top of page

Saber Rider e Os Guardiões do Espaço

Faroeste e robôs gigantes no melhor estilo anos 80!

O Comando da Cavalaria

Por Bruno César [*]


Nos anos 80 os desenhos, séries e filmes com tema espacial faziam grande sucesso, tanto no ocidente quanto no oriente. Dentre os vários títulos do gênero, surge em 1984 um animê que misturava ao tema alguns elementos de faroeste e robôs gigantes (mechas), este era Sei Jūshi Bismarck, ou como foi chamado no ocidente, Saber Rider and the Star Sheriffs. A produção do estúdio Pierrot estreou na televisão japonesa pela Nippon TV (NTV), sendo exibida entre 7 de outubro de 1984 e 29 de setembro de 1985.


A mistura de tais elementos de sucesso, assim como sua bela animação, chamaram a atenção da produtora norte-americana World Events Productions (WEP), que comprou seus direitos e fez algumas alterações para adequá-la ao público ocidental. Assim ganhou o novo título Saber Rider and the Star Sheriffs, novo tema de abertura e nova edição com alguns cortes, além de mudar a ordem dos episódios. Os nomes dos personagens também foram adaptados para haver maior identificação com o público americano, aos moldes do que o estúdio Trans-Lux fez ao importar o animê Speed Racer (Mach Go Go Go) aos Estados Unidos nos anos 60. A estreia na televisão americana ocorreu em 14 de setembro de 1987, tendo o último episódio exibido em 2 de setembro de 1988.

Os heróis: Saber Rider, Colt, Bola de Fogo e April

A trama se passava no futuro, no século XXII, quando os habitantes da terra haviam conquistado o espaço, colonizando outros planetas e chamando-os como "Nova Fronteira". Logo surge um grupo alienígena, conhecido como Foras-da-lei, que invadem a terra e a Nova Fronteira a fim de roubar seus recursos. Tais seres são liderados por Nemesis e pertencem à dimensão da Zona Vapor. Assim é formada a equipe de defensores da Nova Fronteira, chamada como Comando da Cavalaria ("Star Sheriffs" na dublagem americana), formada pelo Comandante Eagle que recruta três valentes cavaleiros para formar a equipe, que já contava com sua filha April Eagle, uma doce jovem francesa, muito valente nos momentos de batalha.


Os três heróis são: Saber Rider, um especialista em lutas com espadas, que anda em um cavalo mecânico e tem origem escocesa. Bola de Fogo ("Fireball" na dublagem americana), um jovem impulsivo e ex-piloto de corridas, tem origem japonesa. Colt, um ex-caçador de recompensas que atira com grande precisão e tem origem norte-americana. Para combater as ameaças à Nova Fronteira o time de heróis conta com um super robô gigante, com aparência de cowboy, chamado Ramrod ("Bismarck", no original).


A Nova Fronteira, embora alcançada por tecnologia espacial, tinha aparência e leis semelhantes ao Velho Oeste, com a população vestindo trajes de acordo com o ambiente, usando chapéus, fivelas, esporas e botas. A mistura de cenários de faroeste com naves e veículos futuristas tornam o visual da série muito interessante. O quarteto protagonista, quando usava roupas civis, não se diferenciava muito das demais pessoas, sobretudo Colt, que usava trajes bem característicos de cowboy. Porém, ao entrar em ação, usavam trajes metálicos da mais alta tecnologia, lembrando as armaduras dos heróis das séries tokusatsu da linhagem Metal Hero (como Jaspion, Jiban, etc).

O primeiro episódio mostra a formação da equipe de heróis, assim como o clima das batalhas que viriam no decorrer da série de forma bastante eficiente. O quarteto se une após o surgimento de um vilão chamado Vanquo, passando a pilotar o robô Ramrod e agir sob as ordens do Comandante Eagle. O primeiro encontro de Saber Rider e Bola de Fogo ocorre de forma tensa e interessante, quando disputavam um quarto em um hotel lotado. Ainda no início da trama conhecemos o personagem Jesse Blue, que à princípio era um membro do Comando da Cavalaria, mas logo se revela um traidor, passando a integrar o time de vilões da série.


Estreou no Brasil com o título Saber Rider e os Guardiões do Espaço em meados de 1989 pelo SBT, sendo exibido inicialmente no programa Show Maravilha e algum tempo depois no Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá. Infelizmente foi reprisado poucas vezes, saindo do ar em menos de dois anos após sua estreia, fazendo com que poucos se lembrem da série atualmente.


