Coleção em Ação Show - Volume 2
- Ale Nagado

- 9 de out.
- 3 min de leitura
A continuação de um mergulho na nostalgia e no colecionismo.

Lançado no final de 2024, o livro Coleção em Ação Show, do colecionador e criador de conteúdo Teily Fabio, era uma extensão de seu canal homônimo no YouTube. Em suas páginas, ele trouxe muitas informações e curiosidades sobre séries, desenhos animados e brinquedos. O sucesso levou ao lançamento de um volume 2, onde outros assuntos do universo do colecionismo e da cultura pop são explorados.
Com muita justiça, há um capítulo todo dedicado às primeiras animações japonesas exibidas na saudosa Rede Manchete: O Pirata do Espaço, Don Drácula, Super Aventuras, D´Artagnan e os Três Mosqueteiros e Patrulha Estelar. Personagens e momentos marcantes são relembrados, com muita informação e contexto.
No segmento sobre a Patrulha Estelar, Teily Fabio apresenta sua visão sobre a lenda, jamais comprovada de maneira convincente, sobre a primeira temporada ter sido exibida no Brasil. O Sushi POP vai por outro caminho e considera fortemente a hipótese de exibição limitada, conforme contado no Canal Túnel do Tempo TV.
Jonny Quest, Os Caça-Fantasmas, SOS Comandos, Galaxy Rangers, Sectaurs, Transformers e os Gobots, são abordados com saborosos detalhes de produção e lançamento, tanto nos EUA quanto no Brasil. Muito se fala sobre os brinquedos correspondentes a cada franquia, e esse é um grande diferencial da obra, que resgata memórias da empresa Gulliver, que marcou a infância de muita gente, assim como a Glasslite, Mimo e Estrela. No setor dos brinquedos lançados no Brasil, ficamos sabendo como coleções inteiras foram montadas adaptando-se produtos e personagens de diferentes origens.

Falando ainda em brinquedos, um dos capítulos fala sobre antigos e clássicos produtos, como o Cubo Mágico e a Mola Maluca, dando espaço também para os eternos "soldadinhos verdes", bonequinhos estáticos e monocromáticos que atravessam gerações.
No principal capítulo do livro, intitulado "Os desenhos animados dos anos 1980!" o autor questiona se as tão amadas animações daquela época seriam apenas comerciais estendidos de brinquedos. Esse capítulo é interessantíssimo ao apresentar muitos fatos sobre toda a competitividade agressiva que existia nos bastidores do entretenimento americano, em uma época de grande efervescência criativa e comercial.
É contada a guerra entre fabricantes de brinquedos por maiores lucros no segmento, bem como as lutas políticas e ações governamentais para restringir a publicidade de produtos infantis. O autor conta, com grande riqueza de detalhes, o caso americano de cerceamento de publicidade infantil, que aconteceu muito antes do que houve no Brasil, inclusive pontuando opiniões muito sensatas, que passam longe da cabeça de nossos políticos e legisladores.

Apesar de ser um livro, a obra é visualmente apresentada como se fosse uma revista, ou um belo almanaque composto por matérias variadas. O texto tem toda a linguagem coloquial e os maneirismos verbais de Teily Fabio, dando a impressão de que ele está dialogando com o leitor. Para quem está acostumado com seus vídeos, quase dá para ouvir a voz dele enquanto se lê o texto.
O livro conclui com depoimentos de Cleber Marques, Iagno Andrade, Valdeir Oliveira, Rodrigo Ribeiro, Luis Grama e Alessandro Venturelli, todos colecionadores que também são criadores de conteúdo.
Uma coleção é apenas a parte visível de uma experiência que junta nostalgia, memórias e histórias de vida de cada um que resolve organizar brinquedos e miniaturas em uma estante. A grande lição do livro, e contar isso não é nenhum spoiler, é que seu projeto não é apenas sobre desenhos, entretenimento ou brinquedos, é sobre memórias e experiências de vida.
Coleção em Ação Show - Volume 2: Nostalgia e colecionismo daquele jeitão!
Autor: Teily Fabio
Prefácio: Renato, do Nerd Show
Ilustrações adicionais: Michel Borges
Projeto gráfico: Leonardo Bussadori
Editores: Marcus Garrett, Leonardo Bussadori
Formato: 21 x 29,7 cm, com 148 páginas
Lançamento: Edições Cosmos (2025)
APOIO FINANCEIRO: É possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ou agradecimento ao trabalho de décadas feito em prol da cultura pop japonesa no Brasil, através do PIX: nagado@gmail.com
LINKS RECOMENDADOS:










