top of page

ULTRAMAN - O Animê (Temporada 1)

Uma versão alternativa do Universo Ultra, com novas abordagens.

Ultraman (ao centro), com Seven e Ace.

A série em animê do super-herói Ultraman que estreou em 2019 na plataforma Netflix é uma reimaginação do Universo Ultra com uma visão totalmente nova, e ao mesmo tempo bastante respeitosa com o material original. Sem desconstruções ou mudanças de origem política, é uma obra totalmente ligada ao universo da série clássica de 1966.


Produzida totalmente em computação gráfica, a história se passa em uma realidade alternativa na qual somente o primeiro Ultraman veio proteger a Terra, desconsiderando todos os demais Ultras, que vão aos poucos aparecendo em versões tecnológicas.


Após derrotar vários monstros gigantes e invasores espaciais, o guerreiro Ultraman volta ao Planeta Ultra, na distante nebulosa M-78. Para agir disfarçado na Terra, o herói viveu em simbiose com o humano Shin Hayata, oficial da força-tarefa conhecida como Patrulha Científica. Durante esse período, Ultraman foi a consciência dominante e, quando partiu, deixou para trás um Hayata confuso e desmemoriado.

Cheio de energia Spacium, Shinjiro precisa da armadura Ultraman para utilizar todo seu poder.

No presente, o velho Hayata se tornou Ministro da Defesa do Japão e mantém contato com pelo menos um de seus camaradas, o pesquisador Mitsuhiro Ide (chamado de Itto na primeira dublagem que a série clássica recebeu no Brasil). O tempo em que viveu ligado com Ultraman alterou o DNA de Hayata, dotando-o de grande força e resistência. Seu filho adolescente, Shinjiro Hayata, herdou o chamado Fator Ultra e é ainda mais poderoso. Com seu enorme potencial, ele é estudado pela Patrulha Científica, que evoluiu para uma organização militar secreta que opera no subsolo da antiga base, que fora convertida em museu como fachada.


A principal missão da Patrulha é monitorar, catalogar e, quando preciso, eliminar seres perigosos que vivem ocultos entre a população da Terra. Há inclusive uma cidade alienígena onde vivem muitos renegados, constantemente vigiados. Como poder político moderador dessa realidade, existe a misteriosa Federação Estelar, com a qual colaboram representantes de povos alienígenas.

O velho Hayata, utilizando uma armadura protótipo.

CONSPIRAÇÕES E ASSASSINATOS


Quando assassinatos em série apontam para a ação de extraterrestres, a Patrulha entra em ação e logo Hayata e Shinjiro acabam envolvidos em batalhas violentas. Tendo descoberto que possui uma grande energia em seu corpo, Shinjiro é orientado a usar uma armadura criada especialmente para canalizar seu poder, tornando-se um novo tipo de Ultraman. O rapaz não está sozinho, pois seu pai ainda tem uma força e vigor sobre-humanos e também conta com a ajuda do implacável agente Dan Moroboshi, que usa a armadura Seven. Correndo por fora, entram em cena o misterioso informante e lutador conhecido como Jack e o sombrio garoto Seiji Hokuto, que veste a armadura Ace.

Dan Moroboshi e Shinjiro Hayata prontos para a ação.

Moroboshi é um agente frio e sempre focado nas missões que lhe são confiadas. Vestindo a armadura ULTRAMAN 7.1, Moroboshi atira pequenas lâminas que lembram o bumerangue usado pelo Ultra Seven clássico e maneja uma espada no melhor estilo samurai. Há também o misterioso Seiji Hokuto, que veste uma armadura não-oficial, e usa de métodos ardilosos para atingir seu objetivo, que é se vingar dos responsáveis por um acidente aéreo que matou seus pais e o deixou à beira da morte. Sua luta também é para recuperar o sorriso da garota alienígena Yuko Minami, que vive escondida para fugir dos assassinos de sua família.

Agindo à parte, o ser blindado Bemular surge como um antagonista feroz e indestrutível, cujo papel no grande plano alienígena é um mistério. Envolvido em tramas e conspirações, ele pode não ser o vilão que aparenta no começo da série.

Sem tempo para se adaptar a tantas mudanças em sua vida, Shinjiro se vê envolvido em uma grande trama com várias conspirações que não entende. Ainda um garoto, é apaixonado pela cantora de J-pop Rena Sayama, cujo pai é um policial que investiga os misteriosos assassinatos. Rena, que acaba envolvida na trama dos alienígenas, se diz fã de Ultraman, mas seu interesse envolve uma grande tragédia em sua vida pessoal.

Shinjiro Hayata e Rena Sayama Uma relação delicada.

O MANGÁ ORIGINAL


Esse universo alternativo surgiu no mangá em 2011, na revista japonesa Hero´s Monthly (da editora Shogakukan), com roteiro de Eiichi Shimizu e arte de Tomohiro Shimoguchi. No Brasil, é publicado desde 2015 pela editora JBC, com periodicidade irregular e já conta com 16 volumes. O original japonês está no volume 18, sem previsão ainda para sua conclusão.


