top of page

Boletim Sushi POP 100

Nesta centésima edição, destaque para o Festival do Japão, Animelo Summer Live, Esquadrão Suicida, Angela Aki e Yoshitaka Amano!

[1] Editorial: Festival do Japão


No dia 15, o perfil oficial do Festival do Japão no Instagram postou uma nova imagem para seu cartaz de divulgação da próxima edição do evento. Desta vez, ouviram os apelos e críticas de muita gente, deixando a arte feita por I.A. de lado, o que ia contra próprio espírito do evento, que neste ano destaca o valor do IKIGAI - o "viver com propósito" da cultura japonesa. Mudar a arte e corrigir o discurso em plena campanha de divulgação foi um gesto admirável e deve ser elogiado. Agora, a imagem traz fotos de praticantes reais de modalidades das artes, tradições e cultura do Japão.


Este site criticou abertamente o uso da I.A. pelo Festival do Japão, e é justo que se reconheça agora o esforço da direção do evento em se conectar com o sentimento do público, manifestado em muitas mensagens públicas.


Evento já tradicional e repleto de atrações para quem gosta das artes, cultura e gastronomia do Japão, o festival deve atrair milhares de pessoas, para esta que é a 25ª edição do evento. Uma das atrações mais aguardadas é o já tradicional setor do Akibaspace, dedicado ao mangá, animê e cultura pop.


O Festival do Japão 2024 acontece entre os dias 12 e 14 de julho, no espaço de convenções São Paulo Expo.



[2] Preparativos para o Animelo Summer Live 2024:



No dia 16, saiu no Japão o anúncio oficial do Animelo Summer Live 2024, o maior festival de anime songs do mundo. Divididos em três dias de shows, irão se revezar no palco artistas como i☆Ris, Masayoshi Ooishi, Hiroshi Kitadani, Machico, GRANRODEO, Konomi Suzuki, Saori Hayami, Idolmaster Shiny Colors e ReoNa, entre outros. O vídeo acima mostra a escalação completa de cada dia do evento.


O tema deste ano é "Stargazer", e logo deve ser lançada uma canção correspondente, reunindo os participantes anunciados, uma tradição bastante aguardada do festival.


O Animelo Summer Live 2024 será realizado entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, com três dias de shows no espaço Saitama Super Arena, com capacidade para receber mais de 20 mil pessoas.


[3] Novo trailer do Esquadrão Suicida:



No último dia 14, saiu o novo trailer da série Suicide Squad: Isekai, animê sobre o famoso grupo de anti-heróis da DC Comics. A formação da equipe terá Arlequina, Pacificador, Pistoleiro, Tubarão Rei e Cara-de-Barro, além da a participação do Coringa. O vídeo também mostra fragmentos do tema de encerramento, por Mori Calliope. A série está sendo produzida em conjunto pela Warner Bros. Japan e Wit Studio, com estreia prevista para julho deste ano.


[4] O talento de Angela Aki:

Angela Aki

A cantora, compositora e pianista Angela Aki lançou no último dia 15 o vídeo oficial de "Kono Sekai no Achikochi Ni " (ou "In This Corner of This World"). A canção, lançada em fevereiro pela Sony Music, é tema de uma peça de teatro musical de mesmo nome que irá estrear no Japão em maio deste ano.

"In This Corner of This World"

A peça irá encenar um mangá de Fumiyo Kouno sobre a vida simples das pessoas da região de Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial, quando ninguém imaginava o horror que estava por vir. Essa história, trágica e repleta de valores como solidariedade e resiliência, já ganhou versões em animê (2016) e live-action (2018). A peça é focada na vida de pessoas comuns, com seus sonhos e amores, e o estilo musical de Angela Aki se encaixa perfeitamente na proposta.


Atualmente com 46 anos, Kiyomi Angela Aki nasceu em Tokushima, tendo pai japonês e mãe ítalo-americana. Em 2005, cantou "Kiss me Good Bye", tema do game Final Fantasy XII.


Com seu som maduro e sofisticado, Angela Aki é um dos grandes talentos do J-pop que ainda precisam ser mais reconhecidos pelo público ocidental. Confira o vídeo mais recente e também a versão lançada no começo de março para o canal The First Take.


"Kono Sekai no Achikochi Ni" ~ この世界のあちこちに

Letra e melodia: Angela Aki

Intérprete: Angela Aki


"Kono Sekai no Achikochi Ni" ~ versão THE FIRST TAKE

Letra e melodia: Angela Aki / Arranjo: Hajime Kawauchi

Intérpretes: Angela Aki, Natsumi Kon e Sakurako Ohara


[5] Exposição sobre o artista Yoshitaka Amano:

Sandman, no traço de Yoshitaka Amano.

No último dia 15, foi inaugurada em São Paulo uma exposição sobre o grande ilustrador japonês Yoshitaka Amano, conhecido pela série de games Final Fantasy, pelo animê Vampire Hunter D e várias outras obras de destaque. Entre os trabalhos que formam a mostra, artes que Amano produziu para o livro Sandman - Dream Hunters, uma aclamada parceria com o escritor inglês Neil Gaiman.


A exposição Yoshitaka Amano: Além da Fantasia segue até o dia 16 de junho, no espaço de ventos Farol Santander, na capital paulista. Confira horários, endereço e link para compra de ingressos na página da entidade.



::: TOME NOTA :::

>>> Nesta segunda (dia 18), às 19h00, será exibida a Playlist Sushi POP - Especial Anos 90, com uma hora de canções de J-Pop, J-Rock e Anime Songs. O programa apresentará temas de Yu Yu Hakusho, Evangelion e outros títulos, além de canções não relacionadas com trilhas sonoras. Confira no site e app da Shock Wave Radio.


>>> A Editora Criativo irá republicar, em edição única, a minissérie em três partes Blue Fighter, uma HQ nacional inspirada em super-heróis de tokusatsu. A publicação original, que tem como destaque os desenhos de Arthur Garcia, foi lançada pela Editora Trama em 1997. O álbum será lançado ainda no primeiro semestre de 2024, sendo parte de uma série de republicações de quadrinhos nacionais.


>>> Durante sua live comemorativa de 29 anos de atividades, no último dia 16, a Editora JBC fez vários anúncios. Entre eles, destaque para o mangá Akane Banashi, sobre uma garota que sonha com uma carreira de sucesso no rakugô, um gênero teatral japonês baseado em monólogos humorísticos. Akane Banashi, de Yuuki Suenaga e Takamasa Moue, ainda está em publicação na revista Shonen Jump e já conta com 10 volumes compilando suas histórias. Maiores informações ainda serão divulgadas.



 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 



::: LINKS RECOMENDADOS :::


(Lista de blogs sobre cultura pop)





bottom of page