top of page

Ultraman Decker

Em plena era de viagens espaciais, uma barreira alienígena isola o planeta Terra, que fica à mercê do ataque de monstros. É a saga de Decker, o novo protetor da humanidade.

Em uma Terra futurista, onde as viagens espaciais e monstros gigantes são uma realidade corriqueira, a vida tenta manter seu curso natural. Sete anos após a grande batalha envolvendo os heróis Ultraman Trigger, Ultraman Z e Trigger Dark contra a ameaça de Evil Trigger, a humanidade voltou a uma rotina pacífica. Muitos jovens aspiram à vida na colônia de Marte, e a força militar GUTS - Select se encontra inativa. Sem aviso prévio, uma horda de seres luminosos conhecidos como Spheres ressurge após quase 25 anos de sua derrota perante Ultraman Dyna. Os seres, que agem coordenadamente como se fossem abelhas, espalham grande destruição e se fundem em uma barreira de energia que circunda todo o planeta Terra, impedindo voos espaciais. [Nota: GUTS = Global Unlimited Task Squad]


Devido à emergência, o comandante Murahoshi aciona os recrutas da nova GUTS - Select e pede que ajudem a salvar vidas. Assistindo às cenas de destruição na cidade, um jovem comerciante chamado Kanata Asumi se lança para ajudar as pessoas. Pega uma arma de um soldado ferido e sai atirando, sendo alvejado pelos Spheres.


Sem que ninguém veja, Kanata é salvo e contactado pelo gigante de luz Ultraman Decker, que o escolhe para ser seu hospedeiro na Terra. Para se fundirem em um só, Kanata recebe de Decker um artefato de transformação, chamado D-Flasher, que ele deve usar para trocarem de lugar no plano dimensional, permitindo a Decker lutar contra as ameaças que surgirem. Kanata Asumi é um rapaz bastante pacato, que trabalhava no comércio da família e esperava apenas assumir a responsabilidade pelo negócio quando fosse preciso. Presenciando pessoas em perigo, seu senso de proteção dos mais fracos foi despertado, e ele deixou tudo para trás e se juntou às forças armadas especiais da GUTS - Select. Agindo secretamente como Ultraman Decker, tem em mãos uma grande responsabilidade, mas nada sabe sobre o poderoso ser que se fundiu a ele.

Kanata Asumi, hospedeiro de Ultraman Decker.

Oriundo da mesma raça de gigantes da qual vieram Ultraman Tiga, Dyna e Trigger, Decker se comunica por telepatia com o rapaz terrestre e o orienta para lutarem em sincronia, como um único ser. Com sua força, golpes e raios destruidores, Decker se torna o novo defensor da humanidade.


Na Terra onde se passa a aventura, monstros gigantes são como forças da natureza, existindo vários hibernando nas profundezas do planeta. Os seres Sphere se fundem a alguns deles, aumentando seu poder e deixando-os mais selvagens e perigosos. Não se sabe o objetivo desses seres, os mesmos que no passado deram trabalho para Ultraman Dyna (que se perdeu no multiverso depois da última batalha) e o esquadrão Super GUTS.

Para manter uma longa tradição que remonta desde o esquadrão GUTS original, a nova formação da GUTS - Select organiza treinos para seu primeiro grupo de elite. Kanata se alista no treinamento, e forma o primeiro núcleo de novos oficiais, junto de seus companheiros Ryumon e Ichika. Ichika sonhava viajar pelo espaço e já era uma recruta do programa de treinamento da GUTS - Select, bem como Ryumon, um sujeito bastante rigoroso e obcecado com a missão de salvar vidas. Vindo de família rica, sentia que nunca fazia por merecer o que conquistava, até que encontrou propósito para sua vida ao ser salvo de um ataque de monstros por um oficial das forças de defesa da Terra.


Eles estão sob o comando do Capitão Murahoshi, que é normalmente calmo e compreensivo, e teme muito pela segurança de sua equipe. Sua auxiliar direta, Sawa, aparenta ser mais objetiva e centrada, com um senso de proteção quase maternal perante os jovens oficiais. Na área de tecnologia militar, o cientista Asakage é o responsável pelo arsenal da equipe.


