top of page

Boletim Sushi POP 53

Nesta edição: Novo vídeo da Unlucky Morpheus, famoso mangá encerra atividades, nova temporada da TV Bunkyo e mais: Wave, Listen to Me!, Naruto inédito, biografia de Eduardo Vetillo e playlist do Sushi POP!

Capa de "evolution", lançado em 2022.

1) Novo lançamento da banda Unlucky Morpheus: A banda de metal melódico e anime songs Unlucky Morpheus, acaba de lançar o vídeo oficial de sua canção "Amaryllis", que faz parte do álbum EVOLUTION, lançado em abril de 2022. O grupo é formado por Tenge Fuyuki ou "Fuki" (voz principal e vocais), Shiren (guitarra, vocais e programação eletrônica), Jinya (guitarra e violão), Hiroyuki Ogawa (baixo), FUMIYA (bateria) e Jill (violino). Em atividade desde 2008, a banda migrou do alternativo ao mainstream com um trabalho de muita qualidade.


"Amaryllis"

Letra e melodia: Fuki e Shiren / Arranjo: Unlucky Morpheus


2) Aya Magazine, tradicional publicação feminina, encerra atividades.

Aya magazine: Foco em romances, dos mais pueris aos mais ousados, para um público feminino adulto.

No dia 8 de março, a editora Ohzora Publishing anunciou que sua revista Young Love Comic aya Magazine será encerrada com a edição de abril, lançada neste mês. As obras em andamento seguem na revista Renai Hakusho Pastel Magazine, da mesma empresa.


Histórias soltas da revista serão publicadas no site da editora, em ohzora.jp (somente em japonês). A revista era focada no público feminino jovem, que é definido por pesquisadores ocidentais como a demografia josei.


Várias revistas impressas têm sido canceladas nos últimos anos, um reflexo direto da adesão cada vez maior dos leitores japoneses ao formato digital. Um dos maiores sucessos do animê na temporada 2022, SPY x FAMILY, surgiu como mangá digital, e somente suas compilações ganham edição impressa.

Última edição da revista Aya.

Mesmo no campo audiovisual, o avanço do streaming é grande, mas no Japão a venda de DVDs, Blu-rays e CDs ainda é relevante para o mercado de entretenimento. No campo editorial, as perdas têm sido grandes, mas o mercado de impressos resiste bem melhor do que em outras partes do mundo.


Enquanto isso, a maior editora de mangá, a Shueisha, segue firme e forte, tendo One Piece ainda como seu carro-chefe, mas cada vez mais publicações têm sido canceladas ou estão migrando para o formato digital, tentando manter sua receita com vendas de assinaturas ou mesmo a venda de edições físicas das compilações de suas séries on-line.


Publicação tradicional e respeitada, a Aya Magazine era publicada desde 1992.


3) Nova temporada da TV Bunkyo:

O canal Bunkyo Digital, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, irá estrear a segunda temporada de sua TV Bunkyo.

A proposta do Bunkyo é fortalecer a conexão com a cultura japonesa, tendo como foco principal o público jovem. O programa estreia no dia 10 de março (sexta), às 19h00. Cada um dos 4 episódios será dividido nos seguintes blocos: - O JAPÃO É POP - NOVIDADE / CURIOSIDADE - GASTRONOMIA - O JAPÃO PELO BRASIL



4) Dorama de Wave, Listen to Me!, de Hiroaki Samura.

Mika Koshiba como Minare Koda, uma radialista peculiar.

Wave, Listen do Me!, também conhecido como Nami yo Kiitekure! é o título de um mangá de Hiroaki Samura, o mesmo autor de Blade - A Lâmina do Imortal. Trata-se de uma comédia de cotidiano que estreou em 2014 na revista Afternoon e segue sendo publicada até hoje, tendo recebido uma versão em animê com 12 episódios em 2020.


A história conta a vida da temperamental Minare Koda, gerente de um pequeno restaurante. Arrasada após terminar com seu namorado, fica bêbada e desanda a falar suas opiniões e ressentimentos para um homem em um bar. Acontece que o tal homem era um produtor de rádio que acha interessante o estilo de expressão verbal intenso e sincero da moça, e resolve apostar nela para um talk show na emissora.

Minare no traço de Hiroaki Samura.

A obra tem um público cativo e agora vai ganhar versão live-action, em um dorama para a TV. No papel de Minare, a jovem estrela Mika Koshiba, que estrelou o elogiado dorama Tokusatsu GAGAGA, além de Parahero Grandine e muitos outros trabalhos. Com uma figura delicada, Mika tem pela frente o papel de dar vida a uma mulher explosiva e com rompantes de sinceridade cortante.


Junto com ela, estarão os atores Kazuki Kitamura (como Kanetsugu, o chefe), Nanoka Hara (como Mizuho, a colega de trabalho) e Ryota Katayose (como Chuya, antigo colega de Minare num restaurante).


Wave, Listen to Me! estreia em 21 de abril na TV Asahi.


5) Biografia de Eduardo Vetillo, o desenhista brasileiro do Spectreman:

A Editora Criativo e o selo GRRR! acabam de lançar o livro "Eduardo Vetillo - Alma de Viajante", com a biografia de mais um grande mestre dos quadrinhos brasileiros. Entre os fãs de tokusatsu na faixa dos 40 anos, Vetillo é lembrado por ter desenhado uma famosa versão nacional em quadrinhos do super-herói Spectreman.


Versátil e habilidoso, também desenhou quadrinhos de Os Trapalhões, Peninha, Chaves e muitos outros personagens. O livro é parte da coleção Libro Vitae - Biografia Ilustrada, que já publicou as histórias de Miguel Penteado, Julio Shimamoto, R.F. Luchetti, Gedeone Malagola, Minami Keizi, Paulo Fukue e Franco de Rosa. Em breve: Ignácio Justo.

Compre aqui:


6) Série de BORUTO chega ao fim de uma fase e vem aí episódios inéditos de NARUTO:

Ilustração comemorativa da saga de NARUTO.

A série BORUTO: NARUTO NEXT GENERATION será encerrada no próximo dia 26 março. É o fim de uma fase, e uma nova terá início em setembro. Enquanto isso, em julho, vai rolar no Japão uma reprise de alguns episódios do NARUTO clássico, com o acréscimo de quatro novos episódios, produzidos especialmente para as comemorações de 20 anos de estreia do personagem.


7) Playlist Sushi POP:

Toda quarta-feira, às 12h00, na Shock Wave Radio, uma playlist selecionada do Blog Sushi POP, com muito J-Pop, J-Rock e Anime Songs. A estreia aconteceu no dia 8, e teve Kenshi Yonezu, WagakkiBand, JAM Project, THE ALFEE, Official HIGE DANdism e Linked Horizon, entre outros. - Shock Wave Radio


************************************

Confira TODAS as edições do BOLETIM, com muita informação e vídeos selecionados:

- Você pode apoiar o meu trabalho de divulgação cultural, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP.

- A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. - Se preferir, pode doar através do PIX: nagado@gmail.com - Muito obrigado pela atenção e apoio. Que Deus abençoe seu lar!

bottom of page