top of page

Boletim Sushi POP 59

NESTA EDIÇÃO: O Senhor dos Anéis em animê, o final de ULTRAMAN, nova canção da banda Official HIGE DANdism, podcast sobre SPY x FAMILY e mais!

The War of Rohirrim

1) O Senhor dos Anéis em versão animê: Está em fase de produção uma nova obra envolvendo o universo de O Senhos dos Anéis. Agora, os fãs de J.R.R. Tolkien terão em breve um novo longa-metragem em animê, intitulado The Lord of the Rings: The War of the Rohirrim (ou “O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim”).


O novo filme é situado 183 anos antes dos eventos da trilogia cinematográfica de Peter Jackson. A trama apresentará a saga de Helm Hammerhand, o monarca de Rohan, e a luta de seu reino contra o exército dos Dunlendings. Trata-se de uma produção internacional, bancada pela New Line Cinema e Warner Bros. Animation, com roteiro de Phoebe Gittins e Arty Papageorgiou, a partir de um enredo desenvolvido por Jeffrey Addiss e Will Matthews. A equipe também contou com a consultoria da roteirista Philippa Jane Boyens, que trabalhou na versão de Peter Jackson.


A direção será de Kenji Kamiyama, renomado diretor de animês como Jin-Roh, Patlabor, Blood: The Last Vampire, Ghost in the Shell: Stand Alone Complex, Star Wars: Visions, Blade Runner: Black Lotus, Eden of The East e várias outras obras. A animação será do estúdio japonês SOLA DIGITAL ARTS, da adaptação em animê para a Netflix do mangá ULTRAMAN. Apesar de um trabalho irregular visto na citada série, espera-se um outro nível de produção desta vez, por ser uma obra para cinema com financiamento americano. Será feita uma animação tradicional em 2D, com o acréscimo de efeitos digitais.

Como curiosidade, a roteirista Phoebe Gittins, que também é atriz, interpretou uma hobbit criança no filme O Senhos dos Anéis - A Sociedade do Anel (2001). Outro nome que esteve nas adaptações cinematográficas é a atriz Miranda Otto, que irá reprisar seu papel como Éowyn, fazendo a voz da personagem na versão animê. Apesar de toda a informação já disponível, imagens oficiais da produção estão sendo guardadas com muito sigilo, ao menos até a premiére francesa, que deverá proporcionar alguns vazamentos.


O longa está programado para estrear mundialmente em 12 de abril de 2024. Porém, terá uma pré-estreia ainda neste ano, durante a programação do Annecy Festival, grande evento dedicado ao cinema de animação, que acontecerá na França, entre os dias 11 e 17 de junho de 2023.

Como as notícias não são muito detalhadas, talvez seja exibida apenas uma prévia, trailer ou um trecho específico. A boa repercussão (ou não) dessa exibição no evento poderá impactar diretamente sua programação de lançamento.


2) ULTRAMAN - Temporada final:

Shinjiro Hayata com a armadura ULTRAMAN.

Aproxima-se a estreia da terceira e última temporada da adaptação do mangá ULTRAMAN, com as versões humanas dos heróis Ultra, que lutam com sofisticadas armaduras.


Em um universo onde somente o primeiro Ultraman veio à Terra, o jovem Shinjiro Hayata, seu pai, o velho Hayata (hospedeiro do Ultraman na série clássica) e seus aliados lutam contra uma grande conspiração espacial. Com muitas referências à série live-action de 1966, a batalha decisiva irá mostrar uma nova versão do monstro Zetton, que venceu o Ultraman original no passado e pertence a uma das espécies de kaiju mais poderosas do universo, tendo aparecido em muitas produções do Universo Ultra. O tema de abertura ficará novamente com a banda NOILION [veja o Boletim 15]. A série, novamente assinada pelo Production I.G e pela SOLA DIGITAL ARTS, estreia no próximo dia 11 de maio, pela Netflix. Vale ressaltar que a SOLA DIGITAL ARTS, também envolvida na produção do novo longa de O Senhor dos Anéis citado anteriormente, vive uma fase de grande prestígio internacional. Em outra notícia relacionada, a Netflix também está financiando o desenvolvimento de uma animação em CGI com o Ultraman original, com novos personagens, nova origem e uma nova abordagem. Será um longa-metragem, com estreia marcada para 2024.


