top of page

Boletim Sushi POP 60

Em destaque: A nova aventura de Ultraseven! E mais: Nova canção de Saori Hayami, papo sobre National Kid e a Inteligência Artificial avança no Japão.

O Ultra Olho, o item de transformação do Ultra Seven.

1) Uma nova aventura para Ultraseven:


No dia 10 de maio, a Tsuburaya Productions anunciou seu novo projeto envolvendo Ultraseven, um de seus mais icônicos personagens, cuja série clássica foi exibida entre 1967 e 1968. Será um breve curta-metragem conceitual, totalmente conectado com a obra original, como se fosse um episódio extra inserido na cronologia.

Ultraseven: Um dos mais cultuados heróis do Universo Ultra.

Intitulado Ultra Seven IF Story - O Futuro de 55 Anos Atrás, será mostrado um paradoxo temporal gerado pelos acontecimentos de "A Sombra Misteriosa", o episódio 6 da série de TV. Nele, apareceu o Alien Pegassa, enviado para plantar uma bomba na Terra e desintegrar o planeta, a fim de salvar seu povo, que estava com sua cidade espacial desgovernada e em rota de colisão fatal com a Terra. Seven opta por salvar a humanidade, frustra os planos de Pegassa e o Esquadrão Ultra destrói a cidade errante com seu povo dentro, em um enredo polêmico que seria debatido por décadas.


No enredo da nova aventura, os heróis Dan Moroboshi/Seven e sua parceira Anne são transportados da época da série clássica para os dias de hoje, e se deparam com um mundo surpreendente.

Para aparecerem em suas versões jovens, Dan Moroboshi e Anne foram recriados em CGI e são chamados de "Humanos Virtuais" nos créditos. Os atores originais, Koji Moritsugu (Dan) e Yuriko Hishimi (Anne), farão as vozes de seus personagens. Além disso, Koji Moritsugu também irá aparecer em cena, para interpretar um envelhecido Jiro Satsuma.


Jiro é o trabalhador de mina de carvão que inspirou a face humana de Ultra Seven ao praticar um ato de bravura que quase lhe custou a vida, o que fora revelado no episódio 17. O personagem nunca mais havia aparecido, exceto em uma história teatral na década passada. Haverá outras conexões com episódios da série clássica, como o episódio 37, no qual uma jovem espiã alienígena rouba o Ultra Olho, o visor com o qual Dan se transforma em Seven.


Trailer oficial:

A escolha de recriar Dan e Anne jovens em CGI é a única coisa que pode prejudicar a história, pois até em Hollywood essas tentativas em geral soam artificiais. Uma cena de relance com Dan passa a impressão de que o CGI ficará evidente, mas isso não deverá atrapalhar que os fãs embarquem na aventura.

O já aguardado curta de Seven terá apenas 7 minutos e será lançado no Outono japonês, que ocorre entre setembro e dezembro. Há uma grande possibilidade que lancem no dia primeiro de outubro, data de aniversário da estreia da série clássica. O pequeno filme irá prestar homenagem aos autores da série clássica e irá se focar no drama e na atualidade das mensagens contidas em Ultra Seven, com seus apelos à paz e à cooperação e compreensão entre as pessoas.


2) Novo single de Saori Hayami, a voz de Yor, Himawari e Shinobu:

Saori Hayami

A cantora, compositora e atriz vocal Saori Hayami (Yor em SPY x FAMILY, Himawari em Boruto e Shinobu em Demon Slayer) lançou no último dia 3 de maio sua nova canção, "Abyss". A música é parte de seu terceiro álbum, Shiro to Hanata (ou "Branco e Buquê"), que será lançado no próximo dia 24, cinco dias antes dela completar 32 anos.


O vídeo promocional de "Abyss" teve direção de Emiri Torihata, com produção da Warner Bros Japan.


A canção já está disponível em diversas plataformas digitais.


"Abyss"

Letra e melodia: Saori Hayami / Arranjo: Takuya Watanabe

Intérprete: Saori Hayami


3) National Kid em pauta!

Na última quinta, dia 11, o canal do colecionador Barão Von Douglas apresentou um bate-papo histórico e cheio de informação sobre National Kid, o primeiro super-herói japonês exibido no Brasil.


O convidado especial Marcus Anversa é o autor do livro National Kid: O Marcante Herói de Uma Geração.


4) A Inteligência Artificial ameaça autores e artistas no Japão:

Segundo notícia postada no portal Anime United, o editor da Shonen Jump+ anunciou uma ferramenta de Inteligência Artificial para ajudar autores iniciantes a desenvolver melhor seus trabalhos. O Comic-Copilot, que só roda em japonês, é baseado no ChatGPT e sugere títulos, nomes, bem como desenvolve tramas e melhora diálogos.


O anúncio não poderia ter vindo em um momento menos delicado, pois estão acontecendo no Japão protestos por parte de ilustradores e dubladores, todos preocupados com a iminente destruição de muitos postos de trabalho, que serão preenchidos com poucas pessoas operando ferramentas de Inteligência Artificial.

"Que tipo de mangá você quer que eu crie para você?"

Se muitas pessoas no Japão já vão a shows de hologramas de cantores virtuais (como Hatsune Miku), pode haver um grande interesse em consumir material criado, total ou parcialmente, por mentes cibernéticas. Não parece que o grande público vai se importar se milhares de artistas de repente se tornarem obsoletos e sem trabalho. Se aparecerem histórias interessantes com traços bonitos, vai ter gente comprando, sem dúvida alguma.


É realmente trágico que as coisas estejam caminhando para isso, mas nada parece impedir a inevitável substituição do fator humano em todos os aspectos da vida.


O culto à tecnologia, em grande parte incentivado pela cultura pop, irá engolir muitos de seus autores e artistas, tirando seu sustento. A questão já foi abordada no Sushi POP, com o artigo "Inteligência Artificial e o Futuro da Cultura Pop". As discussões estão apenas começando.


**************

Confira TODAS as edições do BOLETIM, com informação variada e vídeos selecionados:


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

bottom of page