top of page

Ultraman Blazar

Uma chama azul que revitalizou a franquia Ultraman, com um olhar mais maduro, muita ação e novas abordagens para antigas ideias.

Ultraman Blazar, Earth Garon e o esquadrão SKaRD.

Em um mundo assolado por monstros gigantes, conhecidos como kaiju, a humanidade foi obrigada a se organizar para combater as perigosas criaturas, comparáveis a destastres naturais. Desde 1966, foi formada a GGF - Global Guardian Force, que montou uma força de elite chamada SKaRD - Special Kaiju Reaction Detachment.


No setor japonês da entidade, o Comandante Retsu Haruno organiza uma tropa de elite cuja principal arma é o robô gigante tripulado Earth Garon, com 60 metros de altura. Sob suas ordens, está o Capitão Gento Hiruma, um homem ponderado e que se destacou na liderança de um pelotão de soldados de elite quando o grande monstro espacial Bazanga atacou a cidade de Tóquio. Casado e com um filho de sete anos, Gento é extremamente preocupado com a segurança de seus comandados, característica que frequentemente o coloca em perigo. Zeloso para com sua família, é um homem sempre preocupado em fazer o melhor e em não pressionar demais as pessoas ao seu redor, sendo extremamente altruísta.

Gento Hiruma: Capitão, pai de família e super-herói.

Por motivos que desconhece, Gento é escolhido para ser o hospedeiro humano do gigante de 47 metros, Ultraman Blazar, que chega à Terra para combater os kaiju. Quando há grande perigo decorrente da ação de um kaiju, Gento utiliza o artefato Blazar Brace, que se materializa em seu braço, e ativa a transformação. Na verdade, eles trocam de lugar em nível dimensional, e a consciência de Gento fica dentro de Blazar. No início, o alto comando da GGF não sabe se Blazar é aliado ou inimigo, e essa dúvida reaparece de tempos em tempos. Gento esconde seu segredo de todos, a despeito de ser um pouco descuidado ao se transformar. A força de elite sob seu comando é formada pelos oficiais Emi Aoba, Yasunobu Bando, Anri Minami e Teruaki Nagura.

A equipe SKaRD: Anri, Teruaki, Gento, Emi e Bando.

A comunicativa Emi é especialista em espionagem e uma excelente lutadora e atiradora. Recrutada após invadir os sistemas da GGF, Emi tem uma personalidade cordial, mas é extremamente focada no trabalho. Seu pai foi um pesquisador que desapareceu em um misterioso incidente em uma instalação militar da Global Guardian Force. Ela fará de tudo para descobrir a verdade sobre o caso, mesmo que isso a coloque contra seus superiores.


Yasunobu é o especialista em armamentos, e um dos desenvolvedores do Earth Garon. Prestativo, tem dificuldades em negar ajuda a algum colega e vive sobrecarregado de trabalho. Um tanto solitário, tem a mania de dar apelidos a máquinas com as quais tenha contato próximo, seja um carro ou uma máquina de lavar roupas.


Experiente em missões de infantaria, a esportista Anri é a principal piloto do Earth Garon. De personalidade simples, ela sempre sonhou em integrar uma força de elite, realizando seu sonho ao ser convocada para a SKaRD. Completando a equipe, Teruaki é o vice-capitão, sendo um estrategista nato e alguém a quem todos pedem sua opinião. Ele acredita que os humanos devem conseguir viver em harmonia com os kaiju, mas não hesita em agir para proteger as pessoas.


Os cinco rapidamente formam fortes laços de confiança e camaradagem, e as camadas de suas personalidades vão sendo reveladas aos poucos, bem como alguns segredos. Enquanto isso, Gento esconde de sua família o máximo que pode sobre suas atividades na SKaRD, para não preocupar a esposa Satoko, e procura dividir com ela a responsabilidade de criar, proteger e educar o pequeno Jun, um menino bastante maduro para sua idade.

Ultraman Blazar vs Bazanga: Episódio de abertura com nível cinematográfico.

No universo alternativo da série, Ultraman é inicialmente considerado um ser lendário visto por astronautas. Ao surgir para combater monstros, é chamado de Ultraman Blazar, devido à sua crista em forma de uma chama azul.


Segundo os poucos dados oficiais revelados pelo estúdio Tsuburaya Productions, o herói é originário de um corpo celeste chamado Blazar, no centro da distante galáxia M421. Nada foi informado sobre uma eventual conexão com os Ultras de M-78 (o universo clássico) ou de qualquer outro mundo já conhecido que compõe o Multiverso dos Ultras.


De modo nunca antes visto na franquia Ultra, o herói tem atitudes selvagens. Ao surgir após a transformação, faz uma pose que se assemelha a um ritual tribal antes de se lançar ao combate de forma até primitiva em alguns momentos. Sua comunicação com Gento é inexistente no começo, e ao longo do tempo vai se revelando sutilmente. Gento é guiado a se transformar, mas no começo, nada sabe sobre o gigante que troca de lugar com ele para agir na Terra. Mas, assim como Blazar assume o controle do corpo de Gento em alguns momentos, o contrário também pode acontecer, com as duas personalidades entrando ocasionalmente em conflito.


