top of page

Músculo Total

Um herói dos ringues que é o herdeiro de um legado.

Por Bruno César [*]


O público brasileiro acompanha produções japonesas desde a década de 1960, quando eram exibidas na televisão algumas séries tokusatsu como National Kid, Ultraman e Robô Gigante, além de animês como Ás do Espaço, Tarô Kid e Speed Racer. Mas foi na década de 1990 que as produções orientais se tornaram uma verdadeira mania, que se prolonga até os dias de hoje. Isso se deve ao sucesso da exibição do animê Os Cavaleiros do Zodíaco pela Rede Manchete, que além de render ótimos índices de audiência, trouxe uma leva de produtos relacionados à série, inclusive mangás. A partir deste sucesso, várias outras séries, dos mais variados gêneros, chegaram ao país. Porém, por mais que os anos passem, o gênero mais amado no Brasil segue sendo o shonen (títulos voltados ao público infanto-juvenil masculino). Alguns exemplos deste gênero, além de Cavaleiros do Zodíaco, são Dragon Ball, Yu Yu Hakusho, Super Campeões, Naruto, One Piece e Kinnikuman. Este último teve uma breve passagem pela TV paga brasileira com uma série de sequência da franquia, intitulada Kinnikuman Nisei, ou como ficou conhecida por aqui, Músculo Total.

O mangá do Kinnikuman original, com homenagem ao Ultraman, uma de suas inspirações.

O mangá original de Kinnikuman começou a ser publicado em 1979, na revista Weekly Shōnen Jump. A série é uma criação de Yudetamago, pseudônimo da dupla de mangakás Yoshinori Nakai e Takashi Shimada. Seguiu em publicação até 1987 com muito sucesso, logo ganhando uma adaptação em animê, que estreou em 1983.


A versão animada rendeu um total de 137 episódios, exibidos semanalmente pela Nippon TV (NTV) entre 3 de abril de 1983 e 1 de outubro de 1986. Posteriormente foram lançados vários spin-offs, filmes e jogos baseados na série. O sucesso de Kinnikuman segue firme e forte no Japão até os dias de hoje. Provas disso são a existência de um dia no calendário japonês, dedicado à série, chamado como “Kinnikuman Day”, e a loja especializada em artigos da série, chamada Muscle Shop, localizada em Osaka.

A série original apresenta o herói chamado Suguru Kinniku, mais conhecido como Kinnikuman (literalmente “Homem-Músculo”), herdeiro do trono do Planeta Músculo, que caiu na terra, ainda bebê, quando viajava em uma nave com seus pais. Embora seja muito forte, Kinnikuman é um sujeito muito desajeitado. Para provar ser digno do trono de seu planeta natal, deve participar de torneios de luta livre contra os maiores guerreiros do universo. A trama se inicia de forma bastante cômica, mas vai tomando ares mais sérios com o passar do tempo. Durante sua jornada ganha vários amigos e aliados, como Terryman, Robin Mask, Buffaloman e Ramenman.

Ilustração da versão mangá de Kinnikuman Ni-sei, por Yudetamago.

A versão que chegou ao Brasil é um spin-off produzido pela Toei Animation, em 2002, baseado no mangá Kinnikuman Ni-sei (ou "Kinnikuman Segunda Geração"), publicado entre 1997 e 2005. Foi exibido no Japão pela TV Tokyo e logo importado aos Estados Unidos pela 4Kids Enterteinment, onde ganhou novo tema de abertura, alguns cortes e o título internacional Ultimate Muscle. Foi exibido também em países latino-americanos, fazendo grande sucesso, sendo intitulado como Kid Músculo nos países de fala hispânica, enquanto no Brasil foi traduzido o título norte-mericano para o português, como Músculo Total.

A trama apresentava o filho do Kinnikuman original, que se chamava Mantaro Kinnikuman, sendo mais conhecido como Kid Músculo. Os eventos desta série se passam 28 anos após o fim da série clássica, quando a terra viveu um período de paz, já que os heróis do passado haviam derrotado os inimigos que ameaçavam o planeta. Tais heróis aqui são tratados como lendas, aparentando mais idade e trazendo várias referências do animê original. Porém, logo surge uma nova ameaça à terra, o grupo maligno chamado DMP, que tinha a intenção de destruir o planeta. Assim é convocado um novo time de heróis, formado pelos filhos das lendas do passado. Dentre os novos escolhidos está o jovem Kid Músculo, tão forte e desajeitado quanto o pai, que à princípio não parecia estar muito disposto a manter o legado da família Kinnikuman.

