top of page
Ale Nagado

Clássicos do Pop Japonês: "Mayonaka no Door ~ Stay With Me"

Uma pérola do gênero CITY POP, grande sucesso de Miki Matsubara.

A cantora e compositora Miki Matsubara.

A década de 1970 foi um período de transição na sociedade e também na música japonesa. Entre os jovens, o estilo folk ia diminuindo seu impacto e o kayoukyouku (música popular) ia absorvendo mais influências ocidentais, mas sem perder sua preferência por melodias fortes. O rock progressivo e o pop dos EUA e Inglaterra influenciavam cada vez mais artistas e o sintetizador ia ganhando espaço, especialmente no cenário da música pop japonesa, que nos anos 90 seria chamada de J-Pop. O estilo de vida na sociedade, cada vez mais ocidentalizado, se transformava para uma cultura urbana própria.


Os jovens japoneses passaram a sair mais para dançar, beber e curtir shows. Não que isso não fosse feito antes, mas o crescimento exponencial da música jovem parecia acompanhar todo um movimento, uma tendência que se espalhava cada vez mais de um culto à vida nas grandes cidades e às facilidades tecnológicas. O Japão encerraria a década de 1970 com o segundo maior PNB - Produto Nacional Bruto - do mundo, e viveria um período dourado de prosperidade nos anos 80.


Foi na transição de uma década para outra que surgiu uma canção que seria, ao longo dos anos, uma das mais representativas daquele período de explosão da indústria musical japonesa.

Capa do single original em vinil.

Lançada em 5 de novembro de 1979 pelo selo See-saw/Canyon Records, "Mayonaka no door ~ Stay with me" (ou "A porta da meia-noite ~ Fique comigo") foi o primeiro single e também o maior sucesso da cantora Miki Matsubara. Com uma letra sentimental sobre a solidão após o fim de um relacionamento, a canção tem uma melodia com um refrão daqueles que gruda nos ouvidos, em um arranjo suave e sofisticado. A canção se encaixa perfeitamente no movimento City Pop, um estilo que marcou a música japonesa no final dos anos 70 e se tornou preponderante na música local durante os anos 80, combinando disco music, blues, soft rock e outras influências ocidentais. Surgido de um movimento que no começo foi chamado de New Music, o City Pop trazia canções com melodias e arranjos elaborados, com letras que falavam de cotidiano e romance nos grandes centros urbanos, especialmente Tokyo.

Escrita por Yoshiko Miura e Tetsuji Hayashi, dois nomes importantes do período, "Mayonaka no door..." não explodiu logo em seu lançamento, mas se tornaria um sucesso duradouro através dos tempos. Na parada de singles medida pela Oricon, a canção ficou na posição 28, enquanto na medição da emissora NTV chegou à posição número 9.


Em termos de êxito comercial, o single chegou a 300 mil cópias vendidas e a canção também integrou o álbum Pocket Park, lançado em 1980. O disco ficou na 13ª posição em vendas, sendo um dos álbuns de maior sucesso daquele ano, transformando a jovem em uma estrela da música japonesa.

Miki Matsubara: Uma vida breve

Nascida em 28 de novembro de 1959, Miki Matsubara estreou em grande estilo com "Mayonaka no door..." e se tornaria uma das cantoras mais queridas de seu tempo, sempre muito sorridente e simpática. Sua mãe foi cantora de jazz e chegou a integrar uma banda chamada Crazy Cats. Teve contato muito cedo com a música, e aos três anos de idade, começou a tocar piano. Aos 15 anos, foi tecladista em uma banda de Kyoto chamada Yoshinoya Band. Conseguiu emplacar vários sucessos, ainda que nenhum tenha superado seu trabalho de estreia. Foram 17 singles, 9 álbuns originais, um de canções cover e várias coletâneas. No começo da década de 1990, ela se casou com Maki Honjo, o baterista de sua banda e logo abandonou a carreira de cantora para se dedicar à família, mas sem abandonar a música.


Além de pianista, Miki Matsubara também era compositora e criou canções de abertura para o animê Gundam 0083 e a série live-action Ultraman Gaia, entre outras canções no segmento de anime songs. Infelizmente, Miki Matsubara faleceu ainda jovem, em 7 de outubro de 2004, com apenas 44 anos, vítima de câncer cervical.


Ao longo dos anos, a canção seria regravada muitas vezes, sendo uma das mais conhecidas pelo grande público no Japão. Entre os nomes da música japonesa que gravaram suas interpretações para a canção, estão artistas como HIromi Iwasaki, Akina Nakamori, DEEN, Ms OOJA, Hitomi Shimatani e outros. Na década de 2020, a música deixaria de ser apenas associada à nostalgia em seu país e se tornaria um hit internacional.


Em 2020, na Indonésia, uma versão lançada no YouTube pela cantora Rainych Ran explodiu de popularidade na Ásia, reacendendo o interesse na canção. Tamanho foi o sucesso, que a cantora lançou a canção em mídia física em seu país. Mais ou menos na mesma época, a canção viralizou do Japão para o mundo a partir de um vídeo no TikTok, no qual mulheres japonesas reagiam a essa canção, que realmente marcou a vida de muita gente no país.

Com numerosas versões e homenagens,"Mayonaka no door ~ Stay with me" tem seu lugar assegurado, não apenas como símbolo de um gênero musical e uma época, mas como uma das canções japonesas mais famosas pelo mundo.


::: VÍDEOS SELECIONADOS :::

1) A versão original, ao vivo, em apresentação da época do lançamento:

"Stay with me ~ Mayonaka no door" / 真夜中のドア〜Stay With Me

Letra: Yoshiko Miura / Melodia e arranjo: Tetsuji Hayashi

Intérprete: Miki Matsubara



2) O vídeo do Tik Tok que viralizou e ganhou o mundo:



3) A versão de Rainych Ran, que fez a canção invadir as paradas na Ásia:



4) Versão da brasileira Elize Fleury:



5) Versão instrumental no baixo do ítalo-americano Dave504:



MAIS CLÁSSICOS DO POP JAPONÊS:

- Confira outras grandes canções e suas histórias:



 

::: COMO APOIAR O SUSHI POP :::


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação única de pelo menos 10 reais para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 10,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Caso prefira, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::



bottom of page