Em destaque: A nova aventura de Ultraseven! E mais: Nova canção de Saori Hayami, papo sobre National Kid e a Inteligência Artificial avança no Japão.
1) Uma nova aventura para Ultraseven:
No dia 10 de maio, a Tsuburaya Productions anunciou seu novo projeto envolvendo Ultraseven, um de seus mais icônicos personagens, cuja série clássica foi exibida entre 1967 e 1968. Será um breve curta-metragem conceitual, totalmente conectado com a obra original, como se fosse um episódio extra inserido na cronologia.
Intitulado Ultra Seven IF Story - O Futuro de 55 Anos Atrás, será mostrado um paradoxo temporal gerado pelos acontecimentos de "A Sombra Misteriosa", o episódio 6 da série de TV. Nele, apareceu o Alien Pegassa, enviado para plantar uma bomba na Terra e desintegrar o planeta, a fim de salvar seu povo, que estava com sua cidade espacial desgovernada e em rota de colisão fatal com a Terra. Seven opta por salvar a humanidade, frustra os planos de Pegassa e o Esquadrão Ultra destrói a cidade errante com seu povo dentro, em um enredo polêmico que seria debatido por décadas.
No enredo da nova aventura, os heróis Dan Moroboshi/Seven e sua parceira Anne são transportados da época da série clássica para os dias de hoje, e se deparam com um mundo surpreendente.
Para aparecerem em suas versões jovens, Dan Moroboshi e Anne foram recriados em CGI e são chamados de "Humanos Virtuais" nos créditos. Os atores originais, Koji Moritsugu (Dan) e Yuriko Hishimi (Anne), farão as vozes de seus personagens. Além disso, Koji Moritsugu também irá aparecer em cena, para interpretar um envelhecido Jiro Satsuma.
Jiro é o trabalhador de mina de carvão que inspirou a face humana de Ultra Seven ao praticar um ato de bravura que quase lhe custou a vida, o que fora revelado no episódio 17. O personagem nunca mais havia aparecido, exceto em uma história teatral na década passada. Haverá outras conexões com episódios da série clássica, como o episódio 37, no qual uma jovem espiã alienígena rouba o Ultra Olho, o visor com o qual Dan se transforma em Seven.
Trailer oficial:
A escolha de recriar Dan e Anne jovens em CGI é a única coisa que pode prejudicar a história, pois até em Hollywood essas tentativas em geral soam artificiais. Uma cena de relance com Dan passa a impressão de que o CGI ficará evidente, mas isso não deverá atrapalhar que os fãs embarquem na aventura.
O já aguardado curta de Seven terá apenas 7 minutos e será lançado no Outono japonês, que ocorre entre setembro e dezembro. Há uma grande possibilidade que lancem no dia primeiro de outubro, data de aniversário da estreia da série clássica. O pequeno filme irá prestar homenagem aos autores da série clássica e irá se focar no drama e na atualidade das mensagens contidas em Ultra Seven, com seus apelos à paz e à cooperação e compreensão entre as pessoas.
2) Novo single de Saori Hayami, a voz de Yor, Himawari e Shinobu:
A cantora, compositora e atriz vocal Saori Hayami (Yor em SPY x FAMILY, Himawari em Boruto e Shinobu em Demon Slayer) lançou no último dia 3 de maio sua nova canção, "Abyss". A música é parte de seu terceiro álbum, Shiro to Hanata (ou "Branco e Buquê"), que será lançado no próximo dia 24, cinco dias antes dela completar 32 anos.
O vídeo promocional de "Abyss" teve direção de Emiri Torihata, com produção da Warner Bros Japan.
A canção já está disponível em diversas plataformas digitais.
"Abyss"
Letra e melodia: Saori Hayami / Arranjo: Takuya Watanabe
Intérprete: Saori Hayami
3) National Kid em pauta!
Na última quinta, dia 11, o canal do colecionador Barão Von Douglas apresentou um bate-papo histórico e cheio de informação sobre National Kid, o primeiro super-herói japonês exibido no Brasil.
O convidado especial Marcus Anversa é o autor do livro National Kid: O Marcante Herói de Uma Geração.
4) A Inteligência Artificial ameaça autores e artistas no Japão:
Segundo notícia postada no portal Anime United, o editor da Shonen Jump+ anunciou uma ferramenta de Inteligência Artificial para ajudar autores iniciantes a desenvolver melhor seus trabalhos. O Comic-Copilot, que só roda em japonês, é baseado no ChatGPT e sugere títulos, nomes, bem como desenvolve tramas e melhora diálogos.
O anúncio não poderia ter vindo em um momento menos delicado, pois estão acontecendo no Japão protestos por parte de ilustradores e dubladores, todos preocupados com a iminente destruição de muitos postos de trabalho, que serão preenchidos com poucas pessoas operando ferramentas de Inteligência Artificial.
Se muitas pessoas no Japão já vão a shows de hologramas de cantores virtuais (como Hatsune Miku), pode haver um grande interesse em consumir material criado, total ou parcialmente, por mentes cibernéticas. Não parece que o grande público vai se importar se milhares de artistas de repente se tornarem obsoletos e sem trabalho. Se aparecerem histórias interessantes com traços bonitos, vai ter gente comprando, sem dúvida alguma.
É realmente trágico que as coisas estejam caminhando para isso, mas nada parece impedir a inevitável substituição do fator humano em todos os aspectos da vida.
O culto à tecnologia, em grande parte incentivado pela cultura pop, irá engolir muitos de seus autores e artistas, tirando seu sustento. A questão já foi abordada no Sushi POP, com o artigo "Inteligência Artificial e o Futuro da Cultura Pop". As discussões estão apenas começando.
**************
Confira TODAS as edições do BOLETIM, com informação variada e vídeos selecionados:
::: Contribua com o Blog Sushi POP :::
- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00.
- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!
::: CLÁSSICOS NA TV :::
Comentarios