top of page

Boletim Sushi POP 46

Nesta edição: PreCure + Ikimonogakari, Troféu HQ Mix, a VTuber Suisei Hoshimachi, Heróis e Mais, IDOLM@STER CINDERELLA GIRLS, AnimeJapan e GAMERA!

Ilustração comemorativa da franquia.

1) 20 anos de Pretty Cure!


A Toei Animation iniciou as comemorações pelos 20 anos de sua famosa franquia PreCure e lançou um vídeo especial para presentear os fãs. O vídeo é embalado pela canção "Tokimeki", da dupla Ikimonogakari, famosa por seus temas para Naruto Shippuden e Boruto.


A primeira série foi Futari wa Pretty Cure, que estreou em 1 de fevereiro de 2004, conquistando enorme sucesso. A série ganhou sequência e deu origem a um grande e universo de personagens do gênero Magical Girls, com várias equipes. Praticamente, uma versão shojo (para garotas) da franquia Super Sentai. De lá para cá, foram muitas séries e especiais de cinema, consolidando a franquia como uma das mais populares do estúdio.


No próximo dia 5 de fevereiro, estreia a vigésima série da franquia: Hirogaru Sky! Precure ~Hero Girls~.


"TOKIMEKI" ~ ときめき(versão curta)

Letra e melodia: Yoshiki Mizuno (Ikimonogakari) / Arranjo: Masanori Shimada

Intérprete: Ikimonogakari


Trailer da nova série:


[ DICA: Confira uma das melhores fontes de referência sobre PreCure, abordando as séries, personagens, especiais de cinema, mangás, romances literários e action figures.] - PreCure no Blog Casa do Boneco Mecânico

2) Quadrinhos nacionais no canal Heróis e Mais:

No último dia 28 (sábado), o Canal Heróis e Mais realizou uma live histórica reunindo diversos autores de quadrinhos, por ocasião do Dia do Quadrinho Nacional. Este que vos escreve iria abrir o evento on-line, mas problemas de conexão no dia acabaram inviabilizando. Com a participação de Luciano Cunha, Joe Bennett, Felipe Folgosi, Crisrobert Caires e outros autores, a live pode ser conferida aqui.


No dia 30, o canal também lançou um vídeo especial sobre os quadrinhos brasileiros, inspirado no texto "30 de janeiro: Dia do Quadrinho Nacional", publicado aqui no Sushi POP.


3) Performance de VTuber no canal The First Take:

Capa do álbum Specter, de Suisei Hoshimachi.

O canal japonês The First Take recebeu, pela primeira vez, uma cantora representada por uma animação. Suisei Hoshimachi é uma VTuber, criação da empresa Hololive, uma das principais a explorar o fenômeno cultural das youtubers digitais. Suisei, como tantas similares, é interpretada pela voz de uma pessoa real, com sua imagem avatar gerada em CGI.


As VTubers são regidas por contratos extremamente rigorosos, e a identidade das artistas é altamente sigilosa. A cantora real fez uma performance em tomada única, conforme as regras do canal, mas a imagem foi gerada em CGI. O canal The First Take é famoso por apresentar performances intimistas e cheias de técnica de nomes variados do J-Pop, e até alguns astros internacionais.


A apresentação foi parte da campanha de lançamento do álbum Specter, já disponível em CD no Japão, e pelo mundo em diversas plataformas digitais. A canção estreou no The First Take no último dia 20 de janeiro e já ultrapassou a marca de 7 milhões e 600 mil visualizações.


"Stellar Stellar" Composição: Suisei Hoshimachi, TAKU INOUE Intérprete: Suisei Hoshimachi

Ainda colhendo a repercussão de sua primeira participação no The First Take, Suisei já retornou para mais uma gravação. A música "Michizure" estreou o canal às 22h00 do dia 1º de fevereiro (fuso horário japonês, equivalente às 10 da manhã no Brasil) e, em poucas horas, já havia batido a marca de 650 mil visualizações. "Michizure" Composição: Ayase Intérprete: Suisei Hoshimachi


- Veja mais sobre o tema VTuber no Boletim 38.