Sendo um universo auto-contido, esse mundo do ULTRAMAN pode ser acompanhado por qualquer um, mesmo que não tenha sequer visto a série clássica ou qualquer outra série Ultra. Porém, sendo um produto de uma extensa franquia, pipocam referências por todo lado, de monstros a outros heróis. Aqueles familiarizados com os Ultras clássicos sem dúvida poderão ter uma diversão a mais.

O mangá é publicado no Brasil pela JBC.

Como brinde da versão brasileira, o nome da organização que combate alienígenas ficou sendo Patrulha Científica, opção já usada na versão brasileira do mangá. O nome, adotado na dublagem original da série clássica, é a adaptação do original SSSP – Science Special Search Party. A segunda dublagem de Ultraman, nos anos 1990, rebatizou o grupo de SIA, o que desagradou os fãs antigos na época. Mas o nome adotado nas versões brasileiras, tanto do mangá quanto do animê, felizmente, foi mesmo Patrulha Científica. Com o sucesso do mangá em seu país, bem antes da série em animê ser cogitada, os personagens já haviam sido transformados em sofisticados bonecos articulados – action figures – da Bandai. A coleção acabou incluindo versões em armadura de personagens que não apareceram (ainda), como o Ultraman Tiga.

O VEREDITO E O FUTURO A série animada é fiel na construção dos personagens e ambientação, mas toma algumas liberdades em relação ao mangá. Algumas são bem-vindas, acelerando algumas situações, mas o roteiro é um pouco irregular, nem sempre equilibrando bem conversa e ação. E há um furo no roteiro que mais parece uma cratera nuclear. A tal tragédia pessoal de Rena envolvendo Ultraman, no caso a morte de sua mãe como casualidade civil numa batalha, destrói a narrativa de que décadas se passaram desde que o Ultraman original partiu da Terra. Afinal, Rena ainda é uma adolescente. Deixando essas considerações de lado, quando as lutas acontecem, o nível de adrenalina é alto, com sequências empolgantes. É nessas horas que a equipe de produção nitidamente concentrou seus esforços, pois a animação nas partes “calmas” é dura, deixando um aspecto frio em alguns personagens.


Rena Sayama, que deveria parecer emotiva e intensa, ficou um tanto inexpressiva no CGI. Na transição do mangá para o animê, é a personagem que mais sofreu com a frieza do traço digital. Um ponto positivo é que o velho Hayata foi retratado, assim como no mangá, como sendo alguém na casa dos 60 anos, mas ainda forte e vigoroso. A caracterização, de cabelos brancos e de óculos, faz lembrar o ator Susumu Kurobe (o Hayata da série clássica) exatamente da forma como ele estava quando voltou a interpretar a forma humana de Ultraman no filme e série do Ultraman Mebius (2006~2007). Atualmente aposentado, o ator interpretou Hayata pela última vez numa ponta no filme Ultraman Saga, de 2012.

Ace e Ultraman.

No design mecânico, foi mantido o estilo visual do mangá, escancarando ainda mais a influência visual do Homem de Ferro do Universo Cinematográfico Marvel. Cheio de referências e homenagens ao passado e com boas doses de ação, esse animê pode agradar a pessoas que viram pouca coisa ou apenas ouviram falar de Ultraman. E, sem dúvida alguma, foi feito para agradar aos que acompanham o mangá e conhecem melhor a franquia. É uma versão alternativa altamente respeitosa ao legado da franquia Ultra, sem espaço para desconstrução.


Esse animê em CGI conseguiu uma boa repercussão e ganhou uma segunda temporada, com seis episódios, tendo estreado em abril de 2022. Uma temporada final será lançada em 2023. Para uma franquia tão longeva, é bom ver espaço para novas ideias e visões, sem descartar todo um legado de aventuras. Para quem descobriu esse universo agora e gostou, vale muito à pena conhecer o mangá, que desenvolve melhor os personagens e tem um traço dinâmico e elegante.


Saiba mais:

::: FICHA TÉCNICA :::

ULTRAMAN ~ ウルトラマン Estreia mundial: 01/04/2019 (Netflix) Total: 13 episódios

EQUIPE DE PRODUÇÃO Criação: Tsuburaya Pro, Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi Roteiro: Ryou Higaki, Toshiro Atsumi e Kurasumi Sunayama Character design: Masaki Yamada Trilha Sonora: Nobuko Toda e Kazuma Jin´nai

Direção: Kenji Kamiyama e Shinji Aramaki Produção: Production I.G e SOLA DIGITAL ARTS ELENCO (vozes originais) Shinjiro Hayata/ Ultraman: Ryohei Kimura Dan Moroboshi/ Seven: Takuya Eguchi Seiji Hokuto/ Ace: Megumi Han Shin Hayata: Hideyuki Tanaka Rena Sayama: Sumire Morohoshi Mitsuhiro Ide: Uo Ken Jack: Ryota Takeuchi Edo: Shigeru Ushiyama Yusuke Endo: Eiji Hanawa Bemular: Kaiji Soze Adacic: Yuichi Hose Adad: Kenjiro Tsuda Yapool: Akio Nojima


***************************


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural em diferentes mídias, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nossos parceiros:


bottom of page