top of page

ESPER - Velocidade da Luz

É hora de desvendar as aventuras de um herói tecnológico da distante década de 1960.

Esper: Um adolescente superpoderoso.

O termo "esper" é derivado da ficção científica e apareceu pela primeira vez em um conto do escritor americano Alfred Bester (1913~1987) intitulado Oddy and Id, em 1950. Um esper seria um indivíduo detentor de ESP - Extra-Sensorial Perception ou "percepção extra-sensorial", e esse tema seria muito explorado na literatura, em filmes, séries, quadrinhos e desenhos animados. Essa palavra também inspirou um super-herói clássico de tokusatsu cujos poderes vinham não da mente, mas da tecnologia. Aliás, o foco da série era sobre tecnologia, dentro e fora da ficção.


Kousoku Esper, ou Velocidade da Luz Esper foi uma série de 1967 da produtora Senkosha, com patrocínio da empresa Toshiba, que desejava promover suas lâmpadas e aparelhos elétricos e associar sua marca ao futuro, à tecnologia e à coragem. Assim como fora o National Kid para a National (atual Panasonic) em 1960, Esper era um símbolo para as campanhas da Toshiba.

Com seus jatos, Esper consegue alcançar a velocidade da luz.

O seriado foi exibido no Brasil na década de 1970, primeiro pela TV Tupi, no cultuado programa do Capitão Aza e depois na TV Gazeta, que na época praticamente só sintonizava bem em partes da capital paulista e em algumas cidades próximas.


A série contava as aventuras do garoto Hikaru Higashi, que se transforma no super-herói Esper, equipado com alta tecnologia para combater o mal e proteger a humanidade.


No primeiro episódio, o rapaz está fazendo um passeio de balão com seus pais, até que um acidente misterioso derruba o veículo. O balão havia se chocado com uma pequena nave vinda do planeta Esper, com um casal de pesquisadores alienígenas fugitivos. Os pais do menino morrem no acidente, e para tentar minimizar a tragédia, os aliens entram nos corpos sem vida e os restauram, assumindo suas identidades. Ingenuamente, Hikaru não percebe a troca e a vida seguiria normalmente, mas apenas por pouco tempo.

Os ardilosos aliens Giron.

Quando os aliens Giron, que haviam destruído o planeta Esper, ameaçam a Terra, os pais de Hikaru resolvem entrar em ação. Eles usam sua telepatia e conhecimentos alienígenas para ajudar seu parente, o Dr.Asakawa, a concluir seu ambicioso projeto de super-traje de combate.


Desenvolvido no Laboratório de Energia de Ondas de Luz, o traje é confiado a Hikaru, que se torna o super-herói Esper.

Esper com seu segundo uniforme.

Devidamente equipado com seu traje resistente e seu arsenal portátil, Esper pode acessar diversos recursos especiais: 1) Voo: Com botas anti-gravidade e um jato nas costas, Esper é capaz de voar a altas velocidades. Em ocasiões especiais, alcança a velocidade da luz, um feito que dura no máximo por um minuto e esgota as energias do traje.[Nota: A velocidade da luz é equivalente a 300 mil km por segundo.]

2) Redução de tamanho: Girando o disco em seu peito, pode encolher a tamanhos microscópicos por até 30 minutos.

3) Telepatia: Com seu capacete, pode acessar a habilidade natural dos seres esper de ler mentes e transmitir seus pensamentos a longas distâncias.

4) Replicação: Pode criar cópias de objetos inanimados, um recurso útil para enganar inimigos.

5) Visão posterior: É capaz de visualizar a última imagem vista por uma pessoa desacordada ou mesmo morta.

6) Habilidade de combate: O uniforme inclui um capacete com emissor de ondas de choque, arma de energia na cintura e uma pistola com diferentes tipos de raios.

7) Screen/Tela de proteção: Espécie de campo de força que protege o uniforme. Isso permite tanto que ele viaje pelo espaço quanto mergulhe nas profundezas do mar. Porém, o calor em excesso pode prejudicar o funcionamento do traje.

Esper e sua poderosa arma de raios.

Ao longo da série, Esper recebe a ajuda do passarinho-robô falante Chika, que lhe ajuda a elaborar estratégias e formas de ataque. Os inimigos usam de vários planos para causar destruição e tentar dominar a Terra, e Esper consegue frustrar seus objetivos usando de coragem e astúcia.


Logo, o neto do Dr. Asakawa, o pequeno Koichi, entra em ação como Esper 2, usando um traje parecido e pilotando um carro voador, o Super Ni-Gou (ou "Super Número 2"). O parceiro-mirim do herói possui poderes similares, mas ainda pouco desenvolvidos.

O pássaro-robô Chika, conselheiro do herói.

O ator principal, Kiyotaka Mitsugi, tinha apenas 14 anos na época e chamava a atenção por sua altura, de 1,76m. Ele sofreu nas filmagens por conta do traje de borracha, que atingia altas temperaturas devido ao calor da iluminação no estúdio, chegando a desmaiar ao menos em duas ocasiões durante os trabalhos. Bastante profissional para sua idade, faria boa carreira no meio artístico.


Em 1973, Mitsugi viveu Jiro Nishida, um dos integrantes do esquadrão ZAT, na icônica série Ultraman Taro. Acabou participando de poucos episódios da série, pois foi escalado para viver o papel principal na série de época Shirojishi Kamen, que teve 13 episódios. Kyotaka se tornou uma celebridade em seu país, atuando em muitas produções e até fez algumas gravações como cantor.

Esper e o pequeno Esper 2.

O mangá original, assinado por Riji Asano, foi publicado na extinta revista Shonen, da editora Koubunsha, entre 1966 e 68. Ainda durante a produção do mangá, a série de TV foi exibida entre agosto de 1967 e janeiro de 68, com sucesso mediano. Lembrando que em outubro de 1967 houve a estreia de Ultra Seven, que arrebatou o público e atraiu muito mais atenção. Mas o jovem aventureiro seguiu firme, com seu projeto bem mais modesto.


A série era uma verdadeira pérola em uma época bastante ingênua. Imagine uma família desenvolvendo armas de combate para serem usadas pelas crianças para combater uma ameaça alienígena. Mas Esper tinha histórias criativas e se conectava diretamente com seu público-alvo.


Pela Nihon TV, Esper era exibido aos sábados, às 19h00, um horário considerado nobre. Pelas retransmissoras pelo país, os horários variavam, mas sempre entre o fim de tarde e começo da noite, um horário em que a família se reunia para jantar e ver TV.

O traço original de Niji Asano (à esquerda) e a versão de Leiji Matsumoto.

Assim que a série terminou, no começo de 1968, começaram as reprises em emissoras menores pelo país e o personagem seguiu agradando muita gente que não havia acompanhado a exibição original.


Com a boa audiência das reprises, uma nova série em mangá foi planejada, desta vez sob encomenda do jovem autor Akira Matsumoto, que posteriormente mudaria seu nome artístico para Leiji Matsumoto. Ainda em atividade, é uma lenda viva do mangá e do animê, famoso como autor das séries Capitão Harlock e Galaxy Express 999 e co-criador do mangá Patrulha Estelar - Yamato e sua icônica versão em animê.


Desde sempre um autor com ideias próprias, ele impôs várias mudanças que fizeram de seu Esper uma versão diferente da original. O Esper de Leiji Matsumoto foi publicado na revista Shonen Book, título extinto da editora Shueisha, entre 1968 e 69 e gerou dois volumes compilando suas aventuras.

Expher

Muitos anos depois, uma homenagem a Esper surgiu em 1984 na revista Comic Margarita (da Ed. Kasakura), com o mangá STAND BY EXPHER. A nova história apresentava uma heroína que tinha o mesmo nome de Hikaru Higashi e seu uniforme era inspirado no visual clássico. Porém, a revista foi cancelada e a série ficou incompleta, existindo poucas referências a ela atualmente.


Esper foi uma série bem-sucedida em uma época altamente experimental da TV japonesa. Com criatividade, o estúdio conseguiu se aproximar muito de seu público, com um herói adolescente e outro ainda criança, vivendo aventuras incríveis.


Com a saga de Esper e seu parceiro Esper 2, as crianças da época tiveram heróis com quem podiam se identificar facilmente. Afinal, qual garoto não gostaria de um ter capacete, um jato nas costas e uma arma de raios? Com tudo isso e muito mais, Esper era pura diversão!

Garoto-propaganda oficial da Toshiba.

::: FICHA TÉCNICA :::

Título original: Kousoku Esper ~ 光速エスパー

Estreia no Japão: 01/ 08/ 1967 (TV Nihon)

Número de episódios: 26

Emissoras no Brasil: TV Tupi e TV Gazeta


EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação e design dos personagens: Riji Asano

Planejamento: Miki Matsumoto

Roteiro: Kazuo Ikeda, Masaru Ino, Tadakuaki Yamazaki, Ryuzo Nakanishi, Satoshi Tanimura e Tatsuo Tamura

Trilha sonora: Katsuhisa Hattori

Direção de efeitos especiais: Masaru Takahashi

Direção: Yoshihiro Ishikawa, Hiroshi Fukuhara, Ken Yamada, Toru Toyama, Masami Tamura e Sumio Iwaki

Produtor: Toshio Kobayashi

Realização: Senkosha

ELENCO

Hikaru Higashi/ Esper: Kiyotaka Mitsugi

Masato Higashi (pai): Toshio Hosokawa

Shizuka Higashi (mãe): Chiaki Tsukioka

Dr. Asakawa: Jun Usami

Koichi Asakawa/ Esper 2: Atsushi Degawa

Koutarou Asakawa (pai de Koichi): Shigou Ayakawa

Chika (voz): Reiko Katsura (eps. 1 a 16) e Yoshiko Ota (17 a 26)


::: E X T R A :::


Abertura: Kousoku Esper no Utá (ou "A canção de Esper - Velocidade da Luz")

Letra: Osamu Yoshioka / Melodia: Ryoichi Hattori (*)

Intérprete: Hiroshi Mochizuki

(*) Algumas vezes creditado como Hajime Hoshi


***************



***************


- Apoie o meu trabalho através da plataforma Apoio Coletivo, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com


- Se não tiver condições no momento, ajude a divulgar, que assim estará contribuindo bastante com o trabalho feito aqui.


- Curta, comente e compartilhe este post em suas redes sociais! Obrigado!

bottom of page