top of page

Boletim Sushi POP 17

Nesta edição: Aumentam as expectativas com Kamen Rider BLACK SUN, a cultura do cancelamento nos quadrinhos, Ultraman Decker e uma grande baixista japonesa em ação.

Kamen Rider BLACK SUN e Kamen Rider SHADOWMOON

1) Primeiras cenas de Kamen Rider BLACK SUN: No último dia 12, a Toei Company divulgou mais informações, imagens e o primeiro teaser trailer de Kamen Rider BLACK SUN, o reboot da série Kamen Rider BLACK, grande sucesso de 1987, exibido com sucesso no Brasil. As poucas imagens do teaser são carregadas de drama, ao som de uma trilha sonora envolvente. O material parece muito promissor e a repercussão foi imediata. O roteiro da nova série é de Izumi Takahashi, com trilha sonora de Kenta Matsukuma, concepção visual de Shinji Higuchi e efeitos especiais de Kiyotaka Taguchi. A direção é do aclamado Kazuya Shiraishi, encabeçando uma equipe de talentos reconhecidos. No elenco, Hidetoshi Nishijima será Kotaro Minami, enquanto Tomoya Nakamura será Nobuhiko Akizuki.


Aos 51 anos, o ator Hidetoshi Nishijima vive um grande momento em sua carreira. Em 2021, estrelou Drive My Car, filme premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2022. Pelo mesmo filme, foi premiado no Japão como melhor ator. Em maio, foi um dos nomes principais do elenco de Shin Ultraman no papel do líder da Patrulha Científica.


Kamen Rider BLACK SUN será transmitido para o mundo todo pela plataforma Prime Video, da Amazon. A data de estreia ainda não foi divulgada, mas será no outono japonês, entre setembro e novembro.


A série original do BLACK comemora 35 anos de estreia em 4 de outubro, mas o personagem foi apresentado ao público japonês pela primeira vez num especial de TV exibido em 27 de setembro de 1987. Podemos especular então duas datas significativas como possíveis escolhas para a estreia mundial de BLACK SUN. Aguarde maiores informações.


Confira o trailer (atualizado em 16/06):



2) A cultura do cancelamento nos quadrinhos:


No último dia 10, o canal Antigravidade promoveu um debate em sua bancada para falar sobre a cultura de cancelamento que existe nos bastidores dos quadrinhos e da cultura pop em geral. Um assunto sério e muito importante, com mediação de Mauricio Muniz, editor, tradutor e coautor do excelente livro O Império dos Gibis (Editora Heroica, 2020). A cultura de cancelamento, motivada por perseguição ideológica e censura ao livre pensamento, atingiu, em maior ou menor grau, muitos nomes do quadrinho brasileiro, inclusive este que vos escreve. Vale a pena saber o que anda acontecendo nos EUA e no Brasil, pois isso envolve questões de ética profissional e convívio social. Isso dificilmente atingirá o Japão, mas a hedionda cultura do cancelamento já existe muito entre os brasileiros que lidam com mangá e cultura pop por aqui.


3) Aproxima-se a estreia de Ultraman Decker:


A nova série de TV da franquia Ultraman irá dar sequência a Ultraman Trigger: New Generation Tiga, que prestou homenagem a Ultraman Tiga (1996), um marco das séries Ultra. Agora, Decker presta homenagem a Ultraman Dyna (1997), o sucessor de Tiga.


O visual parece uma variante de Dyna, e possivelmente a série de Decker será, assim como foi com Trigger, uma obra cheia de referências e repetição de situações. Trigger, de certa forma, foi uma mistura de reboot e continuação, mas ainda não se sabe se Decker seguirá o mesmo formato.

O tema de abertura ficou com a dupla SCREEN Mode, enquanto o encerramento é do veterano Hironobu Kageyama. Na série de Dyna, Kageyama cantou "Ultra High", o segundo tema de encerramento, na condição de vocalista da banda LAZY. Ultraman Decker estreia na TV Tokyo em 9 de julho de 2022, mas em termos de streaming internacional, não se sabe ainda se estará liberada no YouTube ou somente na plataforma Ultraman Connection.


Vídeo da apresentação de Decker:


4) A abertura de SPY x FAMILY no baixo:

A jovem baixista japonesa Mina integrou uma banda de pop-rock chamada GIRLFRIEND (que atuou entre 2015 e 2021) e atualmente uma de suas atividades é mostrar sua técnica tocando linhas de baixo de canções famosas do J-Pop.


Um de seus recentes vídeos mostra sua performance, cheia de técnica, para a linha de baixo de "Mixed Nuts", tema de abertura de SPY x FAMILY, lançada pela banda Official HIGE DANdism.


A grande habilidade de Mina já chamou a atenção do YouTuber americano Davie504, um mestre do baixo que, além de executar grandes performances, também promove excelentes músicos em seu canal.


- Curtiu o conteúdo? Confira TODAS as edições do BOLETIM Sushi POP!

***************

Gosta do meu trabalho de divulgação cultural neste blog e nas lives em que participo?


Considere fazer uma doação de incentivo. Reforçando meu orçamento, consigo adquirir mais materiais para resenha, pesquisa e estudos.


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo: - Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com


- Compartilhe este post em suas redes sociais! Ajude o Sushi POP a chegar a mais leitores. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus te abençoe!


Visite nosso canal parceiro:



bottom of page