Boletim Sushi POP 140
- Ale Nagado

- 27 de set.
- 5 min de leitura
Atualizado: 5 de nov.
Nesta edição: Unlucky Morpheus, Hitsujibungaku, Kazuyoshi Yamada, Perfume, Virada Nerd, Fumiya Fujii e mais!

[ 1 ] Novo single do Unlucky Morpheus:
A banda de rock e metal melódico Unlucky Morpheus lançou seu novo single, o "Convergent Rays". A canção é mais tema do grupo encomendado para o KADOKAWA Sakura Knights, um time de jogadores profissionais de mahjong, um tradicional jogo de mesa chinês que é praticado no Japão há cerca de um século e tem uma legião de entusiastas.
Em atividade desde 2008, o Unlucky Morpheus coexiste com trabalhos paralelos de seus integrantes, como vocalista Fuki, que administra sua carreira solo (ver Boletim 135) e ainda canta na banda Doll$Boxx.
A nova canção foi lançada oficialmente no dia 24 de setembro e está disponível em várias plataformas digitais.
"Convergent Rays"
Letra e música: Shiren
Intérprete: Unlucky Morpheus
[ 2 ] O adeus a um grande nome das séries tokusatsu e dos Metal Heroes:

No último dia 22, foi anunciado o falecimento do dublê e ator Kazuyoshi Yamada, que vestiu o traje de heróis em muitas produções vistas no Brasil, como Sharivan (1983), Jaspion (85), Metalder (87) e Jiraiya (88). Ele faleceu no dia 13 de setembro, e a família esperou mais de uma semana para comunicar a imprensa, conforme o costume local de buscar mais privacidade nos ritos fúnebres.
Nascido em 9 de abril de 1959, ele trabalhou em várias séries como dublê e suit actor, tendo feito também participações como ator. Em Jiban (89), fez sua estreia como diretor de ação, sendo membro do JAC - Japan Action Club.
Vestindo os trajes de tantos heróis famosos, atuou em cenas de ação icônicas para os fãs de tokusatsu. Que sua alma descanse em paz e que Deus conforte sua família.
[ 3 ] Novo single da banda Hitsujibungaku:
Saiu um novo single do conjunto Hitsujibungaku, uma banda de rock alternativo que tem crescido perante o grande público. O trio tem se destacado com anime songs, como "more than words", segundo tema de encerramento da segunda temporada de Jujutsu Kaisen (2023); e também "Burning", do encerramento da segunda temporada de Oshi no Ko (2024).

Formado por Moeka Shiotsuka (voz e guitarra), Yurika Kasai (baixo e vocais) e Hiroa Fukuda (bateria e vocais), o grupo surgiu em 2011 como um projeto musical de Moeka, quando esta tinha apenas 15 anos e estava no ensino médio. Teve diversas formações, sempre como um veículo para a criatividade de Moeka, até a entrada do baterista Fukuda em 2015 e da baixista Yurika em 2017.
Neste ano, ainda lançaram "Feed" e "Mild days", respectivamente temas de abertura e encerramento do animê Silent Witch. E, no último dia dia 14, foi a vez de lançarem "doll", canção que irá integrar o álbum Don´t Laugh it Off, a ser lançado no Japão no dia 8 de outubro.
O Hitsujibungaku está no final de sua Asia Tour 2025, tendo feito shows na China, Tailândia, Coréia do Sul e Taiwan. Os shows de encerramento serão no Japão, nos dias 9 e 10 de outubro. Já em dezembro, o trio irá para um show no Havaí, para seu primeiro show em território americano.
"Doll" Letra e música: Moeka Shiotsuka Intérprete: Hitsujibungaku
[ 4 ] Perfume anuncia que vai pausar atividades em 2026:

O trio Perfume (destaque no Boletim 138) anunciou que fará uma pausa em suas atividades em 2026, para elas cuidarem de suas vidas pessoais. Não se sabe, entretanto, se será uma pausa na carreira ou se o longevo grupo idol irá encerrar atividades.
O anúncio foi feito na semana em que fizeram dois grandes shows para comemorar os 25 anos de atividades.
[ 5 ] Virada Nerd e Dia do Quadrinho Grátis!
Nos dias 22 e 23 de novembro, acontecerá a edição 2025 da Virada Nerd e do Dia do Quadrinho Grátis em São Paulo, capital. É uma iniciativa da livraria e editora DEVIR, que promove esse evento para difundir o gosto pela leitura de quadrinhos e unir autores, lojistas, editores e fãs.
Além do evento presencial, o Dia do Quadrinho Grátis será uma ação promocional envolvendo diversas lojas pelo país.

Virada Nerd ~ Dia do Quadrinho Grátis 2025! Data: 22 ~ 23/11/25
Sede: Colégio Arquidiocesano Endereço: Rua Domingos de Moraes, 2565 - Próx. Metrõ Sta Cruz (São Paulo/SP)
[ 6 ] Fumiya Fujii e Kosetsu Minami: encontro de lendas da música japonesa.
Dois grandes astros da música japonesa foram reunidos para dar partida em um grande projeto comemorativo do selo PANAM, da gravadora Nippon Crown. Para isso, foram reunidos Kosetsu Minami, grande nome da década de 1970 com sua banda Kaguyahime, e Fumiya Fujii, que explodiu nos anos 80 à frente da banda The Checkers (ver Boletim 74). Ambos se tornaram compositores e artistas solo muito bem estabelecidos e possuem fãs de diferentes gerações.

O PANAM está celebrando 55 anos de fundação, e resolveu homenagear também o centenário da Era Showa (oficialmente encerrada em 7 de janeiro de 1989), por esta era ter sido o berço da música pop japonesa, que o selo tanto impulsionou.
O projeto PANAM 55/ 100 SUPER SONG COVERS consiste em lançar regravações de grandes sucessos que marcaram época. Para o primeiro resgate musical, foi escolhida a canção "Boku no mune de oyasumi" (ou "Adormeceu em meu peito"), que foi um grande sucesso da banda Kaguyahime em 1973. A versão é toda cantada por Fumiya, com uma pequena participação de Kousetsu Minami fazendo harmonia vocal.
A faixa foi lançada no último dia 17 de setembro e está disponível em diversas plataformas digitais. Em breve outras regravações serão anunciadas. Enquanto isso, Fumiya está em uma grande turnê pelo Japão, que deve terminar somente em março de 2026.
"Boku no mune de oyasumi" ~ 僕の胸でおやすみ
Letra e música: Tsugumu Yamada Intérpretes: Fumiya Fujii, Kousetsu Minami
[ 7 ] Recordando o Pirata do Espaço:
A próxima live conjunta do Canal Túnel do Tempo TV e do Blog Sushi POP será focada no clássico animê O Pirata do Espaço, com a participação do nosso amigo Jamil. Inscreva-se no canal e ative as notificações.
Será no dia 9 de outubro (quinta), às 20h30.
[ 8 ] OFF TOPIC: Turismo e imigração no Japão
Como vocês devem saber, o Japão está vivendo uma turbulência política e social causada pela explosão do turismo e pela ameaça de uma imigração sem controle. O vídeo abaixo, apesar da chamada sensacionalista, oferece imagens e ponderações interessantes, e mostra um painel preocupante sobre o assunto.
Não pretendo ficar trazendo esse tipo de assunto com frequência, mas qualquer um que admire a cultura japonesa, pode se interessar por isso. O momento é grave.
ESPALHE CULTURA POP JAPONESA: Indique postagens do Sushi POP a seus contatos nas redes sociais!
APOIO FINANCEIRO: É possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ou agradecimento ao trabalho de décadas feito em prol da cultura pop japonesa no Brasil, através do PIX: nagado@gmail.com
LINKS RECOMENDADOS:










