top of page

REDMAN - Matador de Monstros

Uma chacina de monstros, na mais tosca das produções de tokusatsu.

Redman: Herói ou psicopata?

Um monstro caminha sobre um local deserto. De repente, surge um guerreiro de uniforme vermelho e branco e grita "Red Fight", atacando o monstro sem que este faça algo ameaçador. A luta que se segue é selvagem, com o poderoso REDMAN vencendo ao empalar o monstro com sua lança em forma de cruz ou enfiando sua espada nele. Assim eram geralmente os episódios de um antigo super-herói que, visto hoje, soa um tanto sinistro e absolutamente trash.


No início da década de 1970, o tokusatsu explodiu na TV japonesa, com a exibição simultânea de O Regresso de Ultraman, Spectreman e do primeiro Kamen Rider. Era a época do "Kaiju Boom" ("Explosão de Monstros"), e o sucesso enorme do Kamen Rider, um projeto simultâneo em mangá e série de TV criou um novo fenômeno, o "Henshin Boom", com heróis de tamanho humano e pose de transformação. Durante alguns anos, tanto super-heróis gigantes (estilo Ultraman) quanto de tamanho humano disputavam a audiência das crianças.


Redman era um nome que rondava a Tsuburaya há tempos, tendo sido uma das ideias para batizar o primeiro Ultraman, e depois o Ultra Seven, tendo sido sempre descartado. Acabou sendo utilizado para dar nome a um super-herói de uma produção sem enredo, que se limitava a mostrar o personagem-título lutando contra um ou mais monstros, sempre vencendo com muita crueldade. Os episódios duravam cerca de 4 minutos somente.

O personagem surgiu em 1972, como uma das atrações de um programa de TV chamado Ohayo! Kodomo Show, algo como "Bom dia! O Show das Crianças". O formato utilizado não era novidade, e a própria Tsuburaya havia produzido, em 1970, a tosquíssima série Ultra Fight, no qual monstros de Ultraman e Ultra Seven lutavam entre si, sem motivo algum. Ultra Seven aparecia regularmente na série, que era de uma pobreza constrangedora em seus 195 episódios de pouco mais de 2 minutos de duração. Seguindo essa fórmula rápida, Redman era um herói inédito, e por isso chamou a atenção das crianças na época. Tudo era muito falso, as fantasias no geral eram recriações bem precárias de monstros que apareceram em Ultraman e Ultra Seven, além de haver poucas explosões e nenhuma maquete. A sinopse oficial diz que ele tem 42 metros de altura, mas a filmagem raramente usava ângulos de câmera para dar ideia de gigantismo. Quase tudo era filmado no nível do espectador e ele podia passar tranquilamente por um herói de tamanho humano. Para piorar, os cenários eram apenas lugares desertos, com vegetação e até um depósito de pneus velhos, tirando toda e qualquer impressão de que eram gigantes em combate.

Praticamente, quase não era um tokusatsu no sentido pleno da palavra, pois raramente usava efeitos especiais. Com exceção de um raio usado uma única vez, uma ou outra trucagem de câmera, nada que exigisse alguma verba ou tempo extra de produção foi usado. O charme da série é que as lutas eram selvagens, filmadas como se o telespectador estivesse junto dos combatentes. Também não tinha roteiro prévio, e nem diretores propriamente ditos. O que havia é uma equipe de filmagem, que ia resolvendo no improviso como seria cada luta. Uma produção extremamente tosca, fadada ao esquecimento, mas não foi bem assim.


Redescoberto em 2016 quando a Tsuburaya Productions começou a mostrar seus episódios no canal oficial no YouTube, Redman logo ganhou uma nova geração de fãs, que foram atraídos pela insanidade do personagem. O público logo percebeu que aquele "herói" parecia mais um psicopata serial killer de monstros, já que eles geralmente nada faziam de ameaçador para serem espancados e executados.


O revival deu tão certo que o herói até ganhou versão em quadrinhos nos EUA em 2018, pelos autores Matt Frank e Gonçalo Lopes. Em 2020, Redman foi homenageado ao servir de inspiração para a forma Beta Smash, uma das transformações do super-herói Ultraman Z.


Com sua produção tosca e violência insana, Redman deve ser visto como uma extravagância de uma época de excessos e experimentações na TV japonesa. De tão bizarro, tornou-se cult.


::: E X T R A :::

A primeira batalha de Redman, que já definia o que seria a série:



::: FICHA TÉCNICA :::


REDMAN ~ レッドマン

Estreia no Japão: 03/04/1972 (Nihon TV)

Total: 138 episódios (aprox. 4 min. cada)

EQUIPE DE PRODUÇÃO

Criação: Tsuburaya Productions Roteiro: inexistente Trilha sonora: Takeo Yamashita Filmagem: Shinichi Oooka, Kazumi Sato Produtor: Tsunehiko Kondo Realização: Tsuburaya Productions ELENCO: Suit actors não creditados

________________

- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!


Visite nosso canal parceiro:



bottom of page