top of page

Ryukendo

Uma série criada a partir de uma linha de brinquedos para rivalizar com os super-heróis da Toei.

Ryukendo

Por Bruno César [*]


Em janeiro de 2006, a fabricante de brinquedos Takara Tomy, lançava sua primeira série tokusatsu na televisão japonesa: Ryukendo (Madan Senki Ryukendo, que pode ser entendido mais ou menos como "Crônicas dos Projéteis Mágicos - Ryukendo"). A produção, realizada em parceria com a produtora We’Ve Inc, apresentava um herói que enfrentava uma organização criminosa que utilizava poderes mágicos e terríveis monstros para conquistar seus objetivos, aterrorizando os habitantes de uma pequena e, até então, pacata cidade japonesa.

 

A série teve boa repercussão em seu país de origem, rendendo um total de 52 episódios, exibidos entre 8 de janeiro e 31 de dezembro de 2006 pela TV Aichi. O sucesso de Ryukendo levou a produtora a investir em uma nova série, produzida na sequência, chamada Tomica Hero Rescue Force.

 

O visual da armadura de Ryukendo era muito bem elaborado, lembrando alguns heróis da franquia Kamen Rider. O elenco contava com atores muito carismáticos, a exemplo do protagonista, interpretado por Shougo Yamaguchi. O desenvolvimento da série ficou à cargo de um time de profissionais que já haviam trabalhado em outra séries tokusatsu da franquia Ultraman.

Ryugan'o e Ryukendo, batendo uma bola.

A trama se inicia com a chegada do jovem Kenji Narukami à pequena cidade de Akebono, onde trabalharia como policial. Coincidentemente, no exato momento de sua chegada, ocorria mais um dos vários ataques da organização maligna Yamanga, que enviava seu exército, formado por soldados de cor roxa chamados como Servos, para atacar os cidadãos. Tal organização era liderada pelo terrível Doutor Worm, criador de monstros que utilizava o poder das Chaves Madan. Tinha como aliado o espadachim Yack Moon (ou Jack Moon, no original), que mesmo sendo um vilão apresentava-se como um guerreiro honrado. O objetivo da organização era atacar as pessoas de Akebono, onde localizava-se o estratégico Ponto de Poder, para assim acumular energias negativas que fariam ressurgir seu terrível líder, chamado como Fantasma Verde.


Durante o combate, o jovem Kenji mostra sua grande coragem, ao enfrentar um monstro voador gigantesco que o carrega nas costas. Neste momento, a espada GekiRyuuken escolhe o rapaz como o guerreiro que lutaria contra as forças de Yamanga, transformando-o no herói Ryukendo. Logo, o jovem se junta à organização S.H.O.T. (Shoot Hell Obduracy Troopers), que tinha sua base localizada abaixo da Central de Polícia de Akebono. Esta funcionava de forma secreta na luta contra os seres malignos que atacavam a cidade.

Doutor Worm

O comandante da S.H.O.T. era Yuuya Amachi, que tinha como disfarce a função de faxineiro na Central de Polícia de Akebono. Para lutar ao lado de Ryukendo, também com uma poderosa armadura, estava o frio e centrado Juushirou Fudou, que nos momentos de ação se tornava o guerreiro Ryugan’o (ou Ryuu Gun-oh). A organização ainda contava com a operadora Lyn Sakyou, o engenheiro Kiichi Setoyama e o Professor Mikuriya.

 

Durante a saga, ainda surgem novos aliados, como o herói solitário Kioichi Shiranami, com sua armadura transformando-se em Ryuuin’o (ou Ryuujin-oh). Assim como novos inimigos, como os vilões Rock Crimson, Conde Bloody, entre outros.

 

Ainda entre os cidadãos de Akebono destacam-se a jovem florista Kaori Nose. A dupla de garotas policiais Ichiko Nakazaki e Ritsuko Takakura. O casal Kumazo e Kumiko, donos de um pequeno mercado. Finalmente, a misteriosa mulher fantasma que pode ser vista apenas por Kenji e GekiRyuuken, Komachi Kurihara.

Kioichi (Ryujin'o), Kenji (Ryukendo) e Juushiro (Ryugan'o).

No decorrer das batalhas, Ryukendo conquista novas formas, golpes e poderes, através das Chaves Madan. Dentre suas formas alternativas estão Ryukendo Fogo, Ryukendo Aqua e Ryukendo Trovão. Porém, sua forma definitiva é a imponente Deus Ryukendo, que o torna extremamente poderoso. Até mesmo sua espada, GekiRyuuken, ganha nova forma com um escudo, chamada agora como Deus GekiRyuuken.

 

Focada principalmente na ação, a série também é também composta por aventura, drama e boas doses de comédia. Um fato engraçado ocorre quando Kenji apelida seu parceiro de combate, Juushirou Fudou, como “DonFudou, deixando o mesmo extremamente irritado.

Ryukendo com novos poderes concedidos pelas Chaves Madan.

RYUKENDO NO BRASIL

Estreou no Brasil em 13 de abril de 2009 pela RedeTV!, na faixa das 19h00, ao lado de alguns animês no programa TV Kids. A distribuição ficou à cargo da Swen-Televix. Logo nas primeiras semanas de exibição, a série registrou ótimos índices de audiência, tornando-se destaque na programação da emissora. A princípio, era realizado um corte de 5 minutos nos episódios, que originalmente possuem 25 minutos de duração, para encaixar no horário da grade. Devido ao sucesso, rapidamente a emissora passou a transmitir os episódios na íntegra.

 

O último episódio foi levado ao ar no dia 24 de junho do mesmo ano, logo tendo reprises em novo horário, na faixa das 12h30. No ano de 2011 voltou ao ar na faixa das 15h35, posteriormente mudando para às 12h00, com exibição de dois episódios diários.

 

Ryukendo foi a única série tokusatsu a ser exibida na programação oficial da RedeTV!, desde que substituiu a Rede Manchete em 1999. Na fase experimental da emissora, quando ainda era chamada apenas como TV!, foram exibidas as séries Jiraya e Maskman, ambas incompletas, como herança da programação da extinta emissora carioca.

Ryukendo Supremo

Na época da estreia, os fãs do gênero ficaram surpresos ao ver um novo herói nipônico chegando oficialmente à TV após tantos anos,  já que a grande mania por séries tokusatsu na Manchete havia se encerrado com as estreias de Kamen Rider Black RX e Solbrain em 1995. Após este período, apenas a série Ultraman Tiga havia aparecido como novidade no país, quando foi exibida pela TV Record no ano 2000.

 

Se o sucesso da série na TV chamou a atenção, o mesmo não pode ser dito quanto ao lançamento de produtos no mercado, já que nunca houveram bonecos, figurinhas ou roupas estampadas com Ryukendo no Brasil. Apenas um box de DVDs chegou por intermédio da distribuidora Focus Filmes, contendo os 13 primeiros episódios em 4 discos. Devido às baixas vendas, o lançamento do restante da série acabou sendo cancelado.

 

Consta que o tema de abertura da série chegou a ganhar uma versão em português, interpretada por Ricardo Cruz. Porém, esta nunca foi utilizada para exibição na TV ou lançamento em home video.

 

A dublagem foi realizada no estúdio paulista Centauro, tendo como base os textos da versão em espanhol. As vozes escaladas foram: Wendel Bezerra como Kenji/Ryukendo, Márcio Araújo como Juushirou Fudou, Yuri Chesman como Koichi Shiranami, Sidney Lilla como Geki Ryuuken, Luiz Antônio Lobue como Yuuya Amachi, Fátima Noya como Rin Sakyou, Silvio Giraldi como Doutor Worm e César Marchetti como Yack Moon.


[*] Bruno César é o criador do

::: FICHA TÉCNICA :::


Título original: Madan Senki Ryukendo ~ 魔弾戦記リュウケンドー

Estreia no Japão: 08/01/2006

Total: 52 episódios + 2 especiais Emissora no Brasil: Rede TV! Versão brasileira: Centauro


CRÉDITOS DE PRODUÇÃO

Criação: Ouji Hiroi, Yuichiro Hira, Tsuyoshi Yoshida, Yuzuru Moriuchi

Composição da série: Junki Takegami, Shinichi Inozume

Roteiro: Junki Takegami, Shinichi Inozume, Hiroyuki Kawasaki, Shinsuke Onishi, Yuki Okano, Kotonosuke Mitsuki

Diretor de ação: Toshinori Daidoji (Kenbukai)

Supervisor de efeitos visuais: Kentaro Taguchi (Shirogumi)

Produção VFX: Shirogumi

Trilha sonora: Michiru Oshima

Design dos inimigos: Keita Amemiya

Direção: Masaki Harada, Gota Kawasaki, Masato Tsujino, Atsushi Shimizu, Shorei Noma, Takeshi Miyasaka, Toshinori Daidouji, Akira Iwamoto, Hideki Oka

Produtores executivos: Hiroshi Takekawa, Toru Kuroda

Produtores: Hayato Suzuki (TV Aichi), Toru Nakajima (Shochiku)

Realização: TV Aichi, We'Ve, Comitê de Produção de "Madan Senki Ryukendo" (Takara Tomy, Shochiku, Mitsui & Co., Shirogumi)

ELENCO (Nomes originais entre parênteses)

Kenji Narukami/ Ryukendo: Shogo Yamaguchi

Juushirou Fudou/ Ryugan'o (Ryuu Gun-oh): Gen

Kioichi (Koichi) Shiranami/ Ryuuin'o (Ryuujin-oh): Kohei Kuroda

Rin Sakyo: Sora Imura

Kiichi Setoyama: Kentaro Miyagi

Yuuya Amachi: Kei Shimizu

Dr. Worm: Takao Iida

Kaori Nose: Hiroko Sato

Ichiko Nakazaki: Eri Otoguro

Ritsuko Takakura: Hitomi Nakahodo

Geki Ryuuken: Kenji Nojima

Ryukendo (suit actor): Teruo Yamaguchi

Ryugan'o (suit actor): Tomohiko Akiyama

Ryuuin'o (suit actor): Shinya Shimokawa



 

COMO APOIAR O SUSHI POP:


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação única de pelo menos 10 reais para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 10,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Caso prefira, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::




Comments


bottom of page