• Ale Nagado

Ultra Galaxy Fight - The Absolute Conspiracy

Uma produção eletrizante, unindo fãs de várias gerações.


Entre novembro de 2020 e janeiro de 2021, foi exibida para o mundo todo via YouTube, a minissérie Ultra Galaxy Fight - The Absolute Conspiracy, uma grande aventura envolvendo diferentes gerações de super-heróis da franquia Ultraman.


Atravessando eras e dimensões, o poderoso conquistador Absolute Tartarus pretende alterar o curso da História e arregimentar um poderoso exército contra os Guerreiros da Luz. A história inicia já em ritmo acelerado, com alguns Ultras reagindo contra ataques misteriosos em diferentes pontos do Universo.


Ultraman Zero começa narrando a história, apresentando Ultraman Ribut, o herói criado em 2014 para atrair a audiência da Malásia, país asiático onde os Ultras são bem populares. Ribut apareceu primeiro em animação de CGI no programa infantil local Upin & Ipin. Em live-action, fez sua estreia no Universo Ultra aparecendo como coadjuvante na minissérie Ultra Galaxy Fight - New Generation Heroes (2019). Agora, é um dos protagonistas.

Investigando a degeneração acelerada de um planeta, Ultraman Max e Ribut caem em uma armadilha. Max é feito refém e é contaminado com células Gudis, provenientes de um antigo monstro enfrentado por Ultraman Great em sua série australiana de 1990, a Ultraman Towards The Future. E é assim, cruzando referências de várias séries Ultra, que a trama avança, reunindo personagens clássicos e modernos em uma grande e misteriosa conspiração.


Na saga Ultra Galaxy Fight, não há uma única aparição de personagens humanos, apenas alienígenas e monstros, com os Ultras sendo vistos somente em suas formas originais. Mesmo assim, há um badalado elenco de vozes para a série.

Ultraman Great (Austrália), Ribut (Malásia) e Powered (EUA): Criações feitas apostando em públicos de outros países.

Não foi possível trazer todas as vozes originais dos Ultras, mas vários atores retornaram (ao menos em voz) a seus papéis na franquia, com alguns destaques. O astro Kane Kosugi faz a voz de Ultraman Powered pela primeira vez desde a série original, produzida nos EUA em 1993. Kosugi está na dublagem oficial em inglês, lançada simultaneamente à versão original japonesa. Na época da série clássica de Powered, intitulada Ultraman The Ultimate Hero no ocidente, o herói foi dublado por Toshiyuki Morikawa, que retorna para a versão em japonês de Ultra Galaxy Fight. No áudio original da série clássica, Powered teve a voz de Sho Kosugi (pai de Kane) no primeiro capítulo da série. Desta vez, porém, resolveram que o herói transformado teria a mesma voz de seu hospedeiro, coisa que já foi feita com outros personagens.


Para os fãs de Ultras clássicos, a nova saga traz uma boa participação de Ultraman 80, com a voz do ator original Hatsunori Hasegawa, que interpretou tanto a forma humana do herói quanto a voz dele transformado (já que 80 não usava hospedeiro, mas se disfarçava de humano, assim como Ultra Seven). O herói tem uma aparição de respeito, com direito a sua música-tema tocando ao fundo durante uma batalha.

Ultraman 80 e Takeshi Yamato
Ultraman 80 e o ator Hatsunori Hasegawa: Retorno ao personagem clássico.

Outro herói clássico resgatado com grande pompa é Ultraman Joneus (leia "Jonias"), do animê The Ultraman, de 1979. O personagem é canônico, e fez sua primeira aparição em live-action numa ponta do filme Ultraman Kaiju Daikessen ("Ultraman - A Grande Guerra dos Monstros", de 1979), uma compilação de episódios do primeiro Ultraman, com cenas inéditas. Desde então, não fora mais utilizado. Porém, na série Ultraman Taiga, de 2020, foi apresentado o herói Ultraman Titas, oriundo do mesmo planeta U40, de Joneus. Seu retorno foi em grande estilo, com ele sendo apresentado como um dos mais poderosos Ultras.


Também retorna à ação Andro Melos, herói de armadura vindo de uma obscura série ambientada no Universo Ultra. Será sua primeira participação desde o final de sua série, produzida em 1983. Meros irá integrar a Ultra League, formada por Ultraman Zero, Ribut, Joneus, Taiga, Titas, Fuma e a Ultrawoman Grigio. Para os fãs da primeira geração de Ultras, há uma sequência de ação de alto impacto, com os seis Irmãos Ultra originais.

Magistralmente transposto para live-action, Ultraman Joneus se mostra um rival à altura de Tartarus.

Um dos elementos centrais do plano do vilão Absolute Tartarus é o fato dele ter trazido para seu lado Ultraman Belial e Ultraman Tregear, dois dos maiores vilões do Universo Ultra. Eles são Ultras que se corromperam e foram para o mal, tendo sido destruídos após várias batalhas. No entanto, Tartarus traz Belial e Tregear de diferentes pontos no tempo, antes deles se transformarem em demônios, mas já com a semente do mal no coração. Recebendo mais poder, eles se tornam ameaças adicionais na grande guerra cósmica que envolve os Ultras.


Em termos de produção, toda a série foi rodada com a adição de cenários digitais, que melhoraram bastante ao longo dos últimos anos. Raios, explosões e naves são totalmente gerados por computador, e praticamente não há mais vestígio das técnicas clássicas de tokusatsu, como maquetes, fusão de imagens (agora feitas digitalmente) e pirotecnias.


Na parte de ação, há uma grande sofisticação na movimentação de câmera e na coreografia das lutas, graças ao trabalho do diretor Koichi Sakamoto, sempre uma garantia de cenas com impacto. Mantendo as fantasias tradicionais e usando ostensivamente efeitos digitais, a Tsuburaya parece ter encontrado uma linguagem visual interessante, que dialoga com o público moderno, mas com toda a reverência aos personagens clássicos.

Ultraman Belial e Ultraman Tregear, ambos na versão "Early Style".

Os diálogos são bastante simples, para o público infantil poder acompanhar, mas somente os fãs adultos poderão curtir ao máximo, pois há muitos personagens e muita informação visual, conectando várias obras desenvolvidas em mais de 50 anos de produção das séries Ultra.


O final de Absolute Conspiracy se interliga com o início da série Ultraman Z, com Zero e seu candidato a discípulo saindo em perseguição a um monstro pelo espaço. Ao final de seus 10 eletrizantes episódios, ficou a sensação de que o melhor ainda está por vir, com tantas situações ainda em aberto.

Divertido e bem produzido, Ultra Galaxy Fight - The Absolute Conspiracy mobilizou fãs pelo mundo ao ser exibido com dublagem oficial e legendas oficiais em inglês. Todos os episódios foram exibidos no canal oficial da Tsuburaya no YouTube, com direito a uma compilação em forma de longa-metragem.

A continuação, intitulada Ultra Galaxy Fight - The Destined Crossroad, irá retomar as situações que ficaram em aberto, como o sequestro de Yullian, que encontra no cativeiro o misterioso Ultraman Regulos. O novo herói, que é mestre em artes marciais, foi apresentado como uma silhueta misteriosa no final de Absolute Conspiracy e será um dos grandes destaques da nova série, com estreia a ser anunciada em breve.

UGF - The Destined Crossroad irá estrear primeiro no serviço de streaming Tsuburaya Imagination, depois para o canal no YouTube.


*********************************

Ultra Galaxy Fight - The Absolute Conspiracy (2020) - Trailer


Confira aqui o preview de The Destined Crossoroad. Não esqueça de acionar as legendas em português.


Regulos: Prestes a entrar em ação.

::: FICHA TÉCNICA :::

Título: ULTRA GALAXY FIGHT - THE ABSOLUTE CONSPIRACY Título original: Ultra Galaxy Fight Ooinaru Inbou ("O grande plano") ~ ウルトラギャラクシーファイト 大いなる陰謀 Estreia no Japão: 22/11/2020 Estreia no Brasil: 21/11/2020 - Nota: A data brasileira antecede a japonesa devido ao fuso horário, que no Japão está 12 horas à frente do Brasil. Total: 10 episódios de aprox. 9 minutos cada (YouTube) EQUIPE DE PRODUÇÃO Criação e realização: Tsuburaya Productions Roteiro: Junichiro Ashiki Produção musical: Shuntaro Suzuki Direção: Koichi Sakamoto Supervisão: Takayuki Tsukagoshi ELENCO (vozes originais) Ultraman Zero: Mamoru Miyano Ultraman Ribut: Wataru Komada Ultraman Belial: Yuki Ono Absolute Tartarus: Junichi Suwabe Zoffy: Shunsuke Takeuchi Ultraman 80: Hatsunori Hasegawa Yullian: Haruka Tomatsu Ultraman Taro: Hiroya Ishimaru

Taro (jovem): Shoutarou Morikubo Ultraman Tregear: Yuma Uchida Ultraman Max: Kazuya Nakai Ultraman Mebius: Jun Fukuyama Ultraman Hikari: Keiichi Nanba Ultraman Great: Tomokazu Seki Ultraman Powered: Toshiyuki Morikawa Ultraman Cosmos: Taiyo Sugiura Ultraman Justice / Sora: Megumi Han Ultraman Ken (Father of Ultra): Hajime Iijima Ultrawoman Marie (Mother of Ultra): Suzuko Mimori Ultraman Z: Tasuku Hatanaka Ultraman Taiga: Takuma Terashima Ultraman Titas: Satoshi Hino Ultraman Fuma: Shota Hayama Ultrawoman Grigio: Arisa Sonohara Space Fear-Demon Zett: Tomokazu Sugita



____________________


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo


- Gosta do meu trabalho? Considere contribuir com qualquer valor (único ou mensal) a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Contribuições públicas ou anônimas são permitidas.

Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com


App do Sushi POP


- Não perca nenhuma atualização. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U