E completando o time, há o robô de inteligência artificial HANE2, que pilota um dos caças do grupo. O simpático autômato é inspirado em Hanejiro, monstrinho mascote que acompanhou a equipe Super GUTS, contemporânea de Ultraman Dyna.

Decker, com as formas Strong Type (esq.), Flash Type e Miracle Type.

Utilizando cards especiais que ele conecta ao seu D-Flasher, Kanata consegue operar as mudanças de forma de Decker, sempre que a forma básica Flash Type é insuficiente. Para ações que exigem mais força bruta, é a forma vermelha chamada Strong Type, enquanto a forma mais ágil e com poderes mágicos é a Miracle Type.


Decker também possui o recurso de utilizar três monstros ajudantes, chamados de Windam, Micklas e Agira, nada menos que cópias exatas dos três Monstros-Cápsula de Ultra Seven. As criaturas gigantes, que possuem tempo de energia bem limitado, podem ser invocados por Decker a partir de outros cards. Provavelmente não será dada explicação alguma sobre isso, já que no conceito de multiverso de dimensões paralelas, estabeleceu-se que há muitas versões dos mesmos personagens espalhadas por mundos similares.

A linha do tempo de Decker se insere na mesma continuidade de Trigger, que por sua vez retomou a cronologia de Tiga e Dyna (séries de 1996 e 97, respectivamente). Essa linha temporal havia sido vista pela última vez no filme Ultraman Saga (2012), que havia mostrado o universo de Dyna, com os membros da Super GUTS ainda esperando se reencontrar com seu velho amigo Shin Asuka/Dyna, que está perdido vagando pelo multiverso desde os eventos do final da série de TV.


Decker fora anunciado como uma série comemorativa dos 25 anos de Ultraman Dyna, assim como fora feito com Ultraman Trigger - New Generation Tiga, no ano anterior. No entanto, Decker aparenta ser menos limitado em sua concepção. Trigger, apesar de bem produzido, teve como característica a repetição de vilões e situações, o que fazia parecer em alguns momentos que Trigger era um reboot de Tiga, e não uma continuação.


A NOVA GERAÇÃO


Com Decker, a Tsuburaya parece ter acertado o tom no desenvolvimento de personagens, todos com personalidades marcantes e que vão tendo novas camadas sendo mostradas a cada episódio.

Kanata, Ichika e Ryumon.

O protagonista Kanata Asumi é vivido pelo ainda pouco experiente ator Daiki Matsumoto, de 23 anos. Originalmente ele sonhava em ser um treinador esportivo, mas no final do ensino médio, em 2018, participou de um concurso para novos modelos e venceu, dando uma guinada em sua vida. Em 2019 estreou como ator e já participou de algumas campanhas publicitárias. No papel de um herói Ultra, ele declarou estar realizando um sonho de infância. Com um histórico semelhante de atriz e modelo, mas com muito mais trabalhos em seu currículo, a jovem atriz e modelo de 19 anos, Yuka Murayama, interpreta Ichika, uma personagem simpática e extremamente feminina, sendo o coração do grupo.


De certa forma, Kanata e Ryumon representam um arquétipo de masculinidade viril protetora, enquanto Ichika representa uma feminilidade inocente e cuidadora, onde a doçura ainda não atingiu a maturidade vista em Sawa. Em tempos de subversão e desconstrução da figura do herói, bem como do masculino e feminino na cultura pop ocidental, é um alento ver que no Japão ainda se produz entretenimento com personagens carregados de valores tradicionais.

Sae Miyazawa, com destaque para sua participação em Ultraman Saga.

