top of page

Jiraiya - O Incrível Ninja

Relembre as aventuras do Sucessor de Togakure!

Jiraiya - Um clássico dos anos 80

Moderna família de ninjas, os Yamashi são os guardiões de parte de uma tabuleta misteriosa com o mapa da localização de Pako, lendário tesouro energético enviado à Terra por uma antiga civilização alienígena. A família de protetores é composta pelo viúvo Tetsuzan Yamashi e seus filhos Toha (o ninja Jiraiya), Kei (a kunoichi - ninja feminina - Himenin Emiha) e o pequeno Manabu.


A outra metade foi roubada e está na posse de Dokusai, o líder de um clã chamado Família de Feiticeiros, formado por ele, sua filha Benikiba, o guarda-costas Retsuga e um trio de homens-corvo sem grande poder, mas aparentemente imortais. A luta pelo tesouro milenar acaba envolvendo ninjas de diversas partes do mundo em uma série de batalhas onde o estilo Togakure dos Yamashi mostra sua força.

Jiraiya e sua milenar Armadura Olímpica.

Empunhando a poderosa Espada Olímpica, Jiraiya enfrenta desafiantes do Império dos Ninjas, que reúne os melhores do mundo na arte ninja. Alguns ninjas do Império (que apesar do nome não é um grupo oficial organizado e nem tem líderes) se aliam a Dokusai em busca de poder e de desafios para suas habilidades, enquanto outros acabam passando para o lado de Jiraiya. Mas o lado maligno é mais numeroso e a família Yamashi vive em perigo para proteger o segredo de Pako.

Os Yamashi: Kei (Emiha), Tetsuzan, Manabu e Toha (Jiraiya).

UMA FAMÍLIA (QUASE) COMUM E SEUS DESAFIOS


Uma das características mais interessantes desse seriado era o cotidiano da família Yamashi. Toha sabe que é adotivo - seus pais foram mortos protegendo o segredo de Pako - e é um ninja meio moleque, aparentando ter acabado de sair do colégio. Tetsuzan faz de tudo pelos filhos, sendo também bastante severo em sua educação e treinamento. Quando necessário, mostra que ainda é um grande e habilidoso mestre na arte ninja. Com falta de dinheiro por viver somente de bicos, em um episódio Toha resolve aproveitar uma viagem de Tetsuzan para montar uma academia de "aeróbica ninja", enchendo o salão de moças de colante. Mas o velho ninja volta antes do previsto e bota todo mundo pra correr. Kei é a irmã mimada e cheia de caprichos, mas seu lado ninja vai ficando mais forte com o tempo e ela assume a identidade de Himenin Emiha, trajando um uniforme similar ao do irmão. E Kei se torna o coração do lar dos Yamashi, uma adolescente que começa a série parecendo mimada, mas que vai amadurecendo e crescendo, assim como seu irmão caçula.


Manabu, o peralta caçula da família é um moleque que serve mais para arranjar encrenca, mas lá pelo final da série vai mostrando que pode ser de boa utilidade numa batalha, ajudando seu pai e seus irmãos. E, para a sorte de Jiraiya, ele conta com grandes heróis para ajudá-lo nos momentos mais difíceis.

Os primeiros aliados de Jiraiya são agentes secretos, os ninjas Yamin Spyker e Reiha Yagyu. Esta última é prima de Jiraiya e no início parecia que ia rolar algum clima entre eles, mas isso não foi adiante. Ela se torna a principal aliada de Toha e, mesmo depois que seu parceiro Spyker parte para outras missões pelo mundo, ela continua ao lado dos Yamashi até o final. Entre os grandes inimigos de Jiraiya, vale citar o mestre do kung-fu estilo ébrio, o terrível Kanin Dragon, além de Shang Kung-Fu, Satan, Tetsunin Steel, Aman Negro e outros, que deram muito trabalho ao jovem herói.


Os ninjas do império, como já foi dito, não são todos mal-intencionados. Muitos são lutadores honrados e alguns não apenas se tornam bons amigos, como acompanham Jiraiya na luta final contra a Família de Feiticeiros, como o Barão Owl, Kazenin Storm, Homem-Míssil e Lenin Wild. E quando o tesouro universal é revelado, surge também o gigante de metal Deus Jiray, energizado por Pako e controlado por Jiraiya quando eles se fundem. Do lado dos Feiticeiros, surge o devastador Hoshinin Dell-Star, inimigo milenar do primeiro Jiraiya e a feiticeira Aracnin Morgana, antiga amante de Dokusai.

Dokusai, o líder dos Feiticeiros.

UM NINJA POP O personagem está inserido, meio por falta de definição, na linhagem dos Metal Heroes, a mesma da qual fazem parte Jaspion, Spielvan e outros heróis metálicos. O personagem poderia ser alinhado com outros heróis ninjas da Toei, como o Henshin Ninja Arashi e o grupo Ninja Captor. O traje de Jiraiya é muito mais uma roupa protetora com partes em couro reforçado, ganhando ares de armadura blindada somente em ocasiões especiais, com o uso de adereços metálicos. Ainda assim, estar ligado a um gênero que era popular na época garantiu mais visibilidade ao personagem.


Jiraiya fez sucesso no Japão, mas teve relativamente pouca repercussão além do nicho de público de tokusatsu, sendo muito mais cultuado no Brasil, por conta de inúmeras reprises em horários variados. Mas, com 9,1% de audiência em média no Japão (índice que hoje em dia o faria ser um enorme sucesso), teve pique para segurar bem um ano de produção. Ele sucedeu Metalder, produção arrojada de pouco sucesso comercial e foi sucedido por Jiban, um autêntico "Robocop japonês" que foi muito popular tanto lá quanto aqui.


O herói chegou ao Brasil em 2 de outubro de 1989, na esteira do grande sucesso de Jaspion e Changeman e foi uma das séries mais populares da TV Manchete naqueles áureos tempos dos seriados tokusatsu, entre o final dos anos 1980 e primeira metade dos anos 90. Teve bonecos lançados pela Glasslite, gibi produzido no Brasil pela editora EBAL e um obscuro álbum de figurinhas oficial, distribuído somente em São Paulo, capital. E aqui vale lembrar que a grafia adotada no Brasil foi "Jiraya", mas aqui preferi adotar a escrita mais correta. O seriado, produzido pela Toei Company, foi distribuído em vídeo (as antigas fitas VHS) pela Top Tape, que também tinha no catálogo Jiban e Lion Man. Atualmente, está disponível em DVD de forma completa, em box da Focus Filmes e também faz parte do acervo do portal de streaming VIx (versão legendada). Com Jiraiya, o sombrio mundo dos ninjas ganhou uma cara amigável com uma família que, se não fossem as batalhas mirabolantes, poderia ser uma família como outra qualquer, que convive, sofre e luta sem perder a união e o amor.

CURIOSIDADES:


* Masaaki Hatsumi nasceu em 2 de dezembro de 1931 e é um ninja de verdade, além de médico. Ele já ministrou cursos e palestras sobre ninjutsu em outros países, sendo uma autoridade no assunto, com reconhecimento internacional. Em Jiraiya, o velho mestre contribuiu com diversas ideias para a produção. De fama internacional há muitos anos, ele foi consultor de artes marciais no filme inglês Com 007 só se vive duas vezes (1967). Ele clama ser o atual mestre do estilo Togakure e, aos 90 anos, ainda ensina a arte ninja em Chiba, no Japão. Em Jiraiya, optaram por usar um dublador de voz mais marcante, o veterano Dai Nagasawa.


* O nome original da família Yamashi é "Yamaji". E tanto eles quanto os vilões da Família de Feiticeiros (os Youma Ichizoku) receberam uma classificação imprecisa. O termo "ichizoku" realmente é a tradução para "família", mas o conceito mais aplicável é o de clã, um grupo de pessoas unidas por parentesco, com algum ancestral em comum.

Manabu e o Policial de Aço Jiban.

* O personagem Manabu fez tanto sucesso que apareceu no episódio 31 da série Jiban (1989), ajudando o herói a enfrentar um monstro ninja. O episódio, no entanto, usa o sobrenome original, Yamaji, criando alguma confusão entre os fãs brasileiros. O mesmo ator, Takumi Hashimoto, ficaria mais famoso no Japão em 1992, quando foi Tiger Ranger, o herói amarelo de Jyuranger, a primeira série japonesa transformada nos EUA em Power Rangers. Seu personagem, no entanto, foi substituído por uma mulher, Trini, a falecida Thuy Trang (1973~2001).

* Os termos "Espada Olímpica", "Armadura Olímpica" e afins foram criações da versão brasileira e não têm relação alguma com o original. O complicado nome espada original - Jikou Shinkou Ken - pode ser traduzido como "Espada magnética luminosa celestial". Espada Olímpica foi uma solução prática, mas não totalmente desvinculada do original, como pode parecer.


Havia uma relação com os Jogos Olímpicos, que foram tema dominante na mídia mundial no ano em que a série foi produzida. Jiraiya apresenta ninjas de várias partes do mundo, que lutam pelo tesouro Pako. 1988 era ano de olimpíada de Seul e isso influenciou até os materiais promocionais oficiais de Toei. Propagandas, cartazes e folhetos valorizavam essa luta entre ninjas de várias partes do mundo, para aproveitar o clima e chamar a atenção para uma verdadeira "olimpíada ninja". Já o título internacional da série era Global Ninja War: Jiraiya.

Jiraiya e seu sapo gigante, em arte de 1866, por Yoritoshi.

* Jiraiya surgiu como um personagem do folclore japonês, adaptado posteriormente em uma série de romances no século XIX. Na fábula, Jiraiya tem poderes mágicos e pode se tornar um sapo gigante, sendo também representado algumas vezes montando um animal desse tipo. Ele luta pela amada Tsunade e tem como grande rival o poderoso Orochimaru.


Jiraiya Gôketsu Monogatari ou "A história do galante Jiraiya" se tornou um sucesso perene e foi incorporada ao imaginário japonês, tendo servido de inspiração para o que seria o primeiro filme de tokusatsu: Gôketsu Jiraiya, também conhecido como Jiraiya The Hero, um curta-metragem mudo e em preto-e-branco datado de 1921. Além disso, a lenda de Jiraiya viria a inspirar também outros heróis modernos da cultura pop, como o integrante de uniforme negro do Esquadrão Ninja Kakuranger (1994) e o mestre do protagonista do mangá e animê Naruto (1999). Este último possui muito mais conexão com o Jiraiya do romance do que seus homônimos vistos nas séries tokusatsu da Toei Company.

Jiraiya, Emiha e Spyker

::: FICHA TÉCNICA :::


Título: Jiraiya - O Incrível Ninja Título original: Sekai Ninja Sen Jiraiya ~ 世界忍者戦ジライヤ ("Guerra Ninja Mundial - Jiraiya") Título internacional: Global Ninja War: Jiraiya Estreia no Japão: 24/ 01/ 1988 (TV Asahi) Número de episódios: 50 Criação: Saburo Yatsude Roteiro: Susumu Takaku, Kenji Terada, Kunio Fujii e outros Design: Katsushi Murakami (principal) Trilha Sonora: Kei Wakakusa Direção de ação: Kazuyoshi Yamada, Osamu Kaneda (Japan Action Club) Efeitos especiais: Nobuo Yajima Direção: Tetsuji Mitsumura, Itaru Orita e outros Realização: Toei Company, TV Asahi Emissoras no Brasil (principais): TV Manchete, Rede TV! e Band Versão brasileira: Álamo


Elenco: Toha Yamashi/ Jiraiya: Takumi Tsutsui

Tetsuzan: Masaaki Hatsumi (voz: Dai Nagasawa)

Kei/ Himenin Emiha: Megumi Sekiguchi

Manabu: Takumi Hashimoto Dokusai: Noriaki Kaneda (voz: Shogo Iizuka)

Benikiba: Hiromi Nohara

Retsuga: Ryô Nagamine (voz: Mori Shin) Reiha Yagyu: Tomoko Taiya

Agnes: Tamao Matsugi

Henry Hakushin: Masayuki Suzuki

Aracnin Morgana: Machiko Soga

Aracnin Morgana (jovem): Hidzuru Uratani

Kazenin Storm: Junichi Haruta Katherine: Dorothée Narrador: Toru Ohira Dublês: JAC - Japan Action Club

_______________________________________

O INCRÍVEL NINJA - ALÉM DA SÉRIE Roubando a cena em Ninninger:


No seriado da franquia Super Sentai de 2015, intitulado Ninninger, Jiraiya fez uma participação especial no episódio 34, todo dedicado a ele. Vemos um amadurecido Toha Yamashi de volta à ação, novamente interpretado por Takumi Tsutsui. É um episódio maravilhoso para os fãs da antiga série. - Veja um relato detalhado sobre esse incrível retorno no blog Casa do Boneco Mecânico.


Jiraiya e o Space Squad:


Em 2017, a Toei lançou o projeto de filmes para DVD/Blu-ray com exibição limitada em cinemas, o Space Squad, que os fãs passaram a aguardar como a versão japonesa dos Vingadores, o super grupo do Universo Marvel. Foi lançado um episódio zero intitulado Space Squad - Girls in Trouble, com as garotas da equipe Dekaranger (de 2004) e as parceiras dos sucessores de Gavan, Sharivan e Shaider. Com toques de ousadia e muita violência, o filme abriu caminho para Space Squad: Gavan vs Dekaranger, no qual os heróis se aliavam contra MacGaren (inimigo do Jaspion) e uma nova (e melhorada!) Benikiba, a antiga rival de Jiraiya. O próprio Jiraiya aparece de relance no final, quando é anunciado que novos integrantes seriam convocados para a super equipe.

Space Squad: O novo Jiraiya, com Gavan Type G (ao centro) e o segundo Shaider.

Em 2018, o filme Kyuranger x Space Squad, no qual o Gavan Type G e o novo Shaider se encontram com o enorme Super Sentai de 2017; em uma batalha contra vilões revividos liderados por Hoshinin Dell-star, outro velho inimigo de Jiraiya. Porém, não é nem Toha e nem Manabu que aparece vestindo a velha armadura.


Surge um novo Jiraiya, chamado Touma Amagi, sobre o qual nada é dito no filme, ele apenas surge em ação. Sua participação é rápida, de alguns segundos no começo e no final, e o personagem sequer tira o capacete para mostrar o rosto. Depois desse filme, o projeto Space Squad aparentemente foi abortado. Certamente, o mais querido ninja do tokusatsu merecia uma participação melhor.


Alexandre Nagado (Com agradecimentos a Bone Lopes e Anderson Lazarin.)


--------------------------------------------------------

bottom of page