No primeiro episódio é apresentada a nova ameaça à terra, com a chegada do grupo DMP, que viajou o espaço em um rochedo gigante com forma de punho. Assim, a Liga dos Músculos, formada pelas antigas lendas, percebe que precisa formar novos heróis para defender a terra, já que seus integrantes já estão velhos e cansados para o combate. Assim, os filhos das antigas lendas são convocados a treinar na Academia de Hércules, onde apenas os melhores serão selecionados para a missão em defesa da terra. A equipe foi formada por Kid Músculo, Terry Canyon, Wally Presa e Dik Dik Van Dik. Outro personagem marcante é Kevin Máscara, que à princípio era um antagonista, mas logo torna-se aliado dos heróis.

Kid Músculo, o sucessor de uma lenda.

Os personagens da série original aparecem no decorrer dos 77 episódios, com destaque para o encontro de Kid com o antigo treinador de seu pai, o baixinho e nervoso Carne, em uma cena engraçada e ao mesmo tempo emocionante, marcando a chegada do novo herói à Terra. O conselho de mestres da Liga dos Músculos é formada por Robin Mask, Ramenman, Buffaloman e outros sábios do Planeta Músculo.

Músculo Total é uma série que mescla ação com altas doses de humor. Destaque para a cena em que Kid dança e canta uma música em homenagem a seu prato favorito, arroz com carne, que se repete por quase todos os episódios. Há quem diga que a série original de Kinnikuman influenciou vários outros shonen posteriores, à exemplo da primeira série de Dragon Ball, que mesmo sendo um título de ação, conta com vários momentos cômicos.

Estreou no Brasil em julho de 2003 pelo extinto canal pago Fox Kids, às 19h30, ao lado de vários outros títilos nipônicos exibidos no bloco Invasão Anime. Em 2004 o canal foi vendido, passando a se chamar Jetix, seguindo com a exibição do animê, em horário nobre, durante algum tempo. A dublagem foi realizada no estúdio paulista Centauro, contando com as vozes de Rodrigo Andreatto como Kid Músculo, Marcelo Campos como Terry Canyon, César Marchetti como Wally Presa, Sérgio Rufino como Dik-Dik Van-Dik, Eudes Carvalho como Kevin Máscara e Ivo Roberto como Carne.

Embora seja um título de grande sucesso no Japão, no Brasil é pouco lembrado atualmente, por ter sido exibido apenas na TV paga e não ter produtos, como mangás e bonecos, lançados em nosso mercado. O único item lançado por aqui foi um volume em DVD, com os dois primeiros episódios, pela Imagem Filmes, enquanto nos Estados Unidos foi lançada uma grande coleção de bonecos da série pela Bandai.


[*] Bruno César é autor do blog Clássicos na TV


::: FICHA TÉCNICA :::


MÚSCULO TOTAL Título original: Kinnikuman Ni-sei ~ キン肉マンII世

Título internacional: Ultimate Muscle

Estreia no Japão: 09/01/2002 (TV Tokyo)

Total: 77 episódios (51 em 2002 + 13 em 2004 + 13 em 2006)

EQUIPE DE PRODUÇÃO


Criação: Yudetamago Roteiro: Hiroyuki Kawasaki, Akatsuki Yamatoya e Hiro Masaki Story-boards: Toshiaki Komura, Toru Yamada, Hiroki Shibata e outros

Design de personagens: Masaki Sato

Diretor chefe de animação: Yuji Hakamada

Diretor de arte: Masayasu Yamaguchi

Trilha sonora: Cheru Watanabe

Direção: Gou Koga, Hiroki Shibata, Hirotoshi Rissen e outros

Direção geral: Toshiaki Komura

Produtor: Osamu Honma

Produtor: Naotake Goto (TV Tokyo), Kyotaro Kimura, Toru Usuki (Yomiuri Advertising), Shinji Shimizu, Ten Washio (Toei Animation)

Produção: TV Tokyo, Yomiuri Advertising, Toei Animation


ELENCO PRINCIPAL (Vozes em japonês, com nomes originais entre parêntees)


Kid Músculo (Mantaro Kinniku): Kentaro Masaya

Terry Canyon (Terry The Kid): Toshiyuki Morikawa

Wally (Seiuchin): Takumi Yamazaki

Dik-Dik Van-Dik (Gazelleman): Yasunori Masutani

bottom of page