4) Inscrições abertas para o 35º TROFÉU HQMIX:

Estão abertas as inscrições para a próxima edição do Troféu HQ Mix, a mais badalada premiação brasileira voltada aos quadrinhos em geral. Há diversas categorias abertas à votação do público, enquanto outras são decididas por um colegiado.


A novidade deste ano é que há uma nova categoria: "Mangá e Obras Correlatas", aberta a trabalhos nacionais e estrangeiros publicados no Brasil ao longo de 2022. Cada categoria deve ser inscrita pelo autor ou editor, mediante o pagamento de uma taxa.


As inscrições começaram no último dia 20 de janeiro e se encerram no próximo dia 10 de março.


5) THE IDOLM@STER CINDERELLA GIRLS e o Castelo de Kumamoto:

As idols de Kumamoto.

A popular franquia sobre idols THE IDOLM@STER CINDERELLA GIRLS está colaborando com a campanha de restauração do histórico Castelo de Kumamoto, seriamente danificado por um terremoto em 2016. Três das personagens centrais são apresentadas como sendo naturais de Kumamoto, e haverá também uma loja, um ônibus turístico decorado com as personagens e várias chamadas para auxiliar a longa e custosa reconstrução total da fortaleza.


Considerado um dos castelos mais importantes do Japão, a imponente estrutura é localizada no centro da cidade de Kumamoto. Sua construção foi iniciada em 1467 (séc. XV, portanto) e somente foi concluído no começo do século XVII. Foi especialmente projetado para dificultar invasões, especialmente por ninjas a serviço de clãs inimigos.

Vista do Castelo de Kumamoto.

O castelo já fora totalmente restaurado em 1960, quando foi enfim recuperado após um incêndio que havia destruído sua parte externa em 1877. Após o terremoto de 2016, cerca de um terço dos muros foi danificada, e vários desabaram. O longo processo de reconstrução busca o máximo de precisão e fidelidade, inclusive utilizando ao máximo de técnicas tradicionais de construção.


A maior parte da reconstrução foi concluída em 2022, mas ainda restam vários muros e uma grande torre, me um processo de restauração completa que pode levar ainda 30 anos. - Veja mais sobre IDOLM@STER no Boletim 20 6) Vem aí o AnimeJapan 2023:

Nos dias 25 e 26 de março deste ano, acontece mais uma edição do grande festival AnimeJapan, no badalado espaço de eventos Tokyo Big Sight. Dezenas de painéis irão acontecer, divididos em três palcos, com novidades das principais obras da atualidade.


Attack On Titan, Demon Slayer, Sailor Moon, SPY x FAMILY, IDOLM@ASTER, Jujutsu Kaisen, Tokyo Revengers, Rurouni Kenshin e diversas outras obras terão importantes anúncios para seus fãs. O evento também irá comemorar os 10 anos do AnimeJapan.


Na verdade, o evento dura quatro dias, mas somente os dois primeiros são abertos ao público. Os dias 27 e 28 de março serão fechados somente para profissionais, entre artistas e empresários, das indústrias de animê, mangá, licenciamento e distribuição.


Site oficial: anime-japan.jp


7) Vem aí Gamera, pela Netflix:

O clássico monstro gigante Gamera, uma tartaruga voadora que cospe fogo, irá ganhar uma nova versão em animê pela Kadokawa. A nova obra, GAMERA -Rebirth, na qual o gigantesco quelônio irá enfrentar cinco monstros, será uma minissérie com seis capítulos, a ser lançada na plataforma Netflix ainda em 2023. Surgido em 1965, Gamera já teve vários filmes através dos tempos e é um dos mais cultuados monstros do tokusatsu. Essa versão moderna em animê deve atrair uma nova geração para descobrir o clássico personagem. Confira o teaser trailer:


Cena de "Gamera - O Guardião do Universo" (1995).

- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural em diferentes mídias, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

bottom of page