3) Novo single de Official HIGE DANdism:


A popular banda Official HIGE DANdism (ou "Higedan" para os fãs), que já gravou temas para Tokyo Revengers e SPY x FAMILY, lançou no último dia 21 de abril sua mais nova canção, intitulada "TATTOO". A música é tema de um dorama da emissora TBS intitulado Pending Train, atualmente em exibição no Japão.


A canção está disponível em diversas plataformas digitais.


"TATOO"

Composição: Satoshi Fujihara (Higedan) Intérprete: Official HIGE DANdism


4) Entrevista com Makoto Shinkai:

Suzume

Recentemente, o portal Crunchyroll publicou uma entrevista em texto com o diretor Makoto Shinkai, que está colhendo uma excelente repercussão mundial pelo seu mais recente filme, Suzume.

Trecho da entrevista:

"Há muitos tipos de ruínas no filme (Suzume), e acho que elas são feridas na nação. Se você pensar no país como um corpo, as ruínas seriam suas feridas. Então, é como se Suzume viajasse pelas feridas do Japão e ela fecha essas feridas. Então, de certa forma, ela viaja pelo Japão e cura suas feridas. Ao mesmo tempo, ela cuida de suas próprias feridas. E, por fim, ela se cura e se recupera do desastre, podendo então sorrir e dar um passo em direção ao futuro. Eu queria retratar esse processo." - Makoto Shinkai



5) Do triunfo ao pessimismo: Mudanças na visão dos mangás shonen?


Recentemente, o portal Crunchyroll publicou um artigo extremamente interessante, a partir de thread do jornalista espanhol Amílcar Trejo Mosquera sobre os "Três Sombrios da Shonen Jump". O texto discorre sobre a mudança de paradigmas que vem ocorrendo no mundo dos mangás shonen.

Jujutsu Kaisen

Tendo a Shonen Jump como parâmetro, o autor analisa que as histórias otimistas baseadas nos termos "amizade", "esforço" e "vitória" (algo muito forte na Shonen Jump) têm dado lugar a obras pesadas, mais complexas e repletas de pessimismo e amargura, como Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen e Hell's Paradise: Jigokuraku. Essas séries mais sombrias são colocadas dentro de uma proposta totalmente diferente de obras inspiradoras como Naruto, One Piece e Bleach.


Sinal dos tempos, espírito de nossa época, ou um fenômeno passageiro? Creio que o debate está apenas começando.

Confira:


6) Dublador Hiroya Ishimaru anuncia aposentadoria:

Hiroya Ishimaru, entre Koji Kabuto e Ultaman Taro.

Com uma vasta a aplaudida carreira, o ator vocal e dublador Hiroya Ishimaru anunciou recentemente que irá se aposentar. O veterano artista é conhecido como a voz oficial de Koji Kabuto (de Mazinger Z), Ultraman Taro, Kozuki Oden (de One Piece), além de ser a voz de Jackie Chan em muitas dublagens japonesas, entre inúmeros trabalhos. Ele completou 82 anos em fevereiro e declarou que pretende trabalhar até março de 2024. Que ele receba muitas homenagens e carinho dos fãs, pois sempre foi um grande profissional.


7) Papo sobre SPY x FAMILY no Bacon Podcast:


Recentemente, gravei uma nova participação no Bacon Podcast. Em um papo com a bancada formada pelo trio Lucas, Fernanda e Bruno, falamos sobre SPY x FAMILY e a questão da família como é abordada na série, e como é no Japão, um país com sérios problemas de natalidade. É o episódio 130 do Bacon Podcast, sempre com uma visão cristã e conservadora da cultura.

O episódio vai estrear no YouTube no dia 3 de maio (quarta-feira), às 20h30. A partir do dia 4, fica disponível também em áudio no canal do Bacon no Spotify. e principais agregadores de podcast. Depois, na dia 9 de maio (terça), às 18h00, será apresentado também na programação da Shock Wave Radio.


É minha segunda participação no Bacon Podcast. A primeira foi em 2022, no episódio 96, intitulado "O que a cultura pop japonesa tem a nos oferecer?"


**************

Confira TODAS as edições do BOLETIM, com muita informação e vídeos selecionados:


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

bottom of page