top of page

Boletim Sushi POP 20

Nesta edição: O Dia do Ultraman, o adeus a Chumei Watanabe, notícias do autor de HUNTER x HUNTER, novas músicas de IDOL@STER e mais!

1) 10 de julho: Dia do Ultraman


O primeiro episódio do Ultraman original foi exibido no Japão em 17 de julho de 1966. Porém, uma semana antes, um programa de TV, ainda em preto-e-branco, apresentou, para uma audiência ao vivo, o elenco da série, com direito a uma aparição no palco do herói e alguns monstros. Assim, o dia 10 de julho é comemorado pela Tsuburaya Productions como o dia em que seu maior personagem foi oficialmente apresentado ao público.


Para este ano, a Tsuburaya estará comemorando, entre os dias 1 e 10 de julho, o evento 10 Days of Ultraman. A festa começa nos EUA, com eventos nos quatro dias do Anime Expo (conforme dito no Boletim 19), exibição gratuita (somente no dia 7 de julho) do filme Ultraman Trigger: Episode Z, além de várias apresentações especiais on-line, tudo centralizado no site oficial Ultraman Connection.


2) A despedida de Chumei Watanabe, um mestre das trilhas sonoras de tokusatsu e animê:

Chumei Watanabe (1925~2022)

No dia 27 de junho, foi anunciado no Japão o falecimento do lendário compositor de trilhas sonoras Chumei (ou "Chuumei") Watanabe, aos 96 anos. Na verdade, ele faleceu no dia 23 de junho, mas a família demorou um pouco para avisar a imprensa, para poder realizar um funeral com privacidade. Esse é um procedimento bastante comum no Japão com famílias de celebridades japonesas.


Michiaki "Chumei" Watanabe nasceu em 19 de agosto de 1925 e se consagrou como um grande criador e arranjador de músicas para trilhas sonoras, tanto temas instrumentais quanto canções.


Seu trabalho mais conhecido no Brasil é a trilha sonora de O Fantástico Jaspion, mas ele também assinou músicas para Gavan, Sharivan, Shaider, Spielvan, Gorenger, B-Fighter, Gokaiger, Space Squad, Zenkaiger (seu último trabalho, de 2021) e muitas outras produções de tokusatsu. No campo do animê, escreveu as partituras tocadas em Mazinger Z, Great Mazinger, Transformers V e outros títulos, além de músicas para dramas, programas de rádio e games.

Sketch do brasileiro Riojin em homenagem ao grande maestro.

Chumei Watanabe deixou um filho que seguiu seus passos. Toshiyuki Watanabe já tem carreira estabelecida há anos, tendo trabalhado na composição das trilhas sonoras dos filmes do kaiju Mothra dos anos 1990 e na série em animê Space Brothers. E o velho maestro também deixou uma neta trabalhando na área musical, a cantora idol Mako Watanabe, da dupla Namakopuri.


Um dos mais aclamados compositores de trilhas sonoras do Japão, deixou sua marca em diferentes franquias e obras famosas, tanto do animê quanto do tokusatsu. Suas orquestrações com metais e melodias fortes ajudaram a dar mais emoção a cada obra em que trabalhou, encantando várias gerações de fãs pelo mundo. Já estava aposentado quando a Toei o convidou para a série Zenkaiger em 2021, considerada uma produção comemorativa, sendo a 45ª série da franquia Super Sentai. Tendo ele composto a trilha para a série inaugural, a Gorenger, e várias outras séries Super Sentai ao longo de décadas, ele aceitou, mesmo com sua saúde frágil. Em 23 de junho, faleceu por um colapso cardíaco, praticamente uma causa natural devido à sua idade avançada. Uma vida longa, produtiva e gloriosa.


Vá com Deus, grande Chumei Watanabe, e descanse em paz.


3) Yoshihiro Togashi comemora 35 anos de carreira e faz revelação sobre sua saúde:

Hunter x Hunter em capa da revista Shonen Jump.

O celebrado autor de Yu Yu Hakusho e Hunter x Hunter, Yoshihiro Togashi, está comemorando 35 anos de carreira e irá ganhar uma exposição com seus trabalhos. Intitulada "PUZZLE", a mostra irá acontecer em Tokyo, entre os dias 28 de outubro de 2022 e 9 de janeiro de 2023. Depois, seguirá para Osaka e Fukuoka. O autor também veio a público comentar sobre seu estado de saúde, justificando sua produção irregular nos últimos dois anos. Com fortes dores nas costas, relata ele, era impossível até mesmo se limpar após evacuar, tendo que tomar banho a cada vez que fizesse isso.


