capital do Japão. Já se destacava como cantor na época do colegial e fez sua estreia profissional em 1960, com uma versão de "Make Me Know It", de Elvis Presley (1935~77). A gravadora Columbia, inclusive, fez a campanha de lançamento do single anunciando Isao Sasaki como o "Presley Japonês", devido às semelhanças vocais. No mesmo ano, estreou como ator no filme Taiyou no Hakaba ("O Túmulo do Sol"), do polêmico cineasta Nagisa Oshima (1932~2013).


Com desenvoltura, trabalhou como ator em cinema e TV (e posteriormente, teatro) paralelamente à sua carreira musical, que era mais focada no estilo rockabilly, o rock dos anos 1950.

Encarte de uma das coletâneas em CD dedicadas ao mestre.

Como ator, tem uma vasta carreira, incluindo dois trabalhos marcantes em tokusatsu: O professor Nanbara em Jaspion (1985) e o Dr. Mochizuki em Kamen Rider ZO (1993).

Em 1968, dublou Elvis na versão em japonês do filme Flaming Star (1960), conhecido no Brasil como Estrela de Fogo. Isso abriu possibilidades novas em sua vida e ele seria chamado para dar voz em japonês para muitos astros internacionais, como Sylvester Stallone (Rocky, Rambo, Cobra, Os Imperdoáveis), Christopher Reeve (Superman), David Hasselhof (Super Máquina) e outros. Também fez várias vozes originais em animê, com destaque para o Condor, em Gatchaman (1972) e vozes de personagens variados em Yamato. Desde 1981, é casado com a veterana atriz e dubladora Miyuki Ueda.

Em 1973, cantou o tema do animê Casshern, da Tatsunoko Production, o que deu início à sua carreira de cantor de temas de animê e tokusatsu, atividade pela qual é mais conhecido internacionalmente.

Cantando no museu dedicado ao Yamato, o navio verdadeiro que inspirou a nave da Patrulha Estelar.

Em 1999, na série para vídeo Ultra Seven 99, cantou e escreveu a letra de "Seven no Ballad", que teve melodia e arranjo do compositor original de Ultra Seven, o igualmente lendário Toru Fuyuki.

Em Zenkaiger (2021), obra comemorativa de 45 séries da linha Super Sentai, ele canta o tema de encerramento ao lado da incrível Mitsuko Horie, repetindo um dueto feito na primeira série da franquia, Gorenger, em 1975. Não apenas uma homenagem a veteranos, mas uma chance do público ouvir mais uma vez dois dos maiores cantores de anime songs de todos os tempos.

A associação de Isao Sasaki com Elvis Presley ficou para trás há décadas, pois ele construiu um caminho próprio e de enorme relevância em seu país.


Ator, dublador, ator vocal, narrador, cantor, compositor e personalidade do rádio. Sua carreira é tão extensa que é difícil cobrir todos os aspectos, pois ele deixou marcas em todas as áreas onde trabalhou. Sua interpretação e voz poderosas são perfeitas para canções sentimentais e nostálgicas, bem como temas que evocam heroísmo e nobreza. Sem dúvida, um tesouro vivo, não só das anime songs, mas da própria cultura japonesa.


::: SELEÇÃO DE VÍDEOS :::

1) "Uchuu Senkan Yamato" ("Encouraçado Espacial Yamato")

- Tema de abertura da Patrulha Estelar. Letra: Yuu Aku / Melodia e arranjo: Hiroshi Miyagawa


2)"Kimi no seishun wa kagayaiteiru ka" ("Sua juventude está brilhando?")

- Tema de abertura de Metalder. Letra: James Mizuki / Melodia: Takashi Miki


3) "Seven no Ballad" ("Seven´s Ballad")

- Tema de encerramento de Ultra Seven 99. Letra: Isao Sasaki / Melodia e arranjo: Toru Fuyuki


4) "G.I. Blues"

- Tema do filme Saudades de um Pracinha ("G.I. Blues", de 1960), estrelado por Elvis Presley.

Composição: Sid Tepper e Roy C. Bennett


5) "Ginga Tetsudô 999" ("Galaxy Express 999") / "Aoi Chikyu" ("Terra Azul")

- Temas de abertura e encerramento de Galaxy Express 999:

Letra: Jun Hashimoto / Melodia: Masaaki Hirao


Visite o excelente canal parceiro:



***************

- Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doas através do PIX: nagado@gmail.com

- Compartilhe este post em suas redes sociais! Ajude o Sushi POP a chegar a mais leitores. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus te abençoe!

bottom of page