top of page

ZILLION

Heróis armados com pistolas especiais contra uma grande ameaça alienígena.

Champ, Apple e JJ, os White Knights.

No distante século XXIV, o planeta Maris é considerado uma segunda Terra, onde vive uma grande colônia de humanos. A paz dura até o ano 2.387, quando os invasores do Império Noza iniciam seu violento ataque para conquistar o planeta e os militares de Mariss não têm como enfrentá-los. Sua tecnologia militar é superior e seus soldados são mais fortes que os seres humanos.


A situação muda quando três pistolas de origem desconhecida são encontradas e analisadas pelas forças de defesa do planeta. Com um poderoso raio vermelho de desintegração, as pistolas recebem o nome de Zillion e são confiadas a três atiradores de elite que deverão destruir a ameaça Noza.

A Zillion do início da saga.

Liderados pelo Chefe Gordon (Gord, no original), a equipe White Knights tem os três melhores atiradores do planeta, ao menos em teoria.


O agente de codinome Champ é considerado o melhor atirador do exército e está sempre pronto a provar isso. Tem 18 anos e é o líder de campo da equipe. Autoconfiante e esnobe, tem como hobby secreto o tricô, que o mantém calmo, apesar do medo de que alguém descubra. Para melhorar a precisão de sua Zillion para tiros de longa distância, Champ adota acessórios que deixam a arma similar a um rifle. Sente uma rivalidade com JJ, mas nunca deixa seu profissionalismo de lado e sempre trabalha pelo sucesso das missões.


Seguindo Champ de perto em habilidade e capacidade de tomada de decisões, está a bela agente conhecida apenas como Apple. Apesar de ter apenas 17 anos, já fora treinada pelo Departamento de Inteligência de Maris. Quando resolve aumentar o poder de destruição de sua Zillion, utiliza um equipamento adicional que valoriza o tiro rápido, como uma submetralhadora. É uma combatente incansável, mas também muito bondosa.


Finalménte, há JJ, o mais jovem deles, com apenas 16 anos. Selecionado entre candidatos a atirador de elite por um erro de computador, é um combatente incansável e imprevisível; que por ser imprudente, acaba sendo tão perigoso para seus inimigos quanto para si próprio. Sendo um mulherengo contumaz e um péssimo exemplo de conduta que se esperaria de um militar, JJ é famoso por querer passar a mão em garotas, espiá-las no banho e por aí vai.

Fora do grupo de artilharia, o time inclui o oficial Deibo (Dave), que cuida da manutenção de equipamentos, gerenciamento de munição das Zillion e pilota o jato Big Porter. A ele cabe também a tarefa de desenvolver novos projetos de armas. Inicialmente, ele queria fazer parte da equipe de artilharia, mas abraçou sua tarefa de apoio com dedicação. O maior feito de Deibo foi desenvolver um modelo aperfeiçoado da Zillion, depois que o equipamento de JJ foi destruído (ep.10). Com as novas Zillion em mãos, Champ e Apple logo adotam acessórios para personalizar suas armas, enquanto JJ prefere mesmo usar como pistola.


Cuidando de comunicações e apoio geral, há a secretária atrapalhada Amy, sempre esforçada e tentando ajudar, inclusive quando faz seu café, conhecido por ser muito ruim. O mascote da equipe é o robô ovóide Bongo (Opa-Opa, no original), construído por Deibo com um cérebro computadorizado e uma personalidade marcante. O robozinho voador foi criado originalmente para o game Fantasy Zone e, de tanto que agradou, ganhou uma parceira ao longo da série, a Rouga (Upa-Upa).

Especial da revista Animedia, destacando um dos grandes sucessos de 1987.

Do lado dos Noza, liderados pela Rainha Adamis, destaca-se o poderoso Barão Ricks. Orgulhoso, implacável e com um senso de honra próprio, Ricks reconhece em JJ um lutador de alto nível e ambos logo estabelecem uma grande rivalidade. De tão obcecado em destruir seu rival, acaba de tornando um Noza renegado, ao desobedecer ordens da rainha.