Outro destaque do elenco é a atriz Sae Miyazawa, de 32 anos, é uma veterana, tendo sido integrante do AKB48 e grupos afiliados. Como atriz, atuou em Ultraman Saga (2012), onde sua personagem tinha o mesmo nome da atual: Sawa. No mesmo filme, ela cantou o tema "Lost the way", como integrante do grupo DiVA, uma das subdivisões do AKB48. Yuu Koyanagi, que faz participação como o cientista Yuuichirou Asakage, foi o astro do longa Ultaman Zero: A Vingança de Belial (2010), no papel de Ran, o primeiro hospedeiro humano do filho de Ultra Seven. O Capitão Murahoshi é vivido por Masaya Kikawada, ator experiente de TV e cinema, tanto de dramas como obras de tokusatsu. Seu grande destaque nesta área foi ter vivido o protagonista Takeshi Hongo em Kamen Rider The First (2005) e em sua continuação Kamen Rider The Next (2007). Mas o maior veterano de tokusatsu no elenco não mostra seu rosto. É o dublê e suit actor Hideyoshi Iwata, que veste o traje de Decker. Há mais de 15 anos, é ele quem realiza as proezas acrobáticas de todos os protagonistas das séries Ultra. Em Ultraman Geed (2017), ele também trabalhou como ator, interpretando o agente Zena. Na vida real, Hideyoshi Iwata é casado com Mayu Hasegawa, que interpretou sua parceira Moa Aizaki, na mesma série e filme de Geed.

Trigger e Decker em ação!

Ultraman Decker é exibido mundialmente pelo YouTube, assim que um novo episódio é mostrado na TV japonesa. Pelo fuso horário brasileiro, corresponde às 9 da noite de sexta-feira, mas no Japão já é sábado de manhã. Ultraman Decker segue um formato de histórias auto-contidas, mas há um grande drama maior que se estende por toda a série, que é a presença das Spheres e sua barreira, que isolou a Terra. Também é bastante aguardado o provável encontro de Decker com Dyna, cuja trama paralela de estar perdido no multiverso dura 25 anos, período no qual o personagem participou de várias sagas do Universo Ultra.


Seguindo uma fórmula bem-sucedida de ação, humor e toques de drama, com personagens ricos em bons valores, Ultraman Decker mantém renovado o interesse em uma franquia iniciada há mais de 50 anos.

FICHA TÉCNICA

Título: Ultraman Decker ~ ウルトラマンデッカー

Estreia no Japão: 09/07/2022 (TV Tokyo) Estreia no Brasil: 08/07/2022 (YouTube) Total: 25 episódios


EQUIPE DE PRODUÇÃO:


Planejamento: Katsura Kurosawa, Haruhisa Oya, Yukio Haruyama, Kai Tanaka, Kenji Hamada e Yuka Sakurai Composição da série: Toshizo Nemoto e Junichiro Ashiki

Roteiro: Toshizo Nemoto, Takao Nakano, Jun Tsugida, Naoki Hayashi, Aya Satsuki e Yukinobu Tsuruta Design de personagens: Masayuki Goto (exceto monstros preexistentes) Trilha sonora: Kenichiro Suehiro e Masahiro Tokuda Produção musical: LANTIS Story-boards: Yu Nakano Coordenação de ação: Daisuke Terai Efeitos visuais: Tomoaki Miwa

Direção: Masayoshi Takesue (principal), Takanori Tsujimoto, Koichi Sakamoto, Yasushi Ochi, Naoyuki Uchida, Kazuhiro Nakagawa e Kiyotaka Taguchi Supervisão: Takayuki Tsukakoshi Chefe de produção: Tsugumi Kitaura

Produtores: Yumasa Okamoto, Junko Oishi (TV Tokyo) e Hayato Saga Realização: Tsuburaya Productions, TV Tokyo e DENTSU

Yuka Murayama

ELENCO:


Kanata Asumi: Daiki Matsumoto

Ichika Kirino: Yuka Murayama

Ryumon Souma: Daichi Nobunaga

Sawa Kaizaki: Sae Miyazawa

Taiji Murahoshi: Masaya Kikawada


Yuuichirou Asakage: Yuu Koyanagi Daijirou Asumi: Ikkou Suzuki

Kengo Manaka: Ryoga Terasaka

Yuna Shizuma: Luna Toyoda

Hijiri Akito: Shunya Kaneko HANE2 (voz): Hiroshi Tsuchida

Ultraman Decker (suit actor): Hideyoshi Iwata


Campanha Sushi POP no Apoio Coletivo: - Você pode apoiar o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. A doação pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:


bottom of page