• Ale Nagado

O Olhar de Alguém, de Makoto Shinkai

Assista um antigo trabalho do diretor de Your Name, em um curta-metragem emocionante.

Um pequeno conto sobre família.

Um dos diretores japoneses de animê que mais tem ganho projeção nos últimos anos é Makoto Shinkai. Autor de obras de grande qualidade técnica e artística, como Your Name, O Tempo Com Você e o aguardado Suzume no Tojimari, o diretor tem se destacado por sua sensibilidade ao retratar dramas com um toque de genialidade e domínio absoluto da narrativa cinematográfica.


Um de seus trabalhos de início de carreira que vale conhecer é o curta-metragem Dareka no manazashi, ou "O olhar de alguém", lançado em 2013 com aproximadamente 7 minutos de duração. Trata-se de um pequeno conto de cotidiano (com alguns toques futuristas) sobre uma família que poderia ser a de qualquer pessoa. Mostra como as atribulações da vida vão afrouxando laços de afeto, bem como revela a força de um sentimento sincero.

Aya Okamura foi muito feliz na infância, mas os pais eram muito ocupados. Para compensar, deram o gatinho Mii pra ela. Mas ela também cresceu e deixou o gato para trás, na casa dos pais. Ela foi viver por conta própria e sua relação com os pais ficou marcada por pequenas mentiras. Até que um acontecimento triste a faz resgatar todo o carinho familiar que existia no passado.

O trabalho foi feito sob encomenda para uma empresa de empreendimentos imobiliários, a Nomura Real Estate Development. O animê foi criado para fazer parte da campanha promocional de PROUD, um imponente conjunto habitacional de luxo. No início e no final, aparece uma vinheta publicitária da PROUD.


A animação é primorosa e traz todo o estilo do diretor, seu ritmo narrativo e atmosfera. Normalmente, filmes publicitários de projetos residenciais mostram famílias felizes e idealizadas. Este mostra uma família que poderia ser a de qualquer um, com qualidades e defeitos, altos e baixos. O conto é narrado pelo gatinho da família e vai ser difícil não sentir um aperto no coração durante o desenrolar da trama, que dura alguns minutos somente.


Então, sente-se confortavelmente e assista a uma pequena obra de arte.

- Confira uma versão fandub em português. - Veja também: Marukome - Animê, publicidade e família


::: FICHA TÉCNICA :::


Título: Dare ka no manazashi ~ だれかのまなざし Lançamento no Japão: 10/02/2013


Roteiro/ Direção: Makoto Shinkai Trilha sonora: Akihisa Matsuura

Direção de animação e design de personagens: Miho Suzuki

Produção: CoMix Wave Films, NEST, TYO M1, The Answer Studio

Canção tema: "Sore de iiyo ~ Está tudo bem" (Composição e voz: Kazusa)


________________

Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo:

- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:


::: TÚNEL DO TEMPO TV - Nostalgia de Séries, Filmes e Desenhos! :::