Há uma conspiração permeando a série, e isso fica bem claro a certa altura, pois é revelado que os monstros que vieram do espaço, vieram todos do mesmo lugar. Há uma inteligência e um motivo por trás dos ataques, e o Comandante Haruno sabe muito mais do que está disposto a revelar a seus subordinados.

A adaptação de Shigekatsu Ihara.

Com um bom nível de produção, a série tem um desenvolvimento de roteiro mais complexo do que a série anterior, Ultraman Decker, tendo também bons momentos de drama e outros com ação de alto impacto. Mesmo assim, há um bom espaço para o humor, que é uma marca importante das séries Ultra mais modernas, a chamada New Generation Heroes. Pela primeira vez em muito tempo, uma série de TV da franquia Ultra deixa de lado a ideia de múltiplas formas, recurso já explorado à exaustão em séries anteriores. A produção apresenta também muitos monstros novos, usando poucas criaturas clássicas da franquia.


Blazar é a primeira série Ultra a ter dublagem oficial em inglês lançada a cada episódio inédito exibido. Para a voz de Gento Hiruma, foi convocado um nome famoso da franquia Power Rangers, com o ator Johnny Young Bosch, que interpretou o herói Adam Park. Simultaneamente à série, uma adaptação em mangá foi lançada na revista infantil Televi-Kun, com texto e arte de Shigekatsu Ihara.

Blazar e sua lança de luz.

Ultraman Blazar representa uma real evolução na franquia Ultra, não apenas em termos de valores de produção para uma obra de TV, mas também no desenvolvimento de personagens e no planejamento de uma grande conspiração que vai sendo descortinada aos poucos.


Com excelentes nomes envolvidos nos bastidores e no elenco, Blazar se mostra uma série à altura das comemorações de aniversário do estúdio Tsuburaya Productions, fundado há 60 anos pelo genial diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya (1901~1970), um dos nomes fundamentais do tokusatsu. Com Blazar, seu legado está sendo celebrado em grande estilo.



Confira também:

- As canções originais de abertura e encerramento de Blazar no Boletim 70.

- Todos os reviews de séries no Arquivo.

As atrizes Maya Okano (Satoko), Himena Tsukimiya (Emi) e Konomi Naito (Anri).

::: FICHA TÉCNICA :::


ULTRAMAN BLAZAR ~ ウルトラマンブレーザー

Estreia no Japão: 08/07/2023 (TV Tokyo) Estreia no Brasil: 07/07/2023 (Devido ao fuso horário.) Total: 25 episódios [+4 episódios especiais recap] Streaming mundial: YouTube


EQUIPE DE PRODUÇÃO


Composição da série: Keigo Koyanagi, Kiyotaka Taguchi

Roteiro: Keigo Koyanagi, Jun Tsuguta, Taiki Yamazaki, Sumio Uetake, Junichiro Ashiki, Takao Nakano, Toshizo Nemoto

Direção de fotografia: Satoshi Murakawa Coordenação de ação: Daisuke Terai

Efeitos visuais: Tomoaki Miwa

Coordenador de efeitos visuais: Yutaka Naoyasu Assistente de direção de efeitos especiais: Naoyuki Uchida

Design de personagens: Masayuki Goto

Trilha sonora: TECHNOBOYS PULCRAFT GREEN-FUND

Produtor musical: Yuki Tezuka

Produção musical: Lantis

Direção: Kiyotaka Taguchi (principal), Takanori Tsujimoto, Kazuhiro Nakagawa, Yasushi Ochi, Masanori Takei, Ryuta Miyazaki

Supervisão: Takayuki Tsukagoshi

Supervisor de Produção: Masayuki Nagatake

Planejamento: Katsura Kurosawa, Haruhisa Oya, Kai Tanaka, Arata Sasaki, Manabu Kuroda

Produtor Chefe: Tsugumi Kitaura

Produtores: Kazuyuki Murayama, Junko Oishi (TV Tokyo), Hayato Saga

Realização: Tsuburaya Productions, TV Tokyo, Dentsu

Earth Garon e Blazar.

ELENCO


Gento Hiruma: Tomoya Warabino Emi Aobe: Himena Tsukimiya Yasunobu Bando: Hayate Kajihara

Anri Minami: Konomi Naito Teruaki Nagura: Yuki Ito Retsu Haruno: Masaya Katou

Satoko Hiruma: Maya Okano Jun Hiruma: Haru Iwakawa

Minoru Genkawa: Taro Kawano

Isozaki: Takashi Nishina

Komatsubara: Kenji Shio

Moriguchi: Hideki Kitano

Yu Dobashi: Minori Terada Earthy/ Ear-kun (voz de Earth Garon): Akira Ishida

Narrador: Genki Yoshimoto

Ultraman Blazar (suit actor): Hideyuki Iwata

 

- Caso você realmente goste do trabalho realizado neste site (e ao longo de toda a carreira do autor), considere fazer uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::



bottom of page