top of page

RikeKoi: Cientistas apaixonados!

Quando o amor se torna um tema para atrapalhadas pesquisas científicas.

Yukimura e Himuro: Desvendando a ciência do amor.

No sério ambiente acadêmico, os pesquisadores Ayame Himuro e Shinya Yukimura se declaram apaixonados um pelo outro. Bom, quase isso, pois eles precisam provar um ao outro seu amor antes de se entregarem a um relacionamento. Sendo dois cientistas cursando doutorado em estatística na Universidade de Saitama; e também nerds em último grau, eles decidem analisar cientificamente o que estão sentindo.


Essa é a premissa de RikeKoi, abreviação de Rikei Ga Koi ni Ochita no de Shoumei Shite Mitá; cujo título internacional é Science Fell in Love, So I Tried to Prove it.


Tendo essa premissa básica, o que acontece a seguir é uma sucessão hilária de experimentos onde, com a maior falta de jeito do mundo, os dois inexperientes apaixonados precisam ter certeza de seus sentimentos. E para isso, envolvem todo o seu departamento, a saber: A veterana preguiçosa e maliciosa Ena Ibarada, o impulsivo otaku Kosuke Inukai e a voluntariosa Kotonoha Kanede (a única que tenta ser normal e enxerga o quanto seus colegas são estranhos), além do severo, porém paternal, Professor Ikeda.

Da esquerda p/ a direita: Shinya Yukimura, Ayame Himuro, Kotonoha, Ibarada e Kosuke.

Encontros e pequenos contatos físicos são analisados em pormenores, com tempo cronometrado, bem como batimentos cardíacos e temperatura sendo considerados itens fundamentais para fins de cálculo estatístico.


Em algumas passagens, surge na tela o ursinho Rikekuma, que explica conceitos científicos com a mania de inserir trocadilhos infames com a palavra "urso" o tempo todo (o que deve ser um desafio e tanto para a tradução).

Pesquisadores um tanto incomuns.


Apesar de direcionada ao público adulto jovem masculino - a demografia seinen, é uma obra bastante ingênua, com personagens engraçados e caricatos. O realismo passa meio longe de algumas situações, como quando o prof. Ikeda se enfurece e fica com jeito de Hulk. Ou quando vemos Ayame, cujo rabo-de-cavalo fica balançando se ela está emocionada ou simplesmente feliz. Nesses momentos, o mulherão que ela é fica com jeito de adolescente apaixonada e as cenas do rabo-de-cavalo se agitando dão aquele ar de fofura para a personagem.


Para muitos, pode soar bizarro demais o comportamento dos protagonistas - e é mesmo, daí a graça - mas o que é certo é que no Japão os relacionamentos amorosos são bem mais discretos e as manifestações públicas de afeto são mais incomuns. Além disso, o contato físico entre as pessoas é muito menor do que no ocidente, e é preciso ter em mente essas diferenças para apreciar melhor a história.

O mangá, por Alifred Yamamoto.

Outro ponto a se destacar é que o roteiro faz muita referência à cultura pop japonesa, tornando a obra bem mais palatável para quem é familiarizado.


O galante de fachada Kosuke é um otaku do tipo que se diz "em relacionamento amoroso" por que vê como sua namorada virtual uma personagem de games. Também são feitas piadas com BL, sigla de "Boys Love", um gênero de mangá que explora romances gays (geralmente platônicos), mas com público majoritariamente feminino e heterossexual. E há também pelo menos uma referência ao grupo pop AKB48, entre várias outras citações de cultura pop japonesa, que sem dúvida já são familiares para uma boa parcela do público brasileiro de animês.

Imagem promocional da versão live-action, estrelada por Nana Asakawa (Ayame) e Shun Nishime (Yukimura).

A série RikeKoi surgiu a partir de uma webcomic publicada desde 2016 no site COMIC Meteor, da Flex Comix. A série já foi compilada em sete edições impressas, com um oitavo volume previsto para lançamento em março de 2020.


Em 2018, a obra foi adaptada em uma minissérie em quatro episódios para TV, que preparou o terreno para um longa para cinema, que estreou no Japão em fevereiro de 2019. Para o público japonês, a versão em animê foi licenciada pela Amazon Prime, enquanto que no ocidente, faz parte do catálogo Crunchroll.


Com sua premissa ingênua, situações hilárias e momentos tocantes, RikeKoi é uma boa opção para quem busca uma série ligeira e divertida. Uma segunda temporada estreou em 2 de abril de 2022.

Capa do single "PARADOX", cantado por Sora Amamiya, a voz de Ayame Himuro.

::: FICHA TÉCNICA :::


Título original: Rikei Ga Koi ni Ochita no Deshou Meishitemitá ~ 理系が恋に落ちたので証明してみた

Título internacional: Science Fell In Love, So I Tried To Prove It

Estreia no Japão: 11/01/2020 (Tokyo MX - emissora principal)

Total: 12 episódios


Equipe de produção:


Criação: Alifred Yamamoto (mangá)

Composição da série: Rintaro Ikeda

Roteiro: Rintaro Ikeda e Michiko Yokote

Design e animação de personagens: Yusuke Ichiuchi

Story-boards: Toru Kitahata, Yoshihiro Takamoto e outros

Trilha sonora: hisakuni, Shoichiro Hirata, Iku Otsuka,

Shuhei Takahashi, Takuma Sogi e Yuko Takahashi

Direção musical: Yuuichi Imaizumi

Direção de arte: Hirofumi Sakagami

Direção de animação: Toshihiko Itojima e outros


Produtores: Ryo Aizawa, Takayuki Takagi, Enki Motoki, Hiroaki Tsunoda, Manabu Yokoyama, Mitsuru Date e outros

Direção geral: Toru Kitahata

Produção de animação: Zero-G

Realização: Comitê de Produção de Animação RikeKoi


Elenco

Shinya Yukimura: Yuma Uchida

Ayame Himuro: Sora Amamiya

Kotonoha Kanede: Natsuko Hara

Ena Ibarada: Nichika Oomori

Kosuke Inukai: Jun Fukushima

Prof. Ikeda: Ryotarô Okiayu

Rikekuma (urso): Momo Asakura


::: VÍDEOS :::

1) "PARADOX" - Tema de abertura

Letra: Yuki Fujiwara/ Melodia e arranjo: Kazuki Tomita/ Arranjo de metais: Ken Matsubara

Intérprete: Sora Amamiya


2) Trailer oficial do animê (2020):

3) Trailer do filme em live-action (2019):


4) Trailer da segunda temporada (2022):

5) "Paradox" - Sora Amamiya

- Versão acústica gravada para o canal The First Take.

***************



***************


- Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com (O PIX tem sido mais usado, mas ainda mantenho o Apoio Coletivo como forma preferencial de arrecadação.)


- Compartilhe este post em suas redes sociais! Ajude o Sushi POP a chegar a mais leitores.

bottom of page