top of page

Boletim Sushi POP 97

Nesta edição: Editorial sobre Frieren, notas sobre Kakuranger, Musashi, One-Punch Man, LiSA, Tonerico e o som dos anos 80!

A elfa maga Frieren.

[1] Editorial: Frieren e uma lição sobre o mal.


Comecei a assistir a série Frieren e a Jornada para o Além, que tem uma animação muito boa, além de direção e trilha sonora dignas de cinema.


Eu já havia achado interessante a premissa quando comecei a ler o mangá, e a série de TV entrega grandes momentos. Eu nem sou ligado em RPG ou fantasias medievais, mas tudo é pano de fundo para temas como amadurecimento, honra, legado, amizade e altruísmo.

Em uma certa altura da série, Frieren e seus amigos encontram ardilosos demônios devoradores de gente. No episódio sete, a elfa se recorda de quando encontrou uma menina-demônio junto de seus antigos aliados. Mesmo ela tendo devorado uma criança, pouparam a criatura por sua aparência, e se arrependeram amargamente.

A batalha traz algumas frases interessantes. "Nunca aceite dialogar com um demônio", ou "Demônios não aprendem nossa língua porque desejam se comunicar conosco. É para nos enganar."

Não é nenhuma metáfora com alguma situação atual, e sim algo ligado à percepção de que é preciso rejeitar o mal por completo, sem concessões. Uma lição sábia e corajosa em tempos de relativismo.


[2] Kakuranger comemora 30 anos:


A Toei Company lançou um site oficial para as comemorações dos 30 anos de estreia da série Ninja Sentai (Esquadrão Ninja) Kakuranger. Exibida no Japão entre 18/02/1994 e 28/02/1995, com 53 episódios, a série trouxe heróis cujo visual foi utilizado na série de 10 episódios Mighty Morphin Alien Rangers, em 1996.


O grande astro de Kakuranger foi Kane Kosugi, nascido nos EUA e filho do veterano ator Sho Kosugi. O ator também estrelou em Ultraman Powered (1993) e Godzilla Final Wars (2004), citando seus trabalhos em tokusatsu. Na série Ultra Galaxy Fight - The Absolute Conspiracy (2020), ele fez a voz de Ultraman Powered na dublagem oficial em inglês.


De acordo com a Toei, Kakuranger terá um filme inédito com os cinco atores originais de volta para reprisar seus papeis, O elenco também irá participar de um encontro com os fãs, com promoção da Toei. Os episódios 1 e 2 serão liberados no YouTube por tempo limitado e serão lançados dois DVDs comemorativos em junho, tudo para marcar o aniversário de uma série ainda bem lembrada pelos fás.


A Toei lançou um vídeo em seu canal oficial anunciando os lançamentos, mas bloqueou a visualização para o Brasil. É lamentável e incompreensível que ainda existam empresários japoneses que não querem que seus produtos sejam consumidos fora do país.


[3] Novo lançamento musical de LiSA:

Capa do novo single de LiSA.

A cantora LiSA lançou novo single e vídeo no último dia 21. Intitulada "Hello Word", a canção fala sobre retomar esperança no futuro, apesar de tudo. Vale à pena ativar as legendas e tradução do YouTube.


Canções de encorajamento são muito comuns na música japonesa, e o novo trabalho de LiSA chega num momento de muitas incertezas e temores na sociedade, com crise política, econômica e demográfica. O belo vídeo é estrelado por Haruna Takegami e tem direção de Mitsunori Yokobori.


A canção está disponível em diversas plataformas digitais.


"HELLO WORLD"

Composição: Yasuha Kominami

Intérprete: LiSA


[4] Musashi - Clássico da literatura japonesa ganha nova roupagem:



A história de Musashi, o maior espadachim da História do Japão, chega á sua oitava edição em português. Escrita por Eiji Yoshikawa (1892~1962), é um dos maiores clássicos da literatura japonesa, tendo inspirado adaptações para o cinema, TV e mangá.


Para marcar a publicação, a editora Estação Liberdade chega em uma caixa contendo a obra em três volumes, mais um livreto ilustrado com gravuras ukiyo-e sobre Musashi. O texto é o mesmo das edições anteriores, com a elogiada tradução de Leiko Gotoda, mas a edição vem com projeto gráfico renovado e ilustrações diferentes da edição anterior. Infelizmente, as ilustrações das novas capas aparentam ter sido feitas com I.A., conforme questionaram alguns no X (Twitter).


Olhando bem as capas, fica a certeza de que usaram I.A. e ninguém revisou direito, pois no volume um Musashi aparece com o quimono do contrário, como se fosse fechado pelas costas. Não bastasse o Festival do Japão ter mostrado com orgulho uma arte genérica e sem alma para o evento deste ano, a Estação Liberdade, que é uma editora excelente, comete essa atrocidade gráfica. Musashi merecia algo melhor.

Capa feita com uso de IA. O fecho do quimono está nas costas e ninguém na editora reparou.

Confira maiores informações sobre Musashi no site da editora:



[5] Tonerico: Encontro de violinistas em um álbum de rock instrumental:


TONERICO (Jill e Saori Hoshino)

Um ambicioso projeto de rock instrumental reuniu duas violinistas de bandas de prestígio no cenário do rock e do metal japonês. Jill, do conjunto Unlucky Morpheus, e Saori Hoshino, da dupla soLi, foram reunidas pelo produtor Tom-H@ck para o álbum Valkyrie Notes. Para esse projeto, elas formaram uma dupla chamada TONERICO, com um visual urbano estilo Gothic Lolita. A qualidade musical é impecável.


O CD será lançado no dia 20 de março, e o primeiro vídeo, com a faixa "jinXnij" (ou "Jinx") foi lançado no último dia 25 de fevereiro.


"jinXNij"

Composição: Soushi Iwasaki / Arranjo: RINZO, Soushi Iwasaki

Intérpretes: TONERICO ~ Jill (Unlucky Morpheus) & Saori Hoshino (soLi)



Trailer do álbum Valkyrie Notes:



[6] Nova temporada de One-Punch Man:


Foi anunciado, no dia 29 de fevereiro, que o animê One-Punch Man terá uma terceira temporada. Baseado no mangá escrito por ONE e desenhado por Yusuke Murata, a nova fase terá composição de histórias por Tomohiro Suzuki e animação pelo estúdio J.C. STAFF. Ainda não foi divulgada a data de estreia.


[7] Músicas japonesas dos anos 80:

Na próxima edição da Playlist Sushi POP da Shock Wave Radio, vai rolar um especial focado em músicas japonesas dos anos 80. Temas de séries famosas e trabalhos de grandes bandas serão mostrados, num especial de uma hora de duração. O Especial Anos 80 acontece no dia 4 de março (segunda-feira), às 19h00, no site e aplicativo da Shock Wave Radio.


  • Tome nota: Na próxima segunda (11/03), o tema da playlist será "NARUTO x ONE PIECE", com uma seleção de canções das duas franquias. Claro que vai ter Hiroshi Kitadani, Flow, Ado e Ikimonogakari.


 

 

QUANTO VALE O TRABALHO NESTE SITE?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 



::: LINKS RECOMENDADOS :::


(Lista de blogs sobre cultura pop)





bottom of page