A dublagem foi realizada nos estúdios do próprio SBT, que dublou várias séries, desenhos e novelas da época, quando algumas empresas prestavam serviço à emissora cedendo vozes e direção. No caso de Saber Rider a empresa responsável foi a MAGA, que escalou conhecidas vozes da época como Marcelo Gastaldi (Saber Rider), Carlos Laranjeira (Bola de Fogo - 1ª voz), Ulisses Bezerra (Bola de Fogo - 2ª Voz), Fábio Vilalonga (Colt), Cecília Lemes (April), Osmiro Campos (Comandante Eagle), Renato Master (Nemesis) e Nelson Machado (Jesse Blue).

Ainda nos anos 90 teve os primeiros episódios lançados em fitas VHS, porém com nova dublagem realizada no estúdio paulista Alamo, contando com novas vozes, sendo Mauro Eduardo Lima (Saber Rider), Eduardo Camarão (Bola de Fogo - chamado como "Fireball" nesta dublagem), Élcio Sodré (Colt), Rosana Peres (April), Mário Vilela (Comandante Eagle), João Francisco Garcia (Nemesis) e Ézio Ramos (Jesse Blue).


No início dos anos 2000 a distribuidora Mundo Animado lançou os dois primeiros episódios em um único volume de DVD, contando com a mesma dublagem das fitas VHS. Infelizmente o animê nunca mais foi reprisado em nenhuma emissora brasileira ou mesmo lançado por completo em serviço de streaming ou mídia física. Situação diferente dos Estados Unidos, onde o titulo é considerado um grande clássico e foi lançado por completo em um luxuoso box de DVDs.


[*] Bruno César é autor do blog Clássicos na TV


::: E X T R A :::


- Conheça a abertura e encerramento da versão original BISMARCK:


"Fushigi CALL ME" ~ 不思議 CALL ME ("Mystery CALL ME")

Letra: Akira Ootsu / Melodia: Kisaburou Suzuki / Arranjo: Osamu Totsuka

Intérprete: MIO

"Yume Ginga" ~ 夢銀河 ("Dream Galaxy")

Letra: Akira Ootsu / Melodia: Kisaburou Suzuki / Arranjo: Osamu Totsuka

Intérprete: MIO


::: FICHA TÉCNICA :::


Saber Rider e Os Guardiões do Espaço Título original: Seijuushi Bismarck ~ 星銃士ビスマルク Título internacional: Saber Rider and the Star Sheriffs

Estreia no Japão: 07/10/1984 (NNS/ NTV) Estreia nos EUA (como Saber Rider): 14/09/1987 Total: 51 episódios (52 na versão Saber Rider) Emissora no Brasil: SBT

EQUIPE DE PRODUÇÃO (Bismarck)

Criação: Studio Pierrot

Produção/ Coordenação: Yuji Nunokawa

Planejamento: Nagayuki Toriumi

Composição da série: Mitsuru Majima

Roteiro: Mitsuru Majima, Mitsuo Aimono, Kazuhito Kushima, Satoe Sasano e Tsunehisa Itou

Design de personagens: Shigeru Kato

Design Mecânico: Yasuhiro Moriki, Design Office Mechaman

Trilha sonora: Osamu Totsuka

Direção de Arte: Geki Katsumata

Direção: Masami Anno

Direção-geral: Akira Shigino

Produtores: Norio Hatsukawa (NTV), Yuko Mitsumori (Studio Pierrot)

Realização: Nippon TV, Studio Pierrot


Adaptação para Saber Rider: World Events Productions Trilha sonora (Saber Rider): Dale Schacker Diretor de adaptação: Frank Cofod


ELENCO ~ Vozes originais (Nomes ocidentais entre parênteses) Shinji Hikari (Fireball Hikari/ Bola de Fogo): Yoku ShioyaYoku Shioya

Richard Lancelot (Saber Rider): Bin Shimada Bill Willcox (Colt Willcox): Kazuhiko Inoue Marianne Louvre (April Eagle): Chie Kojiro

Charles Louvre (Charles Eagle): Hiroshi Ito Leader Hyuza (Nemesis): Seizou Kato

Gattler (Zattler): Banjou Ginga Perios (Jesse Blue): Hirotaka Suzuoki


bottom of page