top of page

As comemorações de 2022 na cultura pop

Ultra Seven, Speed Racer, Zillion, BLACK, Naruto e as principais obras a serem lembradas neste ano.

Zillion, Kamen Rider BLACK, Naruto e Ultra Seven.

Olá, pessoal! Em 2022, muitas obras de grande relevância comemoram datas importantes, como aniversários de 20, 30 e até 70 anos. Confira a lista do Sushi POP, que destaca obras e personagens de animê, tokusatsu e mangá que foram conhecidos pelo público brasileiro. E se você é criador de conteúdo ou pesquisador, guarde esta matéria em sua lista de favoritos, para consulta futura.


Atenção: As datas de estreia indicadas ao final de cada descrição de obra sempre se referem ao lançamento no Japão.


70 ANOS

ASTRO BOY ~ Mangá

Título original: Tetsuwan Atomu ~ "Mighty Atom"


Clássico absoluto da ficção científica no Japão, o Astro Boy consagrou seu criador, Osamu Tezuka (1928~1989), como o maior autor de mangá de todos os tempos. Sua saga repleta de valores morais e éticos, coragem e drama, tem conquistado muitas gerações através de várias adaptações. O mangá surgiu na revista Shonen e rendeu 65 volumes compilando suas histórias. Sua primeira adaptação em animê começou a ser produzida em 1962, tendo estreado oficialmente no início de 1963. O público brasileiro conheceu a série remake de 2003 pelo Cartoon Network e um longa sino-americano feito em CGI em 2009.


- Começou a ser publicado em abril de 1952.


60 ANOS


KING KONG VS GODZILLA ~ Tokusatsu (cinema)

Título original: King Kong tai Gojira


Pela primeira vez, um crossover cinematográfico confrontava os mais famosos monstros de dois países, os EUA e o Japão. O longa foi exibido várias vezes na TV Record, na década de 1970. Um grande sucesso do trio de ouro da Toho Films, formado pelo diretor Ishiro Honda (1911~1993), o produtor Tomoyuki Tanaka (1910~1997) e o diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya (1901~1970).


- Estreou em 11/08/1962


55 ANOS

FANTOMAS ~ Animê (TV)

Título original: Ogon Batto ~ "Morcego Dourado"


Criado na década de 1930 como um personagem de kami shibai (espécie de teatro narrado com painéis de ilustrações), o personagem teve mangá e dois filmes live-action antes da célebre série de TV. No Brasil, foi sucesso na TV Record.

- Estreou em 01/04/1967


A PRINCESA E O CAVALEIRO ~ Animê (TV)

Título original: Ribbon no Kishi ~ "O Cavaleiro da Fita"


A versão em animê de um dos mais famosos mangás de Osamu Tezuka, o mais importante e influente autor de todos os tempos. No Brasil, foi sucesso na TV Tupi e TV Record na década de 1970, sendo exibida até o começo dos anos 80 na TVS do Rio de Janeiro. Voltada ao público shojo (meninas adolescentes), mas de apelo universal, uma das versões em mangá já foi publicada no Brasil pela Editora JBC. A continuação, mostrando os filhos de Safire e Franz, saiu pela Editora NewPOP.


- Estreou em 02/04/1967


SPEED RACER ~ Animê (TV)

Título original: Maha GoGoGo ~ "Mach GoGoGo" [*]


O animê que abriu as portas do ocidente para os desenhos animados japoneses quando foi adaptado e lançado nos EUA em 1968. No Brasil, foi também um sucesso avassalador, encantando várias gerações. Foi exibido na TVs Tupi, Globo, Record, MTV, Cartoon Network e Rede Brasil. O mangá original, de Tatsuo Yoshida (1932~1977), foi lançado no Brasil parcialmente pela Editora Conrad em 2002 e, de forma completa, em 2009 pela NewPOP. Teve inúmeras adaptações e homenagens. O animê é um clássico eterno do estúdio Tatsunoko Pro.

