top of page

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Dos games para o mangá, uma saga marcante.


Em uma pacata vila do reino mágico de Hyrule, vive um garoto chamado Link, membro do povo Kokiri. Ele é o único dos kokiri que não é acompanhado de uma fada, pelo fato de não ser natural do lugar. Fugindo de uma perseguição, pouco antes de morrer, sua mãe o deixou aos pés da grande árvore falante Deku, considerada protetora e sábia conselheira dos Kokiri. Mas o reino de Hyrule e todo o mundo correm um grande perigo. 


O poderoso e traiçoeiro Ganondorf, conhecido como o Rei Negro do Povo do Deserto, almeja conquistar toda a civilização. Para cumprir seu objetivo, ele busca o poder absoluto que poderá conseguir se reunir o lendário artefato Triforce, formado por três Jóias Espirituais. 


O inimigo está infiltrado no castelo onde vive a bondosa Princesa Zelda, que possui a Ocarina do Tempo. Uma ocarina é um tipo de flauta e Link também possui uma, presente da amiga Saria. A Ocarina do Tempo de Zelda deverá ser tocada em frente a um antigo templo por quem reunir as três Jóias Espirituais. Somente assim o ritual de invocação do poder estará completo. Se caírem em mãos erradas, a Triforce e a Ocarina do Tempo podem significar o fim da paz em Hyrule e em todo o mundo conhecido. 

Capa de edição japonesa com a fase em que Link aparece como criança. 

Inicialmente sem saber de quem se tratava, Link conhece a bela Princesa Zelda e logo eles ficam muito próximos. O garoto se decide a reunir as cobiçadas jóias para proteger o reino. Para a missão, é acompanhado pela cintilante - e geniosa - fada Navi, que é vista apenas como uma esfera de luz com pequenas asas. 


Quando Ganondorf inicia o grande ataque contra o reino de Hyrule, Zelda é levada em segurança pela sua protetora, a guerreira Impa. O paradeiro delas é desconhecido e Link parte para tentar encontrar a princesa e salvar o reino. 


Em suas andanças, Link conhece muitas pessoas das diferentes raças do reino e encontra seres mágicos, tentando sempre ajudar quem cruza seu caminho. Alguns encontros, porém, se tornam marcas dolorosas em sua jornada de amadurecimento e da busca pela Princesa Zelda. 


Link precisa conseguir armas especiais e deverá se tornar um jovem adulto para cumprir seu destino como o Herói do Tempo. Com a transição de idade de Link, a trama se divide em duas fases distintas, com o protagonista como criança e depois como adulto. Assim é, basicamente a trama desse bom mangá de edição única lançado no Brasil pelo selo Planet Manga, da editora Panini.

Link pronto para o combate, empunhando a poderosa lâmina Master Sword.

A arte do trabalho é boa e expressiva, sendo que a narrativa no geral é boa, mas tem alguns pulos, com certos acontecimentos sendo jogados muito rápido na trama, com poucas explicações. Em parte, isso se dá pelo fato de ser preciso acomodar muitas situações em um espaço limitado. Também se percebe que o trabalho privilegiou a arte antes da clareza narrativa. Mas, justiça seja feita, os desenhos são muito bem executados, com dinamismo e expressividade. 


Além dos dois arcos de história, há também histórias fechadas ambientadas nas duas fases distintas do personagem Link. Completando o projeto editorial, há alguns esboços e estudos de personagem que são mostrados, dando um sabor especial à edição. Assim, o mangá cumpriu bem a tarefa de adaptar um dos games mais famosos da empresa Nintendo. 


The Legend of Zelda: Ocarina of Time é um dos vários títulos da série de games The Legend of Zelda, iniciada em 1986 pela Nintendo. Grande sucesso mundial, os jogos de Zelda fizeram do destemido e inocente Link um dos heróis mais queridos dos games. Em 1992, teve seu jogo Zelda: A Link to The Past adaptado em mangá pelo grande mestre Shotaro Ishinomori (1938~1998). 


foi lançado o aguardado jogo The Legend of Zelda: Tears of The Kingdom, para a plataforma Nintendo Switch. Continuação direta dos eventos do jogo The Legend of Zelda: Breath of The Wild (2017), o novo game vendeu mais de 10 milhões de unidades pelo mundo em apenas três dias, segundo divulgou a Nintendo. A marca foi atingida em tempo recorde para a franquia, que por enquanto ainda tem em Breath of The Wild seu maior sucesso, tendo vendido 30 milhões de cópias.

A bela Princesa Zelda, do reino  de Hyrule (fase adulta).

O jogo Ocarina of Time foi lançado originalmente em 1998 para a plataforma Nintendo 64, sendo que teve uma versão 3D lançada em 2011 para o Nintendo 3DS. A presente adaptação em mangá, que tem suas diferenças em relação ao jogo, foi iniciada em 1999 e ficou a cargo de Akira Himekawa, que na verdade é o pseudônimo de uma dupla, não de uma pessoa só. 


Conhecidas no meio editorial apenas como Honda A e Nagano S, possuem um trabalho de alto nível técnico. Além de outras histórias da franquia Zelda, elas já produziram uma versão do clássico Astro Boy e até para a série americana My Little Pony. 


O trabalho em Ocarina of Time foi compilado originalmente em duas partes (fase da infância e fase adulta) e depois foi reunida em uma edição única de luxo, que serviu de base para a versão brasileira, um pouco mais simples que a original. 

O jogo teve uma versão em 3D, para o Nintendo 3DS, em 2011.

Com mais de 380 páginas, a edição lançada pela Planet Manga / Panini tem 18 páginas coloridas, sendo 14 delas com o início da história. A editora também lançou no Brasil os volumes com as aventuras Oracle of Seasons - Oracle of Ages, Majora´s Mask - A link to the past, Four Swords e Minish Cap - Phantom Hourglass, todos assinados por Akira Himekawa.


Pra quem curte os games de Zelda, é item essencial de colecionador. O mesmo pode ser dito para quem aprecia uma boa e despretensiosa aventura cheia de ação, humor e drama. 

O traço elegante de Akira Himekawa. 

The Legend of Zelda: Ocarina of Time ~ Perfect edition


Título original: Zeruda no Densetsu: Toki no Okarina ~ ゼルダの伝説 時のオカリナ

Roteiro e arte: Akira Himekawa

Baseado em jogos e personagens da Nintendo Co. Ltd.

Editora: Panini Comics/ Planet Manga (2017) Tradução: Felipe Muciolli

Formato: 15 x 21 cm, com 384 páginas

Total: Volume único

Classificação indicativa (sugerida): Livre


 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


- Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 



::: LINKS RECOMENDADOS :::


(Lista de BLOGS sobre cultura pop)








bottom of page