top of page
Ale Nagado

Boletim Sushi POP 69

Nesta edição: GODZILLA -1.0, autor de Super Campeões homenageado no Japão, novo aplicativo para criar mangá, WagakkiBand e as artes marciais na cultura pop!

Godzilla Minus One: Filme promete um pesadelo de grandes proporções.

1) Novo filme de Godzilla produzido no Japão: No final do ano, um novo filme japonês de Godzilla promete assombrar o público. Chamado de GODZILLA MINUS ONE, ou apenas G -1.0, o filme terá roteiro, efeitos visuais e direção de Takashi Yamazaki, um diretor que construiu seu prestígio tanto com animê quanto com produções em live-action. Em seu currículo, a versão live-action de Yamato - Patrulha Estelar (2010) e os animês Lupin III: The First (2019) e Stand by Me Doraemon (2020).

A nova história promete um reboot imponente e a mais trágica versão para o primeiro ataque do Rei dos Monstros. O filme será ambientado em 1945, logo depois que o Japão perdeu a guerra e se encontrava devastado. Com a ideia de mostrar um povo que perdeu tudo, indo "do zero ao menos 1", será contada uma história de horror e suspense, com efeitos especiais de ponta. É o primeiro longa japonês do personagem desde Shin Godzilla, em 2016. Um teaser trailer impressionante foi lançado no último dia 11 de julho. Godzilla Minus One será lançado no Japão no dia 3 de novembro (70 anos após o filme original) e nos EUA no dia primeiro de dezembro de 2023. Ainda não foi anunciada a distribuição do filme para outros países.

2) Criador de Super Campeões homenageado no Japão:


O autor de mangá Yoichi Takahashi, criador da saga Super Campeões, foi incluído no Hall da Fama do futebol japonês. O anúncio foi feito no último dia 22 de junho, pela Japan Football Association. A honraria foi concedida em reconhecimento à contribuição da série Super Campeões em popularizar o futebol no Japão.


Sucesso em vários países, a saga esportiva criada por Takahashi tem como fãs grandes ídolos do futebol como Neymar, Zinedine Zidane, Lionel Messi e Kylie Mbappe.

Yoichi Takahashi e sua maior criação: Super Campeões

Na mesma ocasião, foram indicados Hero Osawa, o primeiro diretor da Associação de Treinadores de Futebol do Japão, Kuniya Ojin, ex-presidente da Japan Football Association, o ex-jogador e treinador brasileiro Sergio Echigo e as garotas do time japonês que venceu a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2011, realizada na Alemanha.


A cerimônia do Hall da Fama irá acontecer no próximo dia 10 de setembro.


3) Novo vídeo da WagakkiBand:


A WagakkiBand lançou, no último dia 14, o vídeo oficial de sua canção "The Beast", que é o tema de abertura da segunda temporada do animê Baki Hanma. O lançamento é parte da atual campanha de lançamentos da banda, que está vivendo uma grande fase. [Ver Boletim 68]


A canção está disponível em diversas plataformas digitais.


"The Beast" Composição: Machiya / Arranjo: WagakkiBand

Intérprete: WagakkiBand


4) Novo aplicativo para autores iniciantes:


A Shonen Jump+ lançou uma nova versão do aplicativo World Maker, que permite a qualquer um criar um lay-out de história em quadrinhos, ou um story-board que pode ser usado para uma animação ou live-action.


Para quem não sabe, tanto um lay-out quanto um story-board são esboços de uma história. A diferença é que uma página de lay-out representa uma página de quadrinhos com diagramação e distribuição de elementos, divisão de quadros, ângulos, balões e até onomatopeias. Já um story-board representa cenas a serem filmadas, não havendo necessidade de diagramação (já que cada quadro é sempre o formato de tela), balões ou outros elementos. Em um story-board, textos e diálogos vão separados das imagens, geralmente em uma tabela, lado a lado. Já em um lay-out de página, tudo será pensado em como será a aparência final da arte. É comum que roteiristas que sabem desenhar entreguem seus roteiros como lay-out, ao invés do formato universal de script. Há uma tendência geral a substituir o termo lay-out por story-board, eliminando a distinção entre páginas desenhadas e filmagens.

Exemplo de modelos prontos e personalizáveis que o app oferece.

O aplicativo permite tradução para 17 idiomas. Para marcar seu lançamento, foi anunciado o concurso Jump+ World Maker Contest. O regulamento está somente em japonês, mas podem participar candidatos de qualquer parte do mundo (desde que escrevam e entendam japonês), que devem enviar um lay-out de 50 páginas com roteiro completo para um novo mangá. O vencedor terá seu projeto desenhado pelo autor profissional Taishi Tsutsui, do mangá We Never Learn. - Regulamento completo (em japonês)


5) As artes marciais na cultura pop:


No último dia 12 estreou, no YouTube e no Spotify, a terceira parte da série de conferências sobre artes marciais com o professor Evandro Pontes no Bacon Podcast. Participei como convidado e foi uma conversa muito interessante e agradável.


Nesta terça (dia 18/07), às 18h00, o podcast também será apresentado na programação da Shockwave Radio.

 
 

- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


::: LINKS RECOMENDADOS :::


::: BLOGOSFERA :::


bottom of page