Com muita dificuldade, Togashi aprendeu a trabalhar deitado, o que pode lhe acarretar outros problemas futuros. Sem apoio adequado para os braços, o esforço repetitivo pode desencadear uma dolorosa tendinite. Tentando levar as coisas com bom humor, aconselha a todos que cuidem bem das costas.


4) Action figures de Ultraman Trigger e Zero:


A Bandai Namco lançou, no último dia 24 de junho, um vídeo promocional apresentando as novas action figures da linha Figure-rise Standard.


Os bonecos mostrados são de Ultraman Trigger e Ultraman Zero, com lançamentos em novembro e dezembro, respectivamente. Cada um vai custar 3.300 ienes, o equivalente a 24,38 dólares, sem contar as taxas de importação. A qualidade e nível de detalhamento dessas figuras é incrível.


5) Próximas lives sobre cultura pop japonesa:

Confirmei participação em mais lives. No dia 8 de julho, estarei no canal Nerd Fusão no YouTube, e no dia 16, estarei ao vivo no Instagram do Jornal Cidadania Popular. No primeiro, o papo deve focar em nostalgia e meu trabalho na antiga revista HERÓI, enquanto no segundo, irei falar sobre aspectos culturais e filosóficos do mangá e do animê. Em julho, também estarei de volta ao Canal Túnel do Tempo TV para concluir a série de conferências sobre a História do Tokusatsu. A quarta e última parte irá abordar o tokusatsu dos anos 90, que brilhou na TV e no cinema. Confira a playlist com a série completa:

6) Novo álbum da franquia THE IDOLM@STER:


A gravadora Lantis lançou, no dia 29 de junho, o mais recente álbum da famosa franquia THE IDOLM@STER, que possui uma legião de fãs apaixonados pelo clima romanceado e idealizado do cotidiano de grupos idol transposto para a animação. O novo trabalho é intitulado THE IDOLM@STER MILLION THE@TER SEASON LOVERS HEART. A franquia surgiu em game em 2005 e inclui séries de TV e especiais para vídeo e web, sempre com muita música pop. São as próprias atrizes vocais (seiyuu) que interpretam as canções, em estúdio e em shows badalados onde se apresentam ao vivo. E vale dizer que, no Japão, a venda de mídias físicas (CD, DVD e Blu-ray) ainda é forte referência no mercado musical.

THE IDOLM@STER: Não por acaso, uma fábula sobre idols recheada de muito J-pop.

Um desavisado pode achar que se trata de um grupo de músicas infantis, mas além dos fãs do animê, o público-alvo basicamente se divide entre dois nichos: Jovens otaku que gostam de J-pop com vozes femininas, e senhores solitários de meia-idade que consomem avidamente material, tanto de idols reais (maiores ou menores de idade, diga-se de passagem), quanto de idols de animê, associando-as às suas respectivas atrizes vocais (geralmente escaladas também pela beleza).


Para quem não se interessa por nada disso, o material é uma boa amostra do pop mais industrial, pasteurizado e açucarado que se faz no Japão, mas ainda assim prezando sempre pela melodia bem construída.

Para se ter uma ideia do quão popular é IDOLM@STER (e há outras séries do mesmo tipo, como a Love Live), confira a abertura de um show dedicado à franquia e sua trilha sonora. É o grupo 765PRO ALLSTARS, formado pelas cantoras que fazem as vozes do animê. O público é majoritariamente masculino e se porta como torcida organizada. É meio bizarro e deve ter montes de stalkers no meio, mas este blog busca mostrar vários aspectos da cultura pop japonesa.


READY!! Letra: yura / Melodia e arranjo: Satoru Kousaki Intérprete: 765PRO ALLSTARS



*************

Gosta do meu trabalho de divulgação cultural neste blog e nas lives em que participo?


Considere fazer uma doação de incentivo. Reforçando meu orçamento, consigo adquirir mais materiais para resenha, pesquisa e estudos.


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo: - Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com


- Compartilhe este post em suas redes sociais! Ajude o Sushi POP a chegar a mais leitores. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:



bottom of page