[*] O nome é um trocadilho bilíngue com o número 5 em japonês ("go"), o nome original de Speed (Go Mifune) e a palavra em inglês "Go" (avante")


- Estreou em 02/04/1967


SUPER DÍNAMO ~ Mangá / Animê (TV)

Título original: Paaman ~ "Perman"

A vida do pacato Mitsuo muda radicalmente quando ele se torna aprendiz de um poderoso super-herói. Com um capacete, capa e distintivo que lhe dão poderes especiais, ele resolve problemas ao lado de seus amigos. A série, um projeto conjunto para mangá e TV, foi criação da dupla Fujiko Fujio, a mesma do clássico Doraemon. A série passou na extinta TV Tupi, na década de 1970. Era uma série em preto-e-branco, mas um remake colorido foi lançado no Japão em 1983. - O mangá foi lançado em janeiro de 1967

- O animê estreou em 02/04/1967


ESPER ~ Tokusatsu (TV)

Título original: Kousoku Esper ~ "Esper Velocidade da Luz"


Hikaru Higashi é um adolescente que utiliza um traje que lhe permite voar e carrega poderosos armamentos, tudo criado por seu avô. Sua luta é contra os invasores Giron, que planejam dominar a Terra. Esper foi produzido pelo estúdio Senkosha e foi exibido no Brasil pela extinta TV Tupi e TV Gazeta.


- Estreou em 01/08/1967


SHADOW BOY ~ Animê (TV)

Título original: Bouken Shonen Shaddar ~ "As Aventuras do Jovem Shaddar"


Com temática de terror, é uma obra obscura e quase esquecida, jamais lançada em vídeo ou DVD. Criativa, mas com uma produção um tanto precária, a série contava a saga do jovem Shadow Boy contra o demônio Spectro. Foi exibido no Brasil pela extinta TV Tupi e depois pela TV Record.


- Estreou em 18/09/1967


ULTRA SEVEN ~ Tokusatsu (TV)


Um dos mais icônicos super-heróis do tokusatsu, Ultra Seven foi a série Ultra mais voltada à ficção científica e possui uma legião de fãs. O personagem retornou várias vezes à Terra e é um dos Ultras mais recorrentes na vasta produção do estúdio. O visual, bolado pelo designer Tohl Narita (1929~2002), é atemporal e funciona bem até hoje.


- Estreou em 01/10/1967



PRÍNCIPE DINOSSAURO ~ Tokusatsu (TV)

Título original: Kaiju Ouji ~ "Príncipe Monstro"


Ambientada no tempo presente (da época em que foi feito), o pequeno órfão Takeru vive em uma selva repleta de dinossauros e enfrenta perigosos alienígenas. Seu companheiro é o brontossauro Nessie (uma alusão ao lendário Monstro do Lago Ness). No Brasil, foi exibido brevemente pela TV Globo e, segundo alguns registros, pela TVS (atual SBT) em fase experimental. Foi mais uma criativa obra da P-Productions, a mesma de Spectreman e Lion Man.


- Estreou em 02/10/1967

TARO KID ~ Animê (TV)

Título original: Skyers 5


Um agente secreto que tinha uma das armas mais estilosas já vistas: Cartas de baralho com bordas laminadas que ele arremessava com destreza. Adaptação de um mangá lançado um ano antes, Skyers 5 teve duas séries: A clássica, exibida com sucesso nas TVs Record e Tupi na década de 1970, e uma continuação, inédita no Brasil, em 1972.


- Estreou em 04/10/1967


ROBÔ GIGANTE ~ Tokusatsu (TV)

Título original: Giant Robo


Uma criança controlando a mais poderosa arma da Terra, um robô de batalha que luta contra os monstros dos invasores do Bando BF. Série de grande sucesso, marcou a estreia de Toru Hirayama (1929~2013) como produtor e Nobuo Yajima (1928~2019) como diretor de efeitos especiais, homens que ajudariam a Toei Company a se tornar uma verdadeira fábrica de super-heróis.


- Estreou em 11/10/1967


50 ANOS

PINÓQUIO ~ Animê (TV)

Título original: Kashi no Ki Mokku ~ "Mokk do Carvalho"


Versão da Tatsunoko Productions do famoso personagem da literatura infantil, rebatizado de Mokk. Trágica e violenta, tinha elementos de terror e sobrenatural. Muitas mortes e toda a mesquinharia humana, nesta que é provavelmente a mais visceral adaptação de uma fábula para desenho animado. Foi exibido no Brasil pela extinta TV Tupi e, já na década de 1990, foi exibido, com cortes, no também extinto canal Fox Kids.


