top of page

Kojiro e Os Guardiões do Universo

Do mesmo autor de Cavaleiros do Zodíaco, uma aventura no violento mundo dos ninjas.

Kojiro, do clã Fuuma

Por Bruno César [*]


Na década de 1990, vários títulos em animê chegaram ao mercado de vídeo brasileiro. Dentre estes, um chamou a atenção por seus personagens semelhantes aos protagonistas do maior sucesso da televisão naquele período, Os Cavaleiros do Zodíaco, que vinha sendo exibido pela Rede Manchete. A série em questão se chamava Kojiro e Os Guardiões do Universo (Fuuma no Kojirou). Tal semelhança se devia a ser uma das várias obras do mesmo criador de Seiya e seus amigos, o mangaká Masami Kurumada.


A obra é um dos títulos mais famosos de Kurumada no Japão, sendo mais antigo que Os Cavaleiros do Zodíaco. Foi lançado em mangá entre 1982 e 1983 na tradicional revista Weekly Shōnen Jump, rendendo 10 volumes. Porém, sua adaptação para animê só ocorreu em 1989, diretamente para vídeo, pelo estúdio J.C. Staff. A série teve 12 episódios regulares com cerca de 25 minutos de duração e um filme de 50 minutos (muitas vezes referido como o 13º episódio), sendo dividida em três sagas. A primeira, denominada como O Clã Yasha, ocorre entre os episódios 1 à 6. A segunda, denominada As Espadas Sagradas, ocorre entre os episódios 7 à 12. A terceira e última é resumida no filme denominado A Rebelião.

A trama tem início quando o jovem Kojiro, membro do clã de ninjas Fuuma, recebe uma carta, através da jovem Ranko, com um pedido de ajuda. O pedido fora feito por Himeko, a presidente do colégio Hakuo, que assumira o cargo após o falecimento de seu avô. O colégio estava em decadência e enfrentava problemas, como perda de atletas e invasão de alunos encrenqueiros. Logo descobre-se que os inimigos a serem enfrentados pertencem ao Clã Yasha, os grandes rivais de Fuuma. Foram contratados pelo colégio Seishikan a fim de prejudicar o colégio Hakuo. Agora, o que era uma missão em defesa do colégio, torna-se uma batalha de clãs inimigos.


O clã Fuuma é formado por Kojiro, o mais poderoso ninja, que usa como arma de combate uma espada de madeira. Ryouma, irmão de Kojiro, conhecido como o “Dragão de um olho só”, possuidor da poderosa espada Sei-Ran-Ken. Kirikaze, que embora aparente uma personalidade branda, possui grandes poderes, como o golpe “Ilusão da Cerração de Fuuma”. Os irmãos Shoryu e Kou, que utilizam penas em suas técnicas de luta. Ryuho, um lutador que não possui grandes técnicas, mas tem grande força física. Finalmente, o líder do clã, Sousui, chamado por todos como “Irmão Supremo”.

Kojiro em destaque na Shonen Jump.

Desde a primeira saga destaca-se o personagem Musashi Asuka. Este, à princípio, trabalhava para o Clã Yasha a fim de pagar o tratamento médico de sua irmã caçula. Na segunda saga torna-se um dos Guerreiros do Cosmo, ao lado de Sigma, Soshi Date, Ryouma e do próprio Kojiro. Juntos enfrentam os Guerreiros do Caos. Nesta saga o maligno Imperador Caos tinha o objetivo de se apoderar das 10 Espadas Sagradas para assim dominar o mundo.


O animê foi lançado no mercado de vídeo japonês em 1 de junho de 1989, poucos meses após o término de Os Cavaleiros do Zodíaco na televisão. Foi encerrado em 21 de novembro de 1992 com o lançamento do filme que finalizava a saga dos ninjas de Fuuma. No ano de 2007 a série ganhou uma adaptação em live-action, com um total de 13 episódios, exibida pela rede Tokyo MX, estrelando Ryouta Murai como Kojiro.


Assim como em Cavaleiros, Kojiro e Os Guardiões do Universo contou com Shingo Araki (1939~2011) como responsável pelo design dos personagens, sendo que o protagonista, Kojiro, é muito parecido com Seiya. Masami Kurumada, assim como outros magakás, costuma desenhar seus protagonistas com as mesmas características, tornando-se um padrão para as séries de sua autoria.

A semelhança com CDZ é bastante clara.

Chegou ao Brasil através de fitas VHS, lançadas pela Flashstar Home Video, em meados de 1996. As fitas eram anunciadas ao lado do animê Sailor Moon em comerciais na televisão. Curiosamente, apenas a primeira saga foi lançada em VHS. Não há informações concretas se todos os episódios foram dublados. No início dos anos 2000, o animê esteve próximo de estrear na televisão pela CNT, que exibia o programa Sessão Super Heróis em parceria com a distribuidora Sato Company. Alguns trechos dos episódios eram exibidos na abertura do programa, mas infelizmente este saiu do ar antes da estreia da série.


A dublagem foi realizada no estúdio paulista Dublavídeo, contando com as vozes de Sérgio Rufino como Kojiro, Rogério Vieira como Ryouma, Alfredo Rollo como Shoryu. Sérgio Moreno como Kou, Fábio Moura como Kirikaze, Affonso Amajones como Ryuuhou, Guilherme Lopes como Sousui, Márcia Regina como Himeko, Fátima Noya como Ranko e Leonardo Camilo como Musashi Asuka.


[*] Bruno César é autor do blog Clássicos na TV e do Canal Túnel do Tempo TV.

::: FICHA TÉCNICA :::


Título original: Fuuma no Kojirou ~ 風魔の小次郎

Lançamento no Japão: 01/06/1989 (OVA - Original Video Animation)

Total: 13 episódios (12 + 1 filme)


EQUIPE DE PRODUÇÃO Criação: Masami Kurumada

Composição: Takao Koyama

Design de personagens: Shingo Araki, Michi Himeno

Diretor de Arte: Yoshiyuki Uchida (Episódios 1-6), Noriko Tsutsui (Episódios 7-13)

Trilha sonora: Toshiro Imaizumi Produtor musical: Toshio Oguri Direção: Hidehito Ueda

Produtores: Eiji Abe (Episódios 1-6), Tomohisa Abe, Katsumi Shimazaki (Eps. 7-12), Tomohisa Abe (Episódio 13/ Filme)

Produtores: Nagateru Kato, Yasuhisa Kazama, Yumiko Masushima (Ep. 13/ Filme)

Cooperação na produção: J.C.STAFF, Plus One (Episódio 5)

Produção: Animate Film

Realização: Movic/CBS/Sony Group

ELENCO (vozes originais)

Kojirou: Keiichi Nanba

Ryouma: Hideyuki Hori

Ryuuhou: Yuusaku Yara

Kou / Shoryu: Shigeru Nakahara Kirikaze: Nobuo Tobita

Sousui Fuuma: Hideyuki Tanaka Himeko Houjou: Yuko Mizutani Ranko Yagyu: Mami Koyama

Musashi Asuka: Sho Hayami

 

- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com

- Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::


::: BLOGOSFERA :::


Commentaires


bottom of page