top of page

Boletim Sushi POP 65

Nesta edição: Festival Bunka Matsuri, LiSA no Aranhaverso, Anime Awards Brasil e mais!

1) 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil: Comunidade nipo-brasileira festeja no Bunka Matsuri

17º edição do evento acontece no final de semana que celebra os 115 anos da chegada dos primeiros imigrantes japoneses no Brasil, com programação intensa de shows, exposições culturais, Miss Nikkey, Concurso de Cosplay e muito mais.

Um evento para reunir a cultura pop e a tradição, comemorando os 115 anos da Imigração Japonesa no Brasil, iniciada em 18 de junho de 1908, quando chegou em Santos o navio Kasato Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses para trabalhar nas lavouras brasileiras. A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO) promove o 17º Bunka Matsuri - Festival da Cultura Japonesa, nos dias 17 e 18 de junho de 2023, na sede da entidade, localizada na Rua São Joaquim, 381, no bairro da Liberdade em São Paulo.

Nesta edição, celebrando os 115 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, o projeto retoma o formato presencial e é uma iniciativa do Comitê Jovem da entidade, sob coordenação geral de Patricia Takehana, que destaca que “os últimos anos foram desafiadores e, ao mesmo tempo, trouxeram muitos aprendizados com a pandemia”, afirma, “agora é o momento de retornarmos à nossa casa, o Bunkyo, com o Bunka Matsuri e homenagear os primeiros imigrantes japoneses, com uma programação repleta de atrações”.

Com público estimado em 20 mil pessoas, o evento inova e apresenta uma programação intensa e plural, com atividades para toda a família vivenciar a cultura japonesa. Confira as principais:

Homenagem aos imigrantes Hakujusha (99 anos)

Sábado - Grande Auditório - a partir das 09 horas O "Hakujusha Hyoushou" é um dos eventos realizados em comemoração ao Aniversário da Imigração Japonesa no Brasil e tornou-se um ritual de profundo significado para os pioneiros e seus familiares, ao homenagear os imigrantes de 99 anos. Nesta ocasião, lideranças da comunidade fazem a entrega do diploma de honra ao mérito aos homenageados, juntamente com uma lembrança, sob os aplausos e reconhecimento da comunidade em geral.


Dia Internacional do Nikkei

Comemoração dos nikkeis (descendentes de japoneses nascidos fora do Japão); data alusiva à chegada do primeiro grupo que migrou do Japão para o Havaí, em 1868. Neste ano, o evento destaca convidados debatendo temas como arte, gastronomia, cultura pop e o idioma japonês.

Sábado - Salão Nobre - 14:30 Painel: Preservando Nossas Raízes: A Importância do Idioma Japonês na Comunidade Nikkei com os professores Leiko Matsubara, Takashi Yamanishi e Tae Suzuki.

Domingo - Salão Nobre - 14:30

Painel: Aromas, Cores e Tradição: Explorando os valores nikkeis na Gastronomia e na Arte com a artista Camila Gondo e a chef Telma Shiraishi, com mediação de Fernando Matsumoto.

Vencedoras do Miss Nikkey 2022.

Miss Nikkey Brasil - Etapa São Paulo

Sábado - Grande Auditório - 16 horas

Pela primeira vez, o Bunka Matsuri apresenta o concurso de beleza que valoriza e destaca a elegância das candidatas descendentes de japoneses. Reunindo candidatas da capital de São Paulo, a vencedora disputará a etapa estadual do Miss Nikkey no Festival do Japão, que acontecerá em julho.

Lançamento cultural do filme: “Onde as ondas Quebram”

Sábado - Grande Auditório - 19 horas

Circuito cultural de pré-lançamento do filme Onde as Ondas Quebram com a exibição da obra e debate com a participação de Laís Miwa Higa (antropóloga), Jorge J. Okubaro (jornalista), Inara Chayamiti (diretora do filme) e mediação da atriz Beatriz Diaféria.

Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses

Domingo - Grande Auditório - 13 horas

Celebração religiosa em memória aos imigrantes japoneses com o objetivo de honrar e lembrar os antepassados, bem como celebrar a cultura e as tradições japonesas.

Concurso de Cosplay - Mundo OK

Domingo - Grande Auditório - 16 horas

Avaliação de caracterização e interpretação de personagens de anime, mangá e videogames, momento para os fãs mostrarem suas habilidades de cosplay, criatividade e devoção aos personagens preferidos, concorrendo a prêmios.

Visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Oportunidade de visitar e conhecer as exposições que retratam a jornada dos imigrantes japoneses desde sua chegada ao Brasil até os dias atuais. São cerca de 97 mil itens divididos em três andares do edifício Bunkyo, inclusive com acesso ao acervo inédito de itens de cosplay, mangás, animês e armaduras de heróis do tokusatsu.

Apresentação de taikô.

Shows tradicionais e novidades

O Grande Auditório terá apresentações musicais com cantores tradicionais da comunidade, como Joe Hirata, Karen Ito, Isinha Toyota e Takeshi Nishimura, e atrações como taikô, dança clássica japonesa, além de novos talentos nikkeis como Yutaka e Mai Momonuki, para embalar o público em dois dias de programação.

O evento contará com exposição e venda de bonsai e orquídeas, workshop de artes marciais, oficinas de culinária e cultura japonesa, venda de livros, praça de gastronomia e bazaristas trazendo artigos japoneses e itens de cultura pop e cosplay.


No espaço cultural, destaque para os principais elementos da cultura japonesa, como: Kokedama e Ikebana (arranjo floral), Arte Koguei (cerâmica), costura criativa, Mangá, Orinuno (origami em tecido), Literatura, Oshibana (arte com flores prensadas), Oshiê (arte com sobreposição), entre outros.

A entrada é gratuita, com classificação livre.

Sobre o BUNKYO:

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo, atua como entidade representativa da comunidade nipo-brasileira e referência do intercâmbio Brasil-Japão desde sua fundação, em 1955. Entre os principais itens de sua missão, estão a divulgação da cultura japonesa e a promoção de atividades assistenciais. Saiba mais em www.bunkyo.org.br

Serviço:

17º Bunka Matsuri – Festival da Cultura Japonesa

Dias: 17 e 18 de junho de 2023

Horário: 10h às 19h (sábado) e 10 às 18h (domingo)

Local: Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social

Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo (Próximo à estação São Joaquim do Metrô)

Entrada gratuita - Livre para todos os públicos

Mais informações:

www.bunkamatsuri.org.br / (11) 3208-1755

Realização: Bunkyo

Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka, Zion, Ston e Sakura

Apoio Institucional: Consulado Geral do Japão em São Paulo, Instituto Paulo Kobayashi, Hospital Japonês Santa Cruz e Fundação Japão Apoio: Café Fazenda Aliança, Nakamise, Alfa Alimentos, Kikkoman, Original Tatamis, Comissão de Jovens Bunkyo, Revista Mundo Ok, Prius.ind, Thikara Sake, jornais Nippon Já e Brasil Nippo

Contatos para imprensa: Carol Ayako: (51) 9887-7181 - carolayako@gmail.com Erika Yamauti: (11) 9-9727-3983 - erika@asteya.com.br


Fonte: Press release


2) A canção de LiSA para o Homem-Aranha:

Na meia-noite do dia 12 para 13 de junho, o canal oficial da cantora e compositora LiSA postou o vídeo oficial de "REALiZE", tema oficial em japonês do filme de animação Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (ou Spiderman: Across The Spiderverse).


A canção já está disponível em diversas plataformas digitais.


[REALiZE] Letra: LiSA / Melodia e arranjo: Shouta Horie

Intérprete: LiSA


3) Os vencedores do Anime Awards Brasil:

BOCCHI THE ROCK!

Em um evento on-line no último dia 10 de junho, foram anunciados os vencedores do Anime Awards Brasil 2023, com transmissão pelos canais Anime Crazies e Bentô Omelete. Com várias categorias, a votação foi aberta ao público, mas este representava um peso menor na contagem dos resultados, que foram definidos por um grupo restrito de pessoas ligadas à área do animê no Brasil, especialmente youtubers.


A premiação consagrou o título Bocchi The Rock!, do estúdio CloverWorks, como o grande vencedor, conquistando 8 vitórias, incluindo melhor animê de 2022. Eis a relação dos vencedores:

Ação:

  • Cyberpunk: Mercenários

Drama:

  • Mob Psycho 100 - 3ª Temporada ~ Trailer no Boletim 28

Comédia:

  • BOCCHI THE ROCK!

Romance:

  • KAGUYA-SAMA: LOVE IS WAR -ULTRA ROMANTIC-

Continuação:

  • KAGUYA-SAMA: LOVE IS WAR -ULTRA ROMANTIC-

Protagonista:

  • Hitori "Bocchi" Gotou (BOCCHI THE ROCK!)

Antagonista:

  • Enrico Pucci (Jojo's Bizarre Adventure: Stone Ocean)

Coadjuvante:

  • Reigen Arataka (Mob Psycho 100 - 3ª Temporada)

Personagem Feminina:

Personagem Masculino:

  • Loid Forger (SPY x FAMILY)

Talento Musical:

  • Kessoku Band (BOCCHI THE ROCK!)

Tema de Abertura:

  • "KICKBACK", por Kenshi Yonezu (Chainsaw Man) ~ Vídeo no Boletim 40

Tema de Encerramento:

  • "Comedy", por Gen Hoshino (SPY x FAMILY)

Animação:

  • Cyberpunk: Mercenários

CGI:

  • Chainsaw Man

Trilha Sonora:

  • BOCCHI THE ROCK!

Direção:

  • Keiichiro Saito (BOCCHI THE ROCK!)

Roteiro Original:

  • Asaura e Shingo Adachi (Lycoris Recoil)

Roteiro Adaptado:

  • BOCCHI THE ROCK!

Story-board: (Esboços de cenas com enquadramentos.)

  • Cyberpunk: Mercenários

Character Design: (Visual de personagens.)

  • Yoh Yoshinari (Cyberpunk: Mercenários)

Performance em Voz Original:

  • Atsumi Tanezaki (Anya Forger, de SPY x FAMILY)

Performance em Dublagem Brasileira:

  • Tatiane Keplmair (Nami, de One Piece)

Anime Dublado:

  • One Piece (Skypiea / Water 7 / Enies Lobby)

Filme de Animê:

  • Belle

Animê de Inverno:

  • Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba Entertainment District Arc

Animê de Primavera:

  • SPY x FAMILY

Animê de Verão:

  • Cyberpunk: Mercenários

Animê de Outono:

  • BOCCHI THE ROCK!

Mangá lançado no Brasil:

  • Neon Genesis Evangelion: Collector's Edition (Editora JBC)

Animê do Ano:

  • BOCCHI THE ROCK!


4) Artes Marciais (parte 2): Das Raízes Tradicionais ao Octógono

Na segunda parte da aula de Evandro Pontes sobre as artes marciais no Bacon Podcast, é abordado o fim da classe samurai, a ascensão dos esportes de combate, a origem do judô (e seu papel olímpico) e a fantástica trajetória da Família Gracie e o jiu-jitsu brasileiro.


Em breve, a terceira e última parte dessa série, abordando as artes marciais na cultura pop. O Bacon Podcast está presente em várias plataformas digitais.


5) One Piece Day: Um festival para Luffy e seus amigos!

Arte de Eiichiro Oda.

Em julho, acontece no Japão um evento temático para a longeva e popular série One Piece. Com a presença de vários atores vocais, o One Pice Day´23 irá acontecer nos próximos dias 21 e 22 de julho, no badalado espaço Tokyo Big Sight. Especialmente para o evento, o autor Eiichiro Oda produziu uma ilustração com Monkey D. Luffy na forma Gear 5. O primeiro dia será dedicado a uma exibição festiva (onde o público é incentivado a agir como uma grande torcida) do longa One Piece Film: RED, enquanto o segundo terá a presença de vários integrantes do elenco de vozes da série. O evento é presencial e gratuito, mas somente para aqueles que forem sorteados após seu cadastro no site oficial onepiece-day.com. Os demais poderão acompanhar as atividades de palco no dia 22 de julho no canal oficial de One Piece.


Confira o trailer do evento:

6) Live dos 30 anos:


No próximo dia 21 de junho (quarta-feira), às 20h00, estarei no canal do colecionador Barão von Douglas para um bate-papo com o público. Irei falar sobre os meus 30 anos de atividades escrevendo matérias sobre cultura pop japonesa, além de responder a perguntas do público.

Se quiser enviar uma pergunta e garantir que seja uma das primeiras a ser lida e comentada, escreva para nagado@gmail.com


 

Confira TODAS as edições do BOLETIM, com informação variada e vídeos selecionados:


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


::: BLOGOSFERA :::


Commentaires


bottom of page