- Estreou em 04/01/1972

LION MAN ~ Tokusatsu (TV)

Título original: Kaiketsu Lion Maru ~ "Heroico Lion Maru"


Série de grande repercussão da P-Productions, trazia as aventuras de Shimaru, um espadachim que se transformava em um poderoso homem-leão. A série teve uma sequência de menor repercussão, que foi exibida no Brasil com sucesso na extinta TV Manchete. O público brasileiro viu primeiro o segundo Lion Man (o laranja) para só depois conhecer o original, que teve poucos episódios exibidos por aqui na Manchete. Para os fãs brasileiros, o herói seria conhecido como "Lion Man Branco".


- Estreou em 01/04/1972


G-FORCE / BATALHA DOS PLANETAS ~ Animê (TV)

Título original: Kagaku Sentai Gatchaman ~ "Esquadrão da Ciência Gatchaman"


Série icônica da Tatsunoko Productions, Gatchaman foi visto no Brasil em sua versão americanizada G-Force, exibida no Cartoon Network e nos extintos canais por assinatura TeleUno e Locomotion. Outra adaptação foi vista na Band como Batalha dos Planetas. Até a Saban Entertainment (dos Power Rangers) adaptou Gatchaman, alterando para Eagle Riders. A obra ganhou numerosas versões em seu país e influenciou diretamente a criação de Jetman (1991), uma das mais cultuadas séries da franquia Super Sentai.


- Estreou em 01/10/1972


45 ANOS


O MENINO BIÔNICO ~ Animê (TV)

Título original: Jetter Mars


Jet Marte é um garoto-robô criado para proteger a Terra contra grandes ameaças. A série é uma longa, sensível e movimentada jornada de amadurecimento, com alegrias e tragédias permeando a vida do personagem título. Criação de Osamu Tezuka, que fez nessa obra uma releitura de sua obra mais famosa, o Astro Boy.



40 ANOS

GOGGLE 5 ~ Tokusatsu (TV)

Título original: Dai Sentai Goggle 5 ~ "Grande Esquadrão Goggle 5"


Série da franquia Super Sentai, os Goggle 5 eram uma equipe que lutava contra o Império da Ciência Maligna Desdark (Deathdark). O seriado foi exibido na TV Bandeirantes (atual Band) e depois na TV Record. Teve versão brasileira em quadrinhos pela Editora EBAL.


- Estreou em 06/02/1982


SPACE COP / GAVAN ~ Tokusatsu (TV)

Título original: Uchuu Keiji Gavan ~ "Policial do Espaço Gavan"


O jovem Retsu foi treinado pela Polícia Espacial e vive na Terra para lutar contra os monstros do Império Maku. A série iniciou a trilogia dos Policiais do Espaço, sendo sucedido por Sharivan (apresentado no último episódio) e Shaider. Na série brilhou o astro Kenji Ohba, protagonizando incríveis cenas de ação, e também o design inovador de Katsushi Murakami. Sucesso da Toei Company, Gavan inaugurou uma linhagem de heróis tecnológicos que seria chamada pelos fãs de Metal Heroes. Foi exibido pela TV Globo como Space Cop e depois passou na TV Gazeta.


- Estreou em 05/03/1982


CAPITÃO HARLOCK E SUA NAVE ARCADIA ~ Animê (cinema)

Título original: Waga Seishun no Arcadia ~ "Minha Juventude em Arcádia"


Em um futuro distópico onde a humanidade aceitou ser dominada por alienígenas tiranos, Harlock é um destemido pirata espacial que luta pela liberdade. Este filme foi um dos primeiros longas em animê lançados no Brasil em formato de fita de vídeo VHS, pela Brazil Home Video (atual Sato Company). O filme foi exibido na TV Manchete como uma minissérie em cinco partes. O personagem é um dos mais emblemáticos da carreira do autor Leiji Matsumoto (autor de Patrulha Estelar - Yamato) e surgiu em série própria de mangá em 1977. A primeira versão em animê de Harlock, inédita no Brasil, veio em 1978.


- Estreou em 28/07/1982


MACROSS ~ Animê (TV)

Título original: Chou Jikuu Yousai Macross ~ "Fortaleza Superdimensional Macross"


Uma guerra espacial com naves e robôs de batalha como pano de fundo para uma história de romance. Batalhas intensas e drama romântico, tudo embalado por uma trilha sonora pop que agradou em cheio ao público. A série foi adaptada nos EUA como Robotech. No Brasil, foi visto como Robotech (uma versão bastante adulterada) na TV Globo e sua versão original também foi vista, com o título Guerra das Galáxias, na CNT. Já o aclamado longa-metragem remake de 1984 foi lançado em fita VHS pela Brazil Home Video, atual