top of page

Boletim Sushi POP 74

Nesta edição: The Imaginary, o adeus a Nizo Yamamoto, os 40 anos da banda The Checkers, o fenômeno Jaspion e Changeman, e mais!

1) Salvando um amigo imaginário:


The Imaginary é o título internacional de um longa-metragem em animê que irá estrear ainda neste ano no Japão. É baseado no livro homônimo lançado em 2014 pelo autor inglês A. F. Harrold; com ilustrações de Emily Gravett. A obra já foi publicada no Brasil pela Editora Escarlate em 2016, e conta a história da menina Amanda, que cria um amigo imaginário chamado Rudger (ou Rodger, na tradução brasileira do livro).


Eles vivem uma vida de aventuras e diversão, até que bate à porta da casa de Amanda um homem sinistro chamado Bunting. Ele é o único, além de Amanda, que pode ver Rudger, pois ele caça e possivelmente devora amigos imaginários que encontra. A partir de então, se inicia uma caçada onde Amanda quer impedir que seu único amigo deixe de existir. Na fuga, Rudger descobre um lugar para onde os amigos imaginários vão quando são esquecidos e ficam sem utilidade no mundo dos humanos.

Rutger: Um amigo imaginário pode morrer?

A adaptação cinematográfica em animê é uma realização do Studio Ponoc, com direção de Yoshiyuki Momose e produção de Yoshiaki Nishimura, com distribuição da Toho Company..


O filme estreia no Japão no dia 15 de dezembro, e há planos para lançamento mundial em 2024.


2) Morre Nizo Yamamoto, um gênio da indústria do animê:

Nizo Yamamoto em seu estúdio.

No último dia 19, faleceu, aos 70 anos, o diretor de arte e ilustrador Nizo Yamamoto. Nascido em 27 de junho de 1953, era colaborador do diretor Hayao Miyazaki desde a fundação do Studio Ghibli, em 1985. De lá para cá, havia produzido artes para diversos filmes do Ghibli, e também para outros estúdios, sendo famoso por suas belas ilustrações.


Capaz de pintar nuvens de modo magistral, seu trabalho foi importante no filme O Tempo Com Você ("Tenshi no Ko", 2019), de Makoto Shinkai.

O céu de Nizo em "O Tempo Com Você".

3) Celebrando a banda THE CHECKERS:


A emissora estatal japonesa, a NHK, irá lançar uma Blu-ray BOX comemorativa dos 40 anos da banda THE CHECKERS, um dos maiores sucessos do pop-rock oriental da década de 1980. Eles lançaram seu primeiro single em setembro de 1983, tendo se separado em 1992, em meio a brigas internas, mas deixaram um legado de canções inesquecíveis.

The Checkers foi formado por Fumiya Fujii (vocais), Tohru Takeuchi (guitarra, violão, coro), Masaharu Tsuruku (vocais), Yoshihiko Takamoku (vocais), Naoyuki Fujii (sax e vários instrumentos de sopro, vocais, coro), Yuji Ohdoi (baixo, coro) e Yoshiya Tokunaga (bateria, coro).


No início, parecia apenas uma boys band formada por uma gravadora, mas rapidamente eles foram assumindo o controle criativo, assinando cada vez mais canções até produzirem álbuns totalmente autorais. Excelentes instrumentistas e cantores, e com um vocalista principal, Fumiya Fujii, que se tornaria um grande astro como artista solo e como parte da dupla F-Blood, que formou com seu irmão Naoyuki Fujii.

The Checkers

O vocalista Takamoku lançou uma biografia explosiva da banda em 2003, expondo as brigas internas. Um dos integrantes mais queridos, o baterista Tokunaga, faleceu em 2004, vítima de câncer, e a banda nunca cogitou uma reunião. Além disso, nunca mais do que quatro ex-integrantes dividiram o mesmo palco após a separação, que não foi amigável para alguns.


A caixa de blu-ray discs irá reunir cerca de 90 apresentações ao vivo da banda nos programas de auditório da NHK ao longo dos anos, incluindo o badalado festival de Ano-Novo, o Koohaku Utagassen. Tudo remasterizado e restaurado com qualidade 4k, um verdadeiro tesouro para quem viveu aquela época de grandes canções e performances.


A coleção THE CHECKERS ~ 40th Anniversary ~ NHK PREMIUM Blu-ray BOX chega às lojas do Japão no próximo dia 22 de novembro.


4) O fenômeno JASPION e CHANGEMAN no Brasil:


No próximo dia 1 de setembro (sexta-feira), às 20h30, irei participar de uma live no Canal Túnel do Tempo TV. Iremos falar sobre os 35 anos da estreia de Jaspion e Changeman na TV Manchete, fato que causou uma grande febre por super-heróis de tokusatsu no Brasil.


Essas séries foram sucesso em seu país? Tinham um diferencial ou o sucesso aqui foi pela novidade? As histórias envelheceram bem? A explosão de séries foi boa para a época ou levou a uma saturação jamais superada? Vamos discutir tudo isso em mais uma live de referência para os fãs!

5) Uma visão filosófica sobre séries e personagens japoneses:

Death Note: Tema para discussões éticas e morais.

O site Helkein Filosofia (que eu conheci via Instagram) tem uma lista de indicações de mangá e animê que é bem interessante. Como é um site e perfil sobre Filosofia, o foco de interesse são obras que trazem mensagens ou questionamentos de ordem filosófica. Vários dos títulos eu conheço e concordo com os comentários do autor. Os que eu não conheço, ainda sim digo que confio no julgamento apresentado. A lista saiu faz tempo, mas só descobri agora. Confira:


::: TOME NOTA :::

>>> A segunda temporada do remake de Captain Tsubasa (Super Campeões) já tem data de estreia, após a entrada do Studio KAI, que substituiu o estúdio David Production. A série começará a ser exibida no Japão no dia primeiro de outubro, adaptando o "Arco Junior". Relembra a versão de Super Campeões exibida no Brasil aqui.


>>> A versão em animê de O Senhor dos Anéis, a qual foi abordada no Boletim 59, teve sua estreia mundial adiada. No último dia 24 de agosto, os estúdios New Line Cinema e Warner Bros. anunciaram que o longa, inicialmente agendado para abril de 2024, foi reprogramado para 13 de dezembro de 2024. Também houve a confirmação de que será uma animação em 2D, fugindo do padrão atual em 3D. The Lord of the Rings: The War of the Rohirrim (ou “O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim”) terá direção de Kenji Kamiyama e produção de animação pelo estúdio Sola Digital Arts, do ULTRAMAN da Netflix.


>>> Toda segunda-feira, às 20h30, toca uma playlist do Sushi POP na programação da Shock Wave Radio. É uma seleção de J-Rock, J-Pop e Anime Songs, com aproximadamente 60 minutos de duração.

 
 

Caso você realmente goste do trabalho realizado neste site (e ao longo de toda a carreira do autor), considere fazer uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com


Sem um retorno financeiro mínimo, este blog será descontinuado ou terá atualizações muito esporádicas.

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::




bottom of page