top of page

Wakako zake - Deliciosas refeições

Uma agradável produção sobre culinária, bebidas e a vida urbana.

Wakako se preparando para uma deliciosa salada de batatas.

Wakako Murasaki é uma jovem de 26 anos que trabalha como office lady (funcionária de escritório) em Tokyo e tem uma vida bem corrida. Todos os dias, ao sair do trabalho, ela procura um lugar diferente para comer e relaxar. E assim, variados sabores e combinações de bebidas vão dando um toque alegre e reconfortante em sua vida.


Essa é a premissa de Wakako zake (ou "O Sakê de Wakako"), uma minissérie em animê com episódios de apenas 2 minutos (contando 30 segundos de abertura). A cada episódio, Wakako faz um pedido de prato em um estabelecimento diferente e fica mergulhada em seus pensamentos, seja no problema que quer esquecer, seja nas peculiaridades do prato à sua frente ou sobre a bebida que vai harmonizar melhor. Sem uma trama propriamente dita, cada episódio apenas apresenta impressões e curiosidades sobre refeições, todas desenhadas de forma realista. As reações de Wakako são as melhores, e ela realmente deixa o telespectador com vontade de comer e beber como ela. Quase uma vinheta em animação, cada episódio tem uma atmosfera agradável e relaxante, arrancando sempre um sorriso.

Volume 6 do mangá original.

As dicas de harmonização, seja com cerveja, sakê, chá ou outra bebida, são imperdíveis para quem aprecia uma boa experiência gastronômica. Parece algo banal, mas é bem divertido e quando se chega ao final do episódio 12, já bate uma saudade da Wakako.


Sucesso no Japão, mas pouco conhecido fora dele, Wakako zake surgiu em 2011 na revista mensal Comic Zenon, com texto e arte da autora Chie Shinkyu. A revista é voltada ao público da demografia seinen (jovens adultos) e conquistou muitos fãs, tendo já 19 volumes publicados, estando a série ainda em andamento. O trabalho também é disponibilizado on-line no portal Web Comic Zenon (em japonês). Em 2014, antes da versão animê ser anunciada, um projeto mais ambicioso foi produzido, no caso uma versão em live-action para o público de dorama, as novelas japonesas. Estrelado pela cantora e atriz Rina Takeda, a obra foi um sucesso, gerando seis temporadas. Em 2015, também teve uma versão live-action na Coréia do Sul, gerando um K-Drama.

Rina Takeda como Wakako.

Wakakozake também gerou um spin-off em mangá, o título Taishū sakaba Wakao - Wakako sake betsu mise ou "Bar Público Wakao - Loja de Bebidas da Wakako". Dessa vez, Chie Shinkyu criou a história e fez esboços gerais, mas a arte ficou a cargo de Nenzu Nekohara. A série foi publicada entre 2019 e 2022 no site da Comic Zenon e depois foi impressa em 7 volumes.

No Brasil, o animê completo, está disponível no portal Crunchyroll, bem como a primeira temporada da versão dorama.

Como se pode ver, a pequena e modesta série em animê é apenas um pequeno detalhe em uma verdadeira franquia que se destacou por misturar, com muita simpatia e delicadeza, a gastronomia e a vida cotidiana em uma grande cidade do Japão. O traço de Wakako é muito estilizado, mas ao mesmo tempo, ajuda a te transportar para o mundo da culinária japonesa, onde a aparência do prato é tão importante quanto o sabor. Wakakozake é um passeio gastronômico pelo Japão moderno, com uma anfitriã das mais adoráveis.

::: E X T R A :::

"Shiawase no kaerimichi" ~ 幸せの帰り路 ("O feliz caminho de volta para casa") ~ Tema de abertura

Letra e melodia: Yuta Matsuura Intérprete: Yuuka Ueno


::: FICHA TÉCNICA :::


Wakakozake ~ ワカコ酒

Estreia no Japão: 05/07/2015 (emissoras TOKYO MX e Sun TV) Total: 12 episódios (2 min. cada) Classificação indicativa: Para adultos (+18, por abordar bebidas alcoólicas)

EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação: Chie Shinkyu

Character design: Yoshishige Kosa Direção de arte: Yuki Yukie Direção de design e animação: Yayoi Takano

Direção: Minoru Yamaoka Produtores: Sachiko Inamoto, Nobuaki Suzuki, Masayoshi Yamanobe, Michio Kaba, Makoto Kimata, Eisuke Imanishi Animação: Office DCI

Realização: Comitê de Produção de Wakakozake


ELENCO

Wakako Murasaki: Miyuki Sawashiro

Atores vocais (personagens variados): Makiko Nabei, Kenshirou Usuki, Junji Tachibana e outros.

________________


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:



bottom of page