top of page

GRANBLUE FANTASY The Animation

Um herói destemido, uma donzela em apuros e um grande universo de aventuras.

Katalina, Gran, Lyria e Vyrn. Ao fundo, Bahamut.

Em um mundo fantástico, onde elementos medievais e sobrenaturais coexistem com uma estranha tecnologia, vive o jovem Gran. Forte e habilidoso com a espada, Gran sonha em ser reencontrar com seu pai, que partiu anos antes para um lugar fantástico e misterioso, conhecido como Estalucia, a Ilha das Estrelas.

Esse mundo, com pacatos vilarejos como o lar de Gran e fantásticas ilhas flutuantes, está sob a constante ameaça do Império Erste, que almeja a dominação mundial. Uma de suas armas secretas é uma garota com poderes místicos conhecida como Lyria.


A história começa a partir da fuga de Lyria, que é salva por Katalina, uma oficial traidora do Império. Durante a perseguição, elas se encontram com Gran, que estava acompanhado do lagarto alado (que odeia ser chamado assim) Vyrn. O confronto com os perseguidores do Império é violento e eles atacam usando um monstro gigante. Após um ato desesperado para salvar seu novo amigo, Lyria resolve invocar uma criatura lendária para lutar a seu lado, o poderoso Bahamut.

O espadachim Gran.

Gran passa a ter sua vida misticamente atrelada à de Lyria, e se vê obrigado a fugir com elas. Mas, longe de ver isso como um fardo, o rapaz vislumbra a possibilidade de encontrar seu pai. Partindo em uma rudimentar nave voadora, os jovens se atiram à aventura de suas vidas. Logo, irão encontrar mais guerreiros que se juntarão a eles para proteger Lyria e enfrentar o Império. Assim começa a saga de aventura GRANBLUE FANTASY The Animation, que surgiu primeiro como game estilo RPG individual para smartphone lançado pela empresa Cygames no início de 2014. Rapidamente, foi criando uma base sólida de fãs a ponto da produtora se aventurar por outras mídias. Quando foi lançado, muitos apontaram similaridades com a consagrada franquia Final Fantasy. E existe mesmo uma ligação entre os títulos, ao menos nos bastidores. O diretor de arte Hideo Minaba e o músico Nobuo Uematsu, antes de Granblue, trabalharam juntos em Final Fantasy VI, Final Fantasy IX e Last Odyssey.

Uma saga grandiosa, surgida em um jogo para smartphone.

Ainda em 2014, começou uma série de quatro adaptações literárias no formato light novel, tanto em formato impresso quanto digital, com cada volume trazendo códigos do jogo.


Finalmente, em 21 de janeiro de 2017, foi exibido nas redes de TV Tokyo MX, AT-X e BS11, uma animação com cerca de uma hora de duração, reunindo os primeiros dois episódios da anunciada série. Já como série de TV propriamente dita, estreou no dia 2 de abril de 2017, com transmissão simultânea para o Brasil pelo portal Crunchyroll. Tendo já sido vistos na TV japonesa, o site parceiro Crunchyroll soltou de uma vez as duas primeiras aventuras em sua programação.

Programada para 12 capítulos em sua primeira temporada, a história foi simplificada e muitos personagens ficaram de lado, para um melhor desenvolvimento de cada um. A animação é eficiente e a boa narrativa cria um mundo crível, apesar de totalmente fantasioso. Além do visual fiel ao jogo, foi preservada a inspirada trilha sonora original, assinada por Nobuo Uematsu e Tsutomu Narita.

Tendo já sido adaptado em animê e light novel, uma versão em mangá logo foi também produzida, tendo sido lançada no Brasil pela editora Panini.


Em 2019, uma segunda temporada do animê foi lançada, produzida dessa vez pelo estúdio MAPPA, com uma perceptível queda na qualidade. Em 2020, veio Gran Blues!, um animê que adapta a série de tiras de humor sobre o universo de GBF e também foi transmitida pela Crunchyroll. Enquanto isso, segue a produção de games, com cada lançamento sendo bastante aguardado pelos fãs.

GRANBLUE FANTASY é uma aventura leve e despretensiosa, com um excelente visual, ação, mistérios a serem desvendados e um grande universo a ser desenvolvido. Sendo ou não um fã do game original, um bom entretenimento.

Site oficial: granbluefantasy.jp/en - Em inglês e japonês, o site inclui o jogo para download em versões para Android e iOS. - Review do mangá


::: VÍDEOS SELECIONADOS :::

1) Tema de abertura original:

[ GO ] ~ Live

Letra e melodia: Motoo Fujiwara / Arranjo: BUMP OF CHICKEN & MOR Intérprete: BUMP OF CHICKEN


2) Trailer do game GRANBLUE FANTASY: Relink, projetado para PlayStation 4, PlayStation 5 e Windows. Ano: 2023


::: FICHA TÉCNICA :::

GRANBLUE FANTASY The Animation

Estreia no Japão: 02/04/2017 (Tokyo MX) Total: 12 episódios + 2 extras [*] Streaming oficial para o Brasil: Crunchyroll [* Nota: O primeiro episódio extra foi exibido na emissora Tokyo MX e o segundo, somente em DVD/Blu-ray.]

EQUIPE DE PRODUÇÃO Criação, planejamento e roteiro: Cygames Desenho dos personagens (character design): Toshifumi Akai Desenho mecânico (mecha design): Naohiro Washio Desenho das criaturas (creature design): Shiro Izumo e Yu Aoki Trilha sonora: Nobuo Uematsu e Tsutomu Narita Direção: Yuatsushi Ito Produção: Kenta Suzuki e Ryushi Moriya Realização: A-1 Pictures - Classificação indicativa: 14 anos (sugerida) ELENCO Gran: Yuuki Ono Lyria: Nao Toyama Katalina: Miyuki Sawashiro Vyrn: Rie Kugimiya Rackam: Hiroaki Hirata Rosetta: Rie Tanaka Io Euclase: Yukari Tamura


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com

- Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


bottom of page