top of page

Sushi POP, versão 3.0

A volta de um blog e a retomada de uma missão.

A imagem ao fundo é uma das versões da Grande Onda de Kanagawa, do mestre japonês da xilogravura, Hokusai. Já o logo é uma cortesia do amigo e autor de mangá brasileiro, o Riojin.

Olá, obrigado pela visita! Este texto reabre, agora com domínio próprio, o Blog Sushi POP. O projeto surgiu 2008, na esteira de uma viagem de intercâmbio que eu havia acabado de fazer para o Japão. Era a vontade de voltar a escrever e divulgar a cultura pop japonesa, atividade que havia me projetado no mercado editorial na década de 1990, quando escrevi na icônica revista HERÓI, a mais importante publicação na qual trabalhei em décadas.


Entre 2008 e 2021, mesmo com hiatos, interrupções e reformulações, o Sushi POP adquiriu certa reputação mas, sendo honesto, somente os posts dos últimos 5 ou 6 anos estavam do jeito como eu gostaria. Nos primeiros anos, o blog funcionava como um diário e um espaço de opiniões. Ao longo do terceiro ano, comecei a focar em séries japonesas, mas falando também de quadrinhos em geral (especialmente nacionais). Essa eu considero a primeira versão do blog. Sem uma ruptura de formato ou anúncio específico, desde 2014 passei a falar apenas sobre cultura pop japonesa, com poucas exceções. Para mim, era a fase 2.0 do blog, e a que mais se aproximava de um modelo ideal.


Seguindo um período turbulento em minha vida, achei por bem encerrar aquele formato, que havia mudado bastante. E depois de um bom tempo descansando (da internet, pois o trabalho no mundo real nunca para), mas também lendo, pesquisando e planejando, decidi que era hora de voltar. Não que eu consiga prometer grande regularidade, mas tentarei sempre postar algo interessante, sempre com muita pesquisa e opiniões honestas.


Assim, o novo Sushi POP que aqui se inicia, irá trazer novas matérias, notas e versões bastante melhoradas de vários dos principais artigos do blog original e de outros veículos onde publiquei. Mais do que nunca, quero produzir um material de referência. Dentro de minhas limitações, claro, mas também usando de um conhecimento acumulado e sempre em expansão.

.

Então, é isso: Espero que goste do novo Sushi POP, que indique a seus amigos e que volte mais vezes. Obrigado e até breve!

Alexandre Nagado


PS: Ainda estou me adaptando ao sistema de administração do novo blog, que é muito diferente do que eu usava antes. Desde já, peço desculpas por eventuais inconvenientes e problemas.



bottom of page