• Ale Nagado

Clássicos do pop japonês: "Shonen Jidai", de Yosui Inoue

Uma canção eterna, por um dos maiores hitmakers orientais de todos os tempos.

Capa da edição especial do single, com páginas do mangá de Fujiko Fujio Ⓐ.

Um dos mais prolíficos e geniais compositores da música pop japonesa atravessou gerações como um grande criador de sucessos. Yosui Inoue se especializou em baladas folk e rock, sendo um dos cantores mais renomados de seu país. Como compositor, fez parcerias célebres com o grupo Anzen Chitai, entre muitos outros nomes importantes do cenário musical.

Nascido em 30 de agosto de 1948 em Fukuoka, o cantor estreou profissionalmente em 1969, com o curioso nome artístico de Andre Candre, lançando três singles. Contratado pela Polydor, lançou seu primeiro álbum em 1971, já como Yosui Inoue, um nome próximo do seu real, que é Akimi Inoue.

Capa do álbum Handsome Boy, um clássico do J-pop.

Seguindo a boa repercussão do álbum de estreia Danzetsu, seu lançamento de 1973, Koori no Sekai, foi o primeiro LP a vender mais de um milhão de cópias no Japão. Era a consagração do jovem gênio da música pop, que acumularia dezenas de sucessos ao longo das décadas seguintes, seja como cantor, compositor ou até como produtor.


Em toda sua carreira de cantor, Yosui Inoue já vendeu mais de 15,8 milhões de gravações, entre álbuns e singles. Como compositor, escreveu canções para Momoe Yamaguchi, Kyoko Koizumi, Seri Ishikawa (sua esposa, desde 1978), PUFFY, Kenji Sawada e muitos outros artistas.


Com grande reconhecimento de crítica e público, há um trabalho que se destaca comercialmente em sua vasta produção, o single "Shonen Jidai", ou "Tempo da Juventude". Trata-se de uma bela canção folk cuja letra evoca um sentimento de nostalgia e memórias de infância.

DVD do filme Shonen Jidai.

A música foi escrita em parceria com Shinji Kawahara para a trilha sonora de um filme homônimo, dirigido por Masahiro Shinoda. Aclamado e premiado, o sentimental filme sobre a infância nos tempos da Segunda Guerra Mundial, foi baseado no mangá de Fujiko Fujio Ⓐ, um dos autores que formavam a dupla Fujiko Fujio.


Lançado em 1978 na revista semanal Shonen Magazine, a obra rendeu cinco volumes encadernados. O autor produziu o mangá de Shonen Jidai como sendo uma adaptação do livro Nagai Michi (ou "Longa Estrada") de Hyouzou Kashiwabara.


Lançada como single em 21 de setembro de 1990 pelo selo For Life Records, o tema de "Shonen Jidai" foi escrita por Inoue em parceria com Shinji Kawahara. A canção chegou no máximo em vigésimo lugar de vendas quando lançada, uma posição boa, mas modesta. Porém, em 1991 foi usada como tema para um comercial da Sony e voltou às paradas, chegando ao quarto lugar da parada semanal do ranking Oricon, o mais importante do país. Naquele ano e no seguinte, iria figurar entre os 50 singles mais vendidos, um feito raro e que atesta a qualidade da canção.

Shonen Jidai, o mangá de Fujiko Fujio (A)

O single vendeu sozinho mais de 1.360.000 cópias, mas também fez parte do álbum Handsome Boy (1990), que vendeu mais de 640 mil cópias. Fora isso, a canção foi obrigatoriamente incluída em coletâneas do artista e foi regravada numerosas vezes, seja em álbuns ou homenagens em shows e apresentações na TV.


Artistas de estilos tão distintos como Ken´ichi Mikawa, Hikaru Utada, Rimi Natsukawa, Demon Kakka, Hiroshi Itsuki, Acid Black Cherry e muitos outros já renderam versões e covers, sempre com muita reverência ao material de Inoue.


Em 2021, a canção conquistou uma nova geração de fãs, pois foi incluída na trilha sonora japonesa de Luca, aclamada animação da Pixar. Nesta recente versão, o vocal ficou a cargo da cantora Suis, da dupla Yorushika.

Mais de 30 anos após seu lançamento, a canção Shonen Jidai extrapolou o filme, o mangá e o livro, ganhando vida própria e se tornando um sucesso perene da música pop japonesa.


- Letra de Shonen Jidai (c/ tradução em inglês)


::: SELEÇÃO DE VÍDEOS :::

1) Shonen Jidai - Yosui Inoue

Letra: Yosui Inoue / Melodia: Yosui Inoue e Shinji Kawahara

- O mestre Yosui Inoue, em uma apresentação de 2014.

2) Emocionante trailer do filme Shonen Jidai:


3) Suis (2021)

- A versão em japonês da animação LUCA trouxe "Shonen Jidai" em sua trilha sonora, dessa vez com a interpretação delicada de Suis, da dupla Yorushika.


4) A cantora e atriz vocal Manami Numakura (2013), como a personagem Hibiki Ganaha, da franquia THE iDOLM@STER. (Na imagem, Hibiki é a menina que está na ponta direita.)

5) Motohiro Hata e Konosuke Sakazaki (2019) - Apresentação para TV com o astro Motohiro Hata, acompanhado por Konosuke Sakazaki, da banda THE ALFEE.

___________________________________


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo


- Gosta do meu trabalho? Considere contribuir com qualquer valor (único ou mensal) a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Contribuições públicas ou anônimas são permitidas.

Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com


App do Sushi POP


- Não perca nenhuma atualização. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U