Tojima Quer Ser um Kamen Rider: Primeiras impressões
- Ale Nagado
- há 1 hora
- 3 min de leitura
Uma olhada inicial em uma série carregada de nostalgia e uma dose de insanidade.

Tanzaburo Tojima é um homem comum, porém obcecado por seu herói de infância, o Kamen Rider original. Fanático pela série desde pequeno, fez para si a promessa de ser um Kamen Rider um dia, e passou a vida treinando até se tornar extremamente forte e habilidoso. Tojima é um trabalhador da construção civil, onde sua força lhe garante seu sustento, mas leva uma vida frustrada. Até que um dia, em sua cidade, começam a acontecer crimes praticados por bandidos usando máscaras que lembram as máscaras dos soldados da organização Shocker, conforme eram vistos na clássica série de tokusatsu.
Os bandidos são capangas de um yakuzá (mafioso) que também era obcecado com a série Kamen Rider, mas era fã dos vilões Shocker. Por esse motivo, faz seus subordinados usarem as características máscaras. Quando Tojima se depara com os meliantes atacando em um festival local, ele compra uma máscara infantil de Kamen Rider e se prepara para agir. Quando ele a coloca no rosto, lágrimas vertem, pois ele sente que está para realizar seu sonho de toda uma vida.
O capítulo inicial da série mostra Tojima em diferentes fases da vida: como uma criança fascinada em frente à TV assistindo Kamen Rider, depois um estudante que já mostra grande força ao enfrentar uma gangue escolar, e já um adulto de 40 anos.
A ação se passa em um mundo real (ou algo bem próximo disso), mas em um período de alguns anos atrás. A série de TV do Rider original é de 1971, e Tojima assistiu na infância. Como Tojima tem 40 anos, pode-se deduzir que o animê se ambienta na primeira década do século XXI.
Tojima Tanzaburou wa Kamen Rider ni Naritai (ou "Tanzaburo Tojima Quer Ser um Kamen Rider") ganhou o título internacional de Tojima Wants To Be a Kamen Rider. Estreou no último dia 4 de outubro no Japão, com transmissão simultânea para o Brasil pelo portal Crunchyroll.

Tojima surgiu em mangá do autor Yokusaru Shibata na revista mensal HERO´S, em 2018. Quando a publicação foi cancelada em 2020, a série passou a ser publicada pelo site Comiplex. As compilações impressas da obra (tanko-bon) são lançadas pelo selo Hero´s Inc., da editora Shogakukan. O mangá, que já conta com 16 volumes, é voltado à demografia seinen, ou jovens adultos do sexo masculino. Seu sucesso levou a uma adaptação em animê, produzida em parceria pela Liden Films e a Toei Company, detentora da marca Kamen Rider ao lado da Ishimori Productions, empresa que administra a obra do criador Shotaro Ishinomori (1938~1998).
O primeiro episódio é todo para apresentar a vida de Tojima e seu universo mental. Ele é obviamente perturbado, o que dá à série um tom satírico. O design dos personagens é um tanto grosseiro, e ressalta o lado patético das pessoas, com um traço um pouco mais realista que obras para adolescentes.
A animação e produção não trazem grandes atrativos, e talvez a obra só agrade mesmo a fãs de Kamen Rider, que podem se divertir com as referências e citações. A prévia do segundo episódio mostra a personagem Yuriko Okada, que treinou a vida toda para combater o crime vestindo um uniforme similar ao da heroína Tackle, parceira do Kamen Rider Stronger em sua série de 1975. E outros tão malucos quanto Tojima e Yuriko também irão aparecer ao longo da trama.
Repleto de sentimentos de nostalgia, um humor ácido e uma dose de loucura, a saga de Tojima e seus desajustados amigos ainda é uma incógnita, a se julgar somente pelo primeiro episódio. O potencial para ser uma obra de impacto é grande, mas a primeira impressão foi apenas mediana.

Tojima Wants to Be a Kamen Rider é transmitido todo sábado pelo portal Crunchyroll.
- Avaliação do Sushi POP: Nota 5,5 (de 10)
Mais "PRIMEIRAS IMPRESSÕES":
ESPALHE CULTURA POP JAPONESA: Indique postagens do Sushi POP a seus contatos nas redes sociais!
APOIO FINANCEIRO: É possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ou agradecimento ao trabalho de décadas feito em prol da cultura pop japonesa no Brasil, através do PIX: nagado@gmail.com
LINKS RECOMENDADOS: