top of page

Junji Ito: Diário dos Gatos Yon & Mu

Um mestre do terror e sua divertida relação com os felinos.

Capa da edição nacional, pela Editora JBC.

Com uma carreira extensa e produtiva, Junji Ito é o mais aclamado autor de mangás de terror e suspense, com muitas obras de sucesso. Mestre das imagens aterrorizantes, do grotesco e do sobrenatural, muita gente pode se perguntar como é a vida de alguém que cria histórias tão intensas e bizarras quanto Junji Ito. A resposta pode desapontar alguns, pois ele é um senhor bastante pacato, casado e que cria dois gatos.


Em "O Diário dos Gatos Yon & Mu", o próprio Junji Ito se apresenta como personagem, tendo como ponto de partida o momento em que ele e a noiva Akko foram morar juntos. Ela traz consigo dois gatos, e então o sisudo Jota (como Junji é apelidado) se derrete todo pelos felinos, depois de um primeiro contato cheio de receio. Ao longo de dez historinhas curtas e duas tiras, mais depoimentos; o leitor tem contato com o lado caseiro de Junji Ito, conforme ele vai aprendendo a lidar com gatos, enquanto fica cada vez mais comovido e envolvido com os felinos que passam a dominar sua residência. O primeiro contato com cada um dos gatos, a forma como os donos lidam com seus comportamentos, as crises de ciúmes e as preocupações, tudo sob a ótica exagerada e melodramática do autor.


O traço é versátil e variado, com uma narrativa envolvente e um senso de comédia muito peculiar. Há momentos em que a história parece que vai descambar para o terror, mas isso é parte do estilo hiperbólico do autor.

Yon e Mu, os enigmáticos felinos de Junji ito.

A paixão dele por felinos acabou se tornando tão notória que existem vídeos onde ele reage a gatos reais e gatos em animações.


Verdadeiro "tiozão dos gatos" Junji Ito revela seu lado bem-humorado e sensível, o que acaba rendendo passagens muito divertidas quando contadas em forma de mangá. Seu gosto pelo que é grotesco aparece em vários momentos, e de modo tão natural, que fica a impressão que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, mas o título é uma fofura só. Com bizarrices em alguns momentos, mas ainda assim com um certo encantamento. Em várias passagens, aqueles que tiverem gatos em casa irão achar o mangá muito mais divertido que os demais leitores.


As histórias que compõem o volume único de Yon & Mu foram publicadas originalmente entre janeiro de 2008 e fevereiro de 2009 na revista mensal para jovens adultos (público seinen) Magazine Z, da Editora Kodansha. Foi uma experiência bem-sucedida e um ponto fora da curva na carreira de um dos maiores mestres do terror contemporâneo. Não será surpresa se um dia ele voltar ao humor, pois já mostrou que seu domínio narrativo pode servir a qualquer tipo de história.

Junji Ito: Diário dos Gatos Yon & Mu

Título original: Itō Junji no Neko Nikki: Yon & Mū ~ 伊藤潤二の猫日記 よん&むー (2009)

Roteiro e arte: Junji Ito

Tradução: Luiz Kobayashi

Formato: 15 x 21 cm, com 116 páginas

Total: Volume único

Lançamento no Brasil: Editora JBC (2022)

Classificação indicativa: 12 anos (segundo a Ed. Kodansha, é 13+)


LEIA MAIS:

Gosta de gatos? Confira também a resenha: - CHI´S SWEET HOME


::: E X T R A :::


- Junji Ito reage a gatos em animê:


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural em diferentes mídias, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nossos parceiros:


bottom of page