• Ale Nagado

WANTED! O autor de One Piece, antes da fama

Uma coletânea de trabalhos iniciais do genial Eiichiro Oda.

One Piece é uma das séries de mangá e animê mais importantes de todos os tempos. Escrita e desenhada por Eiichiro Oda desde 1997, One Piece conta as aventuras do jovem e heroico pirata Monkey D. Luffy e seus amigos.


As vendas combinadas de suas mais de 100 edições pelo mundo já ultrapassaram a marca de 500 milhões de exemplares. Vai ser difícil um mangá ou qualquer história em quadrinhos superar essa marca algum dia. No Brasil, é publicado pela Panini/Planet Manga, que assumiu o título desde o número 1 depois que a Conrad cancelou sua publicação.


A versão em animê, que começou em 1999, já ultrapassou a marca dos mil episódios - além de vários especiais. Chegou a passar por um tempo no SBT e no Cartoon Network, mas os fãs já se acostumaram a ver pela internet, sendo que a exibição oficial e legendada é no portal Crunchyroll, que exibe um episódio inédito assim que este é lançado no Japão. Já na Netflix, a exibição segue organizada em lotes de episódios. O título é um sucesso em vários países, com sua fórmula de ação, fantasia, batalhas e humor.


Mas muito antes de ser um sucesso consagrado, Eiichiro Oda já era um talento promissor. Nascido em 1 de janeiro de 1975, já no colegial começou a produzir histórias e venceu um concurso para novos talentos aos 17 anos. Esse material foi incluído na coletânea Wanted!, que reúne algumas histórias produzidas pelo genial autor em diferentes momentos, enquanto ainda era um autor amador. São cinco histórias curtas, tendo entre 30 e 45 páginas cada.

Na primeira, cujo título da nome ao volume, um pistoleiro com a cabeça a prêmio entra em uma enrascada quando um espírito vingativo resolve aproveitar a presença de um temido caçador de recompensas. Foi feita em 1992, quando Oda tinha apenas 17 anos.


Dentre as histórias apresentadas, vale destacar o segmento "Romance Down" (versão 2, de 1996) que é a cereja do bolo da coletânea. Trata-se de um conto experimental com Monkey D. Luffy, em uma versão anterior a One Piece. Nela, Luffy ajuda a garota Ann e seu pássaro milagroso, que estavam cativos de um pirata feiticeiro inescrupuloso. Ann é o protótipo de Nami, personagem das mais importantes de One Piece, enquanto Luffy já aparece com algumas características marcantes.


Em todas as histórias, está presente o humor alucinado de Oda, com seus personagens histéricos e cenas de ação mirabolantes. Ao final de cada segmento, há uma página onde o autor faz comentários de bastidores, tão divertidos quanto as próprias histórias.


Seu enorme talento narrativo despontava de modo profissional já quando ele cursava o ensino médio, época em que produziu uma das narrativas da edição. Uma outra ainda foi feita enquanto ele era assistente de Nobuhiro Watsuki, de Rurouni Kenshin - Samurai X. Essa compilação foi lançada no Japão em 1998, quando One Piece estava apenas no começo, e teve a edição brasileira lançada em 2015.


Em Wanted!, podemos apreciar o trabalho de um dos grandes autores de mangá da atualidade, quando este ainda era um diamante em estado bruto.


FICHA TÉCNICA:


Título: WANTED! Título original: WANTED! Oda Eichirou Tanpenshuu ("Wanted! Histórias Curtas de Eiichirou Oda") ~ WANTED! 尾田栄一郎短編集


Criação, roteiro e arte: Eiichiro Oda Formato: 13,7 x 20 cm, com 214 páginas

Lançamento no Brasil: Panini Comics / Planet Manga (2015) Classificação indicativa: 12 anos

- Disponível oficialmente também em formato digital.


Saiba mais: One Piece - O valor de Luffy


___________________________________


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo


- Gosta do meu trabalho? Considere contribuir com qualquer valor (único ou mensal) a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Contribuições públicas ou anônimas são permitidas.

Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com


App do Sushi POP


- Não perca nenhuma atualização. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U