Para melhorar a proteção dos atiradores durante as perigosas missões, Deibo desenvolve as Tri Charger, motos triciclo que se transformam em exoesqueletos que servem de armaduras de combate, o que ajuda em diversas ocasiões.


Entre uma batalha e outra, sempre rolava muita confusão com o grupo, especialmente entre Champ e JJ, sempre brigando pela atenção de Apple que, no fundo, tinha uma queda por JJ.

A pistola Zillion, ou melhor, Light Phaser.

Com o título Akai Koudan Zillion, ou "Raio de Luz Vermelha - Zillion", a série surgiu de uma parceria entre o renomado estúdio Tatsunoko Producions (de Speed Racer, O Judoca, G-Force e Macross, entre outros) e a SEGA, fabricante de video games. Veio dela a famosa arma que dá título à série. A pistola Zillion foi o modelo da pistola da plataforma Master System, chamada de Light Phaser. No embalo da série, veio o game de ação individual Zillion, lançado em 1987, além de uma sequência do mesmo em 1988.


Uma outra atração, ainda mais interessante que os games, eram as próprias pistolas, com uma versão delas em brinquedo eletrônico. A Zillion Shooting Set trazia uma pistola e um sensor que podiam ser usados para jogar um tipo de paintball eletrônico. Cada jogador de Zillion usava um sensor no peito (similar ao que aparecia na série) e este indicava quando ele era atingido pela arma de um adversário. O visual da pistola é o segundo e mais icônico usado na série.

Zillion Shooting Set - Um paintball eletrônico.

Inicialmente, a obra iria até o episódio 16, e não se falava em "temporadas" como hoje. Com o sucesso logo no início, a Tatsunoko conseguiu verba para mais um lote de episódios, quando a série já estava pronta e em plena exibição. Para ganhar tempo, 4 episódios (1, 6, 7 e 16) foram reexibidos, para que então fossem exibidos os episódios do novo lote, apelidado de "Fase dramática". Assim, a série foi até o episódio 31. No entanto, alguns guias da série consideram 35 episódios por contar, no tempo total de exibição, as reprises feitas para ganhar tempo. De continuidade mesmo, são 31 episódios.


A primeira Zillion acabaria tendo seu visual reaproveitado na série de 1988 Chouon Senshi Borgman, do estúdio Youmex, que também foi patrocinado pela SEGA.

Capa do single com os temas de abertura e encerramento. Arte: Takayuki Goto

No badalado Prêmio Atom, a série venceu diversas categorias, como melhor obra, personagem masculino (para JJ) e feminino (Apple). A série só não ganhou mais temporadas devido a divergências legais entre a Tatsunoko e a SEGA.

No Brasil, foi veiculado inicialmente na TV Globo em 1988, que não mostrou o final em sua exibição normal. Consta que o final teria sido exibido, como tapa-buraco de programação e sem aviso prévio, durante uma madrugada de ano-novo, tendo sido visto por pouca gente que tem isso na memória. Posteriormente, foi exibido de maneira completa na TV Gazeta. Em fevereiro de 2022, foi resgatado na programação da Rede Brasil de Televisão.

A edição de Zillion na coleção Misto Quente, da Editora Abril.

Na esteira do sucesso de Zillion, a Editora Abril lançou, em sua série Misto Quente, uma edição dedicada à série. A Misto Quente era uma mistura de revista de quadrinhos e álbum de figurinhas. Na prática, eram álbuns bem enxutos, com relativamente poucas figurinhas, complementado com uma HQ.


Alguns títulos traziam artistas populares, como Fábio Jr, Gugu Liberato e Sergio Mallandro, enquanto outros apresentavam obras como Os Caça-Fantasmas e Alf - O ETeimoso. Zillion estampou a edição número 10 da Misto Quente (jan/1988), que contou com uma HQ de 8 páginas assinada por Ataíde Braz (roteiro) e Roberto Kussumoto (arte).

White Nuts - A banda

Em 1988, os fãs japoneses ganharam um presente: uma aventura inédita lançada diretamente para vídeo. Era Zillion – Burning Night, com 45 minutos de duração. Tratava-se de uma história ambientada numa realidade alternativa e época imprecisa, onde o chefe Gordon é dono de uma boate animada por uma banda de rock formada por Apple (vocal), JJ (guitarra), Champ (baixo), Amy (teclados) e Deibo (bateria).


Os Nozas aparecem como uma quadrilha de humanos normais que raptam Apple e são perseguidos por JJ e Champ. Sem ligação com a cronologia da série, Burning Night foi lançado em junho de 1988 e logo se tornou o oitavo título mais vendido daquele ano. Criado sem a obrigação de ser uma obra-prima e com recursos limitados, Zillion surpreendeu com suas histórias cheias de humor e um ritmo frenético. JJ e seus amigos mostraram que salvar a humanidade pode ser algo bem divertido.

Ilustração produzida para o lançamento da série em DVD/ Blu-ray.

::: E X T R A S :::


1) Pure Stone ~ Tema de abertura

Letra: Masami Tozawa / Melodia: Yoshiaki Oouchi / Arranjo: Shingo Kobayashi Intérprete: Nanao

- Versão cover da youtuber Nanao, que canta diversas anime songs em seu canal. O tema original foi cantado por Risa Youki (também grafada como "Yuuki"), que ficou pouco tempo na área artística e desapareceu após alguns trabalhos lançados. Há muitos vídeos com o tema de Zillion na internet, nenhum deles com imagens de performances da cantora.


2) Confira matéria comemorativa em vídeo no canal Túnel do Tempo TV:


::: FICHA TÉCNICA :::


Título original: Akai Koudan Zillion ~ 赤い光弾ジリオン Estreia no Japão: 12/ 04/ 1987 (TV Nihon) Número de episódios: 31

Emissoras no Brasil: TV Globo, TV Gazeta e Rede Brasil de Televisão

EQUIPE DE PRODUÇÃO Coordenação: Ippei Kuri

Planejamento: Kazuo Shimamura e Akira Inoue

Composição: Mayori Sekishima Roteiro: Tsunehisa Itou, Haruya Yamazaki, Mami Watanabe, Takao Koyama e Takashi Yamada Story-boards: Mizuho Nishikubo, Mamoru Oshii, Hidehito Ueda, Kazuo Yamazaki e outros

Design de personagens: Takayuki Goto (principal)

Design mecânico: Studio Ammonite (Hiroshi Ogawa, Hirotoshi Okura, Takashi Ono), com colaboração de Kunio Aoi

Trilha sonora: Jun Irie Diretor de Arte: Kikuko Tada Diretores de animação: Takayuki Goto, Hiroshi Hamasaki, Akira Watanabe, Yoshio Mizumura, Hiroyuki Okiura e outros

Produtores: Hidehiko Takei, Minoru Ohno, Hiroshi Iwata

Diretor-chefe: Mizuho Nishikubo

Desenho de abertura / Diretor de animação mecânica: Masaru Nakamura

Colaboração: Tatsunoko Production Branch, Kyoto Animation, Hideaki Hatta, I.G Tatsunoko

Cooperação na produção: Tama Productions, Kino Productions

Realização: Tatsunoko Productions


ELENCO (vozes originais) - Quando diferentes, os nomes originais aparecem entre parênteses JJ: Toshihiko Seki

Apple: Yuko Mizutani Champ: Kazuhiko Inoue Deibo (Dave): Daiki Nakamura

Amy (Eimi Harrison): Chieko Honda

Chefe Gordon (Gord): Yuzuru Fujimoto Mary (Ady): Chie Kojiro (ep. 1, 22) Bongo (Opa Opa): Chieko Honda

Rouga (Upa Upa): Kumiko Takizawa Rainha Adami: Toshiko Sawada Barão Ricks: Sho Hayami


- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural doando qualquer valor a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Uma outra forma de ajudar é divulgar as postagens em suas redes sociais. - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


::: BLOGOSFERA :::



bottom of page