top of page

SUPERBOOK

Um mergulho cheio de aventura nas histórias da Bíblia.

Uma série repleta de ensinamentos bíblicos.

[*] Por Bruno César


No início da década de 1980, o famoso estúdio japonês Tatsunoko Production, conhecido por animês como Ás do Espaço, Speed Racer, O Judoca, G-Force, entre outros, apresentou ao público uma série com temática bíblica. A produção ocorreu em parceria com a emissora cristã norte-americana Christian Broadcasting Network (CBN). O animê foi intitulado Anime Oyako Gekijō, ou como foi chamado no ocidente, Superbook.


Os episódios giravam em torno do garoto Christopher Peeper (Sho Asuka no original), que sempre estava brincando com sua amiga Joy (Azusa Yamato). Chistopher, carinhosamente chamado pela família como “Chris”, era filho do Professor Fred Peeper (Hakase Asuka). Sua mãe se chamava Phoebe Peeper (Satsuki Asuka), sendo mais conhecida como Senhora Peeper. A família tinha como mascote um cãozinho, da raça yorkshire, chamado Adônis (Kikyomu).


A trama se inicia quando o pai de Chris lhe pede que faça uma faxina no sotão da casa. Para essa tarefa o garoto conta com a ajuda de sua amiga Joy. Durante a limpeza, encontram um livro de capa preta que chama a atenção de ambos por estar brilhando. Ao levar o livro para seu quarto, Chris descobre que este podia falar e enviá-lo a outros tempos, onde aprenderia valiosas lições com as situações que encontraria em suas viagens. Os garotos passam a chamá-lo como Superlivro.

Gizmo, Chris e Joy

O Superlivro era na verdade a Bíblia Sagrada. A cada episódio os garotos eram enviados a viver alguma das passagens bíblicas, assim como interagir com seus respectivos personagens. As lições aprendidas em cada uma das viagens sempre estavam relacionadas a algum acontecimento do cotidiano de Chris e Joy. Outro personagem que os acompanhava nas aventuras era o robozinho Gizmo, um brinquedo de Chris, que ganhava vida ao passar pelas viagens no tempo.


A série possui duas temporadas, compostas por 26 episódios cada. Na primeira fase vemos os garotos, na maioria das vezes, conhecendo os fatos ocorridos no Antigo Testamento, desde a criação do mundo. Embora, em algumas ocasiões, também participem de ocorridos no Novo Testamento, como no episódio final da primeira temporada, onde conhecem a história do Apóstolo Paulo.


Na segunda temporada foram realizadas algumas mudanças, como a existência de um computador que transmitia os fatos do Superlivro, assim como a inserção do garotinho Uri (Yū Asuka), o primo mais novo de Chris.

A série em CGI, lançada em 2011.

A primeira temporada foi exibida na televisão japonesa, pela TV Tokyo, entre 1 de outubro de 1981 e 25 de março de 1982. A segunda entre 4 de abril de 1983 e 26 de setembro de 1983. O sucesso da série no Japão foi mediano, enquanto no ocidente ganhou maior notoriedade e teve uma versão ocidental em CGI produzida em 2011.


O animê chegou ao Brasil em meados da década de 1990, quando foi exibido pela TV Record e posteriormente pela Rede Vida e Rede Gênesis. Ainda ganhou lançamento por completo em fitas VHS pela EBF Editora. No início dos anos 2000 teve alguns episódios lançados em DVD pela Norfolk Filmes, contendo 3 episódios por disco, e Works Editora, com apenas um episódio por disco e curtas animados aleatórios como bônus.


A dublagem brasileira ficou à cargo do estúdio paulista BKS, contando com as vozes de Isaura Gomes como Chris, Ivete Jayme como Joy, Zezinho Cutolo como Gizmo, Waldyr de Oliveira como Professor Fred Peeper, Neuza Azevedo como Senhora Peeper, Thelma Lúcia como Uri e Dráuzio de Oliveira como o Superlivro.


Superbook é um animê divertido e cativante que traz belas e importantes lições de vida através dos princípios bíblicos. Uma ótima opção para assistir com toda a família!


[*] Bruno César é o criador do Canal Túnel do Tempo TV



::: FICHA TÉCNICA :::

Título original: Anime Oyako Gekijou ~ アニメ親子劇場 ("Teatro Animê Para Pais e Filhos")

Título internacional: Superbook Estreia no Japão: 09/10/1981(TV Tokyo) Número de episódios: 52 Emissoras no Brasil: TV Record, Rede Vida, Rede Gênesis


EQUIPE DE PRODUÇÃO


Produção/conceito: Kenji Yoshida (Tatsunoko Productions)

Planejamento: Shigeru Yanagawa

Roteiro: Akiyoshi Sakai, Yuriko Fujii, Kiichi Takayama, Ryoko Takagi, Naoko Miyake e outros Supervisão: Kametsuru Shimamura

Trilha sonora: Masahito Maruyama

Design de personagens: Akiko Shimomoto, Masakazu Higuchi, Norio Yazawa, Yuichi Fukuhara

Diretor de animação: Takashi Hyodo

Produtores: Hyota Etsu (TV Tokyo), Akira Inoue (Tatsunoko Productions)

Direção/ Storyboards: Masakazu Higuchi, Masahide Fujiwara, Norio Yazawa, Yuichi Fukuhara, Katsumi Endo, Susumu Ishizaki e outros

Diretor Chefe: Masakazu Higuchi

Diretor Assistente: Kenjiro Yoshida

Realização: TV Tokyo, Tatsunoko Productions


ELENCO ORIGINAL (Nomes originais entre parênteses)

Sho Asuka (Chris): Masako Sugaya Azusa Yamato (Joy): Katsue Miwa Zenma Ijikake (Gizmo): Hiroshi Masuoka Dr. Asuka: Fumio Matsuoka

Timebook (Super Livro): Kouji Totani


 

>>> Caso você realmente goste do trabalho realizado neste site (e ao longo de toda a carreira do autor), considere fazer uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.

>>> Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com

 

::: LINKS RECOMENDADOS :::




コメント


bottom of page