top of page

Fuuka - Amores, música e... Twitter!

Uma série sobre amadurecimento e as reviravoltas da vida.

Fuuka Akitsuki (à esquerda) e Koyuki Hinashi: Proximidade pela música e pela rivalidade no amor.

[Atenção: O texto abaixo contém spoiler. Sou de uma época em que isso não importava, mas hoje sou obrigado a avisar, mesmo que a série não seja tão recente.]


Yuu Haruna é um adolescente um tanto retraído, que vive com suas três irmãs em Tokyo depois que seus pais foram para o exterior a trabalho. Duas das irmãs são mais velhas, já adultas e trabalham, e a outra é a caçula da família, ainda uma pré-adolescente.


Bastante tímido e inseguro, Yuu sente-se um pouco desconfortável por ser o único homem da casa e fica constrangido com a falta de pudor das irmãs - somente Maya, a mais velha, se comporta de modo mais recatado.


Sendo um aluno transferido, a timidez de Yuu só atrapalha pra fazer amizade e ele se refugia no celular, especificamente no Twitter, que é a rede social mais popular no Japão, ao invés do quase onipresente Facebook. Principalmente no início da série, Yuu vive digitando com seus contatos de Twitter, tendo uma vida virtual mais agitada que a real. Até que ele conhece uma certa pessoa que irá mudar sua vida.

Yuu Haruna

Acidentalmente, Yuu conhece a esquentadinha Fuuka Akitsuki, uma garota muito bonita e rebelde. Ela é filha de um famoso ginasta e, a despeito da insistência do colega Kazuya Nachi, do clube de atletismo da escola, ela não pretende seguir os passos do pai.


Ela sente-se meio sem rumo, sem saber o que quer da vida e tem seu refúgio na música. Seu melhor amigo é Makoto Mikasa, bastante maduro para a idade e gay assumido. E apesar do primeiro contato meio atrapalhado, Yuu e Fuuka acabam desenvolvendo uma intensa amizade.


Uma das coisas que Yuu e Fuuka tem em comum é a paixão pela música. Coincidentemente, ambos são fãs de uma famosa banda chamada Hedgehogs (em hiato de atividades) e da cantora e compositora Koyuki Hinashi (uma estrela em ascensão).

A banda The Fallen Moon.

O que bem pouca gente sabe é que Yuu e Koyuki foram amigos de infância. Como ela se tornou uma grande estrela do J-pop, Yuu acha que ela nem se lembra mais dele. Ledo engano, ela não apenas lembra como ainda nutre uma forte paixão por ele desde os tempos da infância e sonha reencontrá-lo.


Do outro lado, Fuuka descobre sua vocação: bastante afinada e de voz potente, ela resolve entrar para a música e arrasta (quase literalmente) com ela seus amigos Yuu e Makoto em busca de recursos para essa aventura. Makoto já tocava piano, mas Yuu tem que aprender a tocar baixo do zero, coisa que irá testar sua admirável força de vontade. Mas antes de tudo isso começar a ganhar forma, um reencontro com a bela Koyuki bagunça toda sua vida.

Fuuka Akitsuki

Para complicar, Koyuki tem muitos fãs obcecados com ela. Sobre isso, é preciso ter em mente que, no Japão, há uma relação meio doentia entre muitos fãs e seus ídolos, especialmente as jovens artistas multimídia chamadas de idols. No Japão, muitos fãs desenvolvem um amor platônico pelas artistas e, quando descobrem (ou desconfiam) que sua musa tem um relacionamento no mundo real, a reação pode ser violenta.


Muitas artistas japonesas já tiveram a carreira e vida destruídas ou sofreram sérios danos à sua imagem e trabalho apenas porque foram vistas em um encontro com alguém do sexo oposto. E a série mostra esse lado particularmente doentio da sociedade japonesa quando lida com artistas idolatrados por batalhões de virgens sonhadores que jogam toda sua expectativa de felicidade em alguém que nem sabe de sua existência. [Nota: Veja o review do mangá Virgem Depois dos 30]

Koyuki, uma idol do J-pop.

Em meio a tudo isso, Yuu e Fuuka vão ficando cada vez mais próximos e torna-se bastante evidente que ela é apaixonada pelo rapaz. Os acontecimentos vão se sucedendo rapidamente e o tímido e sem jeito com garotas Yuu se vê em uma situação delicada, entre duas garotas que ele não quer ver magoadas, iludidas ou enganadas de forma alguma.


E a banda vai ganhando forma, com o reticente Kazuya na bateria e a excêntrica Sara na guitarra. Surge a banda de rock The Fallen Moon (depois, Blue Wells), destinada a ter uma estreia conturbada.


Enquanto amadurecem para a vida, esses jovens precisam encarar os desafios do mundo da música profissional. Koyuki, para se manter na área, e Fuuka e sua banda, para conseguir aparecer e fincar sua marca perante o público. Mas o destino move suas engrenagens e o que parecia ser apenas o começo para os cinco amigos ganha rumos inesperados.


Fuuka surgiu como mangá em 2014 na revista semanal Shonen Magazine, da editora Kodansha. O autor é Kouji Seo, nascido em Hiroshima em 26 de julho de 1974. Ele tem criado reputação como autor que sabe dosar o apelo comercial de seu trabalho com tramas de qualidade. Fuuka terminou em 2018, sendo compilada em 20 volumes, mais uma edição especial.


Na versão animê, ele escreveu as letras de "Climber´s High" e "Watashi no sekai "("Meu Mundo"), temas de abertura e encerramento, respectivamente.

Capa do volume 1 do mangá original.

Fuuka é uma obra derivada da série Suzuka, publicada por ele entre 2004 e 2007, com 18 volumes. Em Suzuka, o tema central é esporte e é contada a história de Suzuka e Yamato, os pais de Fuuka. Suzuka teve um animê em 2005, com 26 episódios. Mas não é necessário conhecer a série de Suzuka, isso apenas irá acrescentar mais nuances às histórias e desenvolvimento dos personagens.


Fuuka não chegou a ser um grande fenômeno de vendas, mas é um produto bastante simpático e com boa repercussão no Japão. Voltado ao público shonen (garotos adolescentes), tem seus momentos "fan service" de malícia e sensualidade, mas não é agressivo ou obsessivo como acontece em muitos títulos (apesar de imagens promocionais bem erotizadas lançadas antes da série estrear). O contexto geral é suave, capaz de agradar também ao público feminino e sua forte ligação com música acabou incentivando a criação da versão em animê em 2017.


A produção é boa, mas há alguns momentos irregulares na animação e construção das figuras. A direção, no entanto, tem muita sensibilidade e tanto o cotidiano mais banal quanto as situações de humor e drama são bem equilibradas, criando um bom ritmo narrativo.


Apesar das muitas situações típicas de uma comédia juvenil e dos já citados momentos fan service meio forçados (qual não é?), há um componente de realismo que permeia a obra. Por mais doce e idealizada que seja uma situação, o enredo de Fuuka mostra que reviravoltas e tragédias podem acontecer com qualquer um, a qualquer tempo, estejam ou não as pessoas preparadas para seguir em frente.


Ao morrer tragicamente em um acidente numa situação banal, a personagem-título passa a ser uma presença lúgubre a permear toda a história a partir da fatalidade. Os momentos alegres passam a ter um lado triste e amargo.


O animê tem diferenças marcantes em relação ao mangá e, a partir de certo ponto, tornam-se universos bastante diferentes, pois a morte da protagonista acontece antes da metade do mangá, mas não acontece na série de TV. Tendo boa repercussão, a série completa foi lançada em DVD e Blu-ray em 2017, com uma luxuosa Blu-ray box em 2018.


Com transmissão oficial quase simultânea em relação ao Japão, o público brasileiro pôde acompanhar a série Fuuka pelo portal Crunchyroll. De curta duração e totalmente voltado ao público jovem, esse é um título que jamais seria comprado para exibição em TV aberta e dificilmente chegaria à TV paga.


Divertida, tocante, polêmica e cheia de nuances, a história de Fuuka rendeu um bom animê para quem busca uma série curta. E para quem gostar, o mangá (ainda inédito oficialmente no Brasil) oferece uma experiência diferente e mais intensa.


Blu-ray box, um mercado ainda relevante no Japão.

Ficha técnica


Fuuka ~ 風夏

Estreia mundial: 06/01/2017

Total: 12 episódios


Criação: Kouji Seo

Roteiro: Aoi Akashiro

Character design: Yoshino Honda

Trilha sonora: Takuro Iga e WEST GROUND

Direção: Keizô Kusakawa

Realização: Diomedéa

Classificação indicativa: 14 anos (sugerida)

Site oficial: fuuka.tv


Elenco (vozes):

Yuu Haruna: Yusuke Kobayashi

Fuuka Akitsuki: Lynn

Koyuki Hinashi: Saori Hayami

Kazuya Nachi: Kazuyuki Okitsu

Makoto Mikasa: Soma Saitou

Sara Iwami: Mikaku Komatsu

Maya Haruna: Mikako Takahashi

Saori Oonishi: Hibiki Haruna

Chitose Haruna: Kaede Hondo

Suzuka Akitsuki: Kanako Mitsuhashi

Yamato Akitsuki: Daisuke Nakamura

Tama (Hedgehogs): Manami Numakura


::: E X T R A :::


1) Trailer da série:


2) "Climber's High!" - Tema de abertura

Letra: Kouji Seo / Melodia: WEST GROUND / Arranjo: SHO from MY FIRST STORY

Intérprete: Manami Numakura

Compartilhe este post em suas redes sociais!



- Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com



- Não perca nenhuma atualização. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U

bottom of page