top of page

Seiyuu - Celebridades da voz

Os donos das vozes originais de grandes personagens do animê.

Sore ga Seiyuu, um animê sobre atores vocais.

Tradução direta de “ator vocal”, um seiyuu (声優) profissional tem seu nome associado aos personagens que levam sua voz. No Japão, esses artistas tornam-se verdadeiras celebridades, muito mais do que em qualquer outro país do mundo. Aqui, vale ressaltar que o termo “ator vocal” não é necessariamente igual a “dublador”, pois a dublagem consiste no trabalho de substituir uma voz original por outra, no idioma do país que vai exibir determinada obra audiovisual.


No Brasil, há uma grande tradição em dublagem, pelo fato da TV brasileira sempre ter exibido em sua maioria desenhos, séries e filmes estrangeiros. No caso de animações brasileiras, é mais correto chamar os dubladores de atores vocais, por estes interpretarem vozes originais. Já no Japão, um seiyuu geralmente faz vozes originais em games, animês e até em produções tokusatsu, no caso de personagens de forma monstruosa, robótica ou alienígena, mas alguns se especializam em dublar produções internacionais que são lançadas no Japão.


No mundo do animê, é comum que atores vocais cantem as músicas de suas séries, ampliando ainda mais sua área de atuação. Exemplo de tal jogada de marketing é a franquia Love Live! School Idol Project, obra multimídia que gerou sucessos em animê, game e CDs com as músicas das personagens. As atrizes selecionadas para dar voz às jovens cantoras da série eram todas jovens, bonitas e também cantoras e dançarinas. Os shows do elenco levavam o público ao delírio.

Love Live! School Idol Project - As personagens e suas atrizes vocais.

Especialmente para mulheres, é comum que se destaquem as mais bonitas, que acabam posando para fotos, apresentando programas de rádio e se apresentando em shows onde cantam as trilhas sonoras das séries onde atuam. Muitas atrizes vocais têm tratamento semelhante ao dado às idols, sendo artistas que povoam os sonhos de milhares de fãs. Existem publicações especializadas e o segmento seiyuu tem diversas celebridades, entre veteranos e jovens com carreiras bem estabelecidas.


É um mundo tão fascinante para o público que existem obras que destacam o ofício, como as séries Love Get Chu e Sore ga Seiyuu (ou Seiyuu´s Life), surgidas em forma de game e mangá, respectivamente.


Há uma grande concorrência na área, mas não há exigência de diploma ou estudo formal para ingressar na carreira artística no Japão. A regulação de mercado lá é diferente do que ocorre no Brasil, onde o diploma é obrigatório para atores e dubladores. No Japão, existem cursos profissionalizantes específicos, tanto para ator vocal como para ator de um modo geral, mas é relativamente comum que produtoras realizem testes abertos. São as chamadas audições, onde qualquer pessoa sem experiência ou estudo formal pode tentar uma chance através de um teste.


Atores vocais de prestígio são verdadeiras celebridades na mídia, em um mercado que tem astros como Mamoru Miyano, Megumi Hayashibara, Kenjiro Tsuda, Reina Ueda, Toru Furuya, Sora Amamiya, Ikue Ootani, Suzuko Mimori, Tomokazu Seki, Yoshitsugu Matsuoka, Megumi Han, Masako Nozawa e vários outros. Em nenhum outro lugar do mundo, a profissão de colocar voz em personagens de animação tem tanto destaque e importância.


::: E X T R A S :::


1) Vídeo promocional do show de ano-novo (2013) do grupo fictício μ's (leia "Muse") da série Love Live! School Idol Project. Elenco vocal selecionado pela beleza e capacidade de cantar e dançar as músicas da série.


2) Yoshitsugu Matsuoka, ator vocal de Inosuke (de Demon Slayer) comenta sobre seu trabalho na aclamada série.


Alexandre Nagado

-----------------------------------------------------


bottom of page