top of page

Boletim Sushi POP 90

Na primeira edição de 2024, notícias envolvendo Godzilla, Ultraman, One Piece e muito mais!

Godzilla, Luffy (One Piece) e Ultraman Blazar.

1) EDITORIAL: Retornando às atividades!


Saudações! E um feliz 2024 para todos nós! Os últimos anos têm sido produtivos e, graças a Deus, este ano também pode ser.


Novos textos já estão sendo planejados e preparados, incluindo um review de um ilustre colaborador. Assim, o Sushi POP retorna com seu compromisso com a informação confiável, opiniões embasadas e muitas dicas sobre o vasto universo da cultura pop japonesa. Espero manter uma ou duas atualizações por semana, pelo menos.


Para marcar este retorno das férias, duas postagens no mesmo dia, publicadas com apenas algumas horas de diferença. E mais um post na quinta-feira, com um texto sobre o clássico National Kid, escrito por um ilustre convidado.

Por volta do meio do ano (creio eu), deve sair pela Editora Criativo o meu próximo livro, com a biografia de Mozart Couto, grande mestre dos quadrinhos brasileiros, que já trabalhou com vários estilos (incluindo mangá) e desenhou uma versão comics do monstro Gamera. Além disso, terei participação em uma coletânea digital sobre cultura pop asiática, a ser lançada ainda no primeiro semestre de 2024. Outros projetos estão rolando, mas só avisarei quando estiver tudo certo.


Então, obrigado pela atenção e vamos em frente! - Alexandre Nagado


2) O Adeus a Kenpachiro Satsuma, de Godzilla:

Kenpachiro Satsuma e um dos trajes mais icônicos de Godzilla.

No dia 16 de dezembro de 2023, faleceu aos 76 anos o dublê e suit actor japonês Kenpachiro Satsuma. Segundo, a família, foi vítima de uma pneumonia. Era graduado em kenjutsu e karatê, tendo sido também pintor de aquarelas.


Nascido como Yasuaki Maeda em 27 de maio de 1947, Satsuma trabalhou em diversas séries e filmes, de dramas a filmes de época, passando por várias produções de tokusatsu. Como em Lion Man (1973), série na qual vestiu o traje do herói Joe Tiger. Em seu trabalho mais famoso, vestiu o traje de Godzilla durante anos, dando vida ao icônico monstro do cinema japonês entre 1984 e 1995, em vários filmes exibidos também no Brasil. Em 1985, Kenpachiro Satsuma vestiu o traje do monstro Pulgasari, no filme norte-coreano criado a partir de uma lenda local, mas adaptado como uma versão local de Godzilla.


Em seu tempo, enfrentou grandes desafios com o peso do traje de Godzilla e a dificuldade em respirar dentro dele. Nas décadas de 1960 e 70, atuou em cenas de ação para diversos filmes sobre samurais. Satsuma foi o sucessor de Haruo Nakajima (1927~2017), o primeiro suit actor de Godzilla, no clássico de 1954. Com a adoção dos efeitos digitais para dar vida ao icônico monstro japonês, não haverá mais dublês dentro de fantasias. Exceto, talvez, para curtas comemorativos, como o recente Operation Jet Jaguar e campanhas promocionais. Ninguém mais irá ocupar o lugar de Kenpachiro Satsuma, que tem seu lugar garantido entre os grande ícones do tokusatsu.


3) Godzilla vs McDonald´s:

Os "Godzilla Burgers".

Em dezembro, a Toho anunciou sua nova parceria com a rede McDonald´s no Japão, com uma grande ação promocional com o Godzilla.


Os comerciais anunciam um bonequinho do monstro no estilo das mascotes da franquia, além de três novos sanduíches: Spicy Thick Beef & Chunky Potato, Smoky Pepper Chicken, e o Cheese Double Teriyaki. (Que, espero, não sejam como os sanduíches cada vez menores que vendem por aqui.)


Os produtos foram lançados oficialmente no último dia 5 de janeiro, somente para o público japonês. Os divertidos comerciais mostram o robô gigante Mecha McDonald, pronto para lutar contra Godzilla.


4) Remake de One Piece e uma antiga criação de Eichiro Oda pela Netflix:

Netflix aposta em novas séries com a marca de Eichiro Oda.

No final de 2023, a Netflix anunciou que irá produzir um remake do animê One Piece, iniciando com o arco East Blue Saga, que vai do episódio 1 até o 61. Provavelmente, a história deve ser condensada em um número bem menor de episódios. O anúncio reflete a boa recepção que teve a versão live-action, lançada em agosto de 2023 pela Netflix.


A saga do pirata Monkey D. Luffy e seus amigos surgiu no mangá, que comemorou 25 anos de estreia em julho de 2022, tendo vendido mais de 510 milhões de exemplares. Já o animê completará 25 anos de estreia em outubro de 2024, que seria uma boa data para o lançamento do remake.


A nova animação está a cargo do Wit Studio, de SPY x FAMILY e Attack On Titan (temporadas 1 a 3). Intitulada THE ONE PIECE, a nova produção ainda não tem data de estreia.


Enquanto os fãs aguardam mais informações, a Netflix irá lançar, ainda em janeiro de 2024, uma adaptação de uma antiga criação de Eichiro Oda, intitulada Monsters 103 Mercies Dragon Damnation, com animação do estúdio E&H Production.


5) O sucesso de Ultraman na China:

O popular Ultraman Zero na entrada de um hotel temático em Shangai.(Foto:Kyodo)

No dia primeiro de janeiro, o jornal japonês Kyodo News publicou uma reportagem contando sobre a imensa popularidade da franquia Ultraman perante o público chinês. Várias séries e filmes Ultra já foram exibidos na China, e a popularidade da marca deu origem até mesmo a um hotel temático, algo que não existe nem no Japão.


A grande aceitação de suas séries em um país totalmente avesso à cultura woke pode ajudar a manter uma visão mais tradicional para a franquia. E não será surpresa alguma se forem produzidas séries com investimento, produção e elenco com nomes chineses.


Apesar de parceiros comerciais, há uma tensão entre os países, pois a China ameaça há anos usar de força militar para reincorporar Taiwan ao seu território. O Japão já anunciou que, caso isso aconteça, deverá entrar em guerra contra a China ao lado dos EUA, o que pode ser desastroso para a já complicada situação geopolítica do mundo. Mas, voltando ao campo da cultura pop (que é o que nos interessa aqui), confira a reportagem:


6) Novo trailer do filme de Ultraman Blazar:


No final de dezembro, a Tsuburaya Productions liberou um novo trailer para o longa-metragem de Ultraman Blazar. A série, atualmente em exibição, está em sua reta final, faltando dois episódios para sua conclusão. Aparentemente, a produção sofreu vários atrasos, pois não é nada normal uma série com 25 episódios ter CINCO episódios de recapitulação. Somente um contou na numeração da série, os demais contam como "episódios especiais", que no entanto ocupam o espaço semanal do personagem na TV japonesa.


O filme de encerramento de Blazar será lançado em cinemas japoneses no dia 23 de fevereiro.


7) Criador de Super Campeões anuncia aposentadoria:

O autor Yoichi Takahashi.

No dia 3 de janeiro, o autor Yoichi Takahashi, famoso pela franquia Super Campeões, anunciou sua aposentadoria. Com 63 anos de idade e 43 de carreira, ele declarou que a decisão foi motivada pela sua saúde frágil, falta de vigor físico e problemas de visão. Ainda assim, ele irá concluir em abril as séries Captain Tsubasa: Memories e Captain Tsubasa: Rising Sun.


Apesar do anúncio de aposentadoria, o autor não irá abandonar todas as suas atividades, pois pretende supervisionar futuras histórias ou adaptações de Captain Tsubasa.


Em setembro passado, ele foi homenageado pela Japan Football Association [ver Boletim 69] por sua contribuição na difusão do futebol em seu país. Que ele tenha uma aposentadoria tranquila e que possa ainda desfrutar de muitas alegrias decorrentes de seu legado. E, tão importante quanto isso, que ele possa ainda acompanhar e supervisionar muitas obras derivadas de Super Campeões, o trabalho de sua vida.


8) Museu de Go Nagai destruído:

No dia primeiro de janeiro, um forte terremoto atingiu o Japão, causando mais de 160 mortos e 330 feridos, com dezenas de desaparecidos. Na cidade de Wajima, o Go Nagai Wonderland Museum, dedicado à obra do autor de Mazinger Z, Cutey Honey e outros clássicos, foi destruído devido a um incêndio decorrente do terremoto. O autor se manifestou, dizendo que toda a atenção e prioridade devem ser para as vítimas e seus familiares.



9) Projeto encerrado:


Devido a diversos problemas ocorridos durante sua produção, alheios ao controle, foi encerrada a venda do livro Japão - O Império da Cultura Pop. O título não está mais disponível para compra e os impressos restantes serão descartados. No futuro, se houver alguma editora interessada, essa coletânea poderá ter uma nova chance, com um novo projeto gráfico e talvez mais textos. Mas, por enquanto, o projeto está abandonado e não há mais nada a ser dito, a não ser admitir honestamente que o projeto não deu certo.


Obrigado aos que compraram na pré-venda, e eu espero que todos tenham recebido seus exemplares. Toda e qualquer reclamação devido a compra, recebimento ou qualquer condição física do livro devem ser encaminhadas à Editora IBESEC, presente no Instagram.


Finalmente, peço a todos os que compraram e receberam o livro, que enviem foto de seu exemplar para o e-mail nagado@gmail.com.

10) The Boy and The Heron vence Globo de Ouro:

Cena de "The Boy and The Heron".

A premiação do Globo de Ouro 2024 aconteceu na noite do dia 7 de janeiro, consagrando The Boy and The Heron, último filme de Hayao Miyazaki, como Melhor Filme de Animação. É o primeiro filme japonês a vencer esse prêmio, considerado uma prévia do Oscar.


Outro animê, SUZUME, de Makoto Shinkai, também estava entre os indicados. The Boy And The Heron também concorreu como Melhor Trilha Sonora, graças ao trabalho de Joe Hisaishi, colaborador de Miyazaki por décadas. A mera indicação já foi um reconhecimento internacional ao seu trabalho.


O longa-metragem The Boy and The Heron terá o título brasileiro de O Menino e a Garça e será lançado em cinemas brasileiros em 22 de fevereiro, conforme informou a distribuidora Sato Company. (Informação atualizada em 11/01)

*************************


 

Quanto vale o Sushi POP?


- Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor, faça uma contribuição financeira a partir de R$ 5,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima.


- Se preferir, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 



::: LINKS RECOMENDADOS :::


BLOGOSFERA (lista de blogs sobre cultura pop)



SE LIGA NERD (O portal da Liga Nerdola)

bottom of page