Uma tarde no Sebo do Japa
- Ale Nagado
- há 35 minutos
- 4 min de leitura
Um encontro, informal e divertido, entre autores e pesquisadores de quadrinhos.

Apesar de manter o mesmo nome desde sua criação, o Blog Sushi POP não é um diário virtual, como eram os blogs no começo dos anos 2000. Quando comecei a escrever o Sushi POP, em 2008, era realmente um espaço para compartilhar reflexões sobre meu trabalho e matérias sobre cultura pop japonesa. Com o tempo, se tornou um espaço virtual exclusivo para reviews, ensaios, reportagens e notícias envolvendo diversos aspectos da cultura pop japonesa. E sempre prezando por uma estrutura e apresentação profissionais, principalmente desde o reboot, com a inauguração do domínio próprio em 2021.
Este post, excepcionalmente, segue um formato dos antigos blogs, sem no entanto se desviar do tema HQ. Isso porque, recentemente, fiz uma rápida viagem a São Paulo, e aproveitei para encontrar alguns amigos.
No último dia 4, aconteceu mais uma de muitas confraternizações de pessoas da área de HQ no modesto e acolhedor espaço do Sebo do Japa. Com quadrinhos, livros, CDs, discos de vinil e DVDs de vários gêneros, a loja foi fundada pelo mestre da produção gráfica, Fausto Kataoka. Apesar de sempre ter ouvido falar nele, somente nesse dia pude conhecê-lo pessoalmente.
Estavam presentes também o autor, editor e jornalista Franco de Rosa, o autor de HQ e criador de brinquedos de papel Paulo Fukue, o editor Gustavo Vícola, o jornalista e editor Gonçalo Jr, o autor Luigi Rocco, o professor e pesquisador Nobu Chinen e o cartunista e editor Marcio Baraldi. Depois, já no final, apareceram também o autor e professor Mario Mastrotti e o Vanderley, um colecionador de HQs.

Foi um momento muito bom, com feijoada e cerveja para acompanhar. Trocamos ideias, compartilhamos informações e casos, com muito bom humor. Quase todos, de gerações anteriores à minha. Foi um encontro significativo por vários motivos.
Franco de Rosa teve, no final dos anos 80 até começo dos 90, uma coluna sobre quadrinhos que ocupava uma página inteira do jornal Folha da Tarde. Eu o acompanhava nessa época. Comecei a publicar quadrinhos profissionalmente no gibi O Fantástico Jaspion, lançado pela Editora Abril em novembro de 1990. No começo de 1991, saíram meus quadrinhos sobre heróis de tokusatsu pela EBAL, com o número 1 de Goggle V, Machine Man e Sharivan. Ou seja, eu estava começando firme na carreira profissional, e com apenas 19 anos. Totalmente inexperiente, mas com empolgação de sobra.
Em janeiro de 1991, fui assistir à entrega do Troféu Angelo Agostini, premiação anual da AQC - Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de SP. A entrega foi na Gibiteca Henfil, que na época funcionava no bairro da Vila Mariana, zona sul da capital paulista. Ao final do evento, vários autores foram confraternizar em um bar próximo, e eu fui junto.

Naquele dia, o Franco me apresentou ao pessoal que lá estava e tomamos uma boa cerveja. Eu era disparado o mais jovem, o único moleque no meio, e estava extremamente feliz por estar no meio de autores que eu só conhecia pelo trabalho e o nome impresso em revistas.
E eis que, 34 anos depois, lá estava eu, já como veterano, sentado em uma mesa novamente com o Franco e outros veteranos, falando sobre quadrinhos e vários outros assuntos. Momentos assim devem ser celebrados. Também foi muito significativo poder conversar novamente com o Paulo Fukue, sobre quem escrevi uma biografia lançada em 2022 pela Editora Criativo e o selo GRRR!, que foi meu primeiro trabalho para a excelente coleção Biografia Ilustrada. Dos presentes, também tiveram suas biografias contadas em livro o Franco (por Nobu Chinen) e o Fausto Kataoka (por Tony Fernandes, que não compareceu devido a uma gripe).
Desde 2009 moro bem longe de São Paulo, e minhas idas à capital são raras, geralmente ocupadas por reuniões familiares. Fiquei muito feliz com esse encontro, me sentindo em casa e entre pessoas que entraram na área editorial por gostarem de quadrinhos. Espero voltar lá mais vezes.


SEBO DO JAPA Avenida São João, 1.510 - Próximo à Estação Sta. Cecília do Metrô São Paulo/ SP Tel./ WhatsApp: (11) 9-6263-7616 Instagram: @livrariaesebodojapa
Deseja patrocinar este site? Fazer sugestões? Trocar uma ideia?
Envie mensagem pelo formulário de contato.
Apoio financeiro:
Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ao seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com
Lista de desejos: Para quem quiser colaborar com materiais, há uma lista de desejos na Amazon.
LINKS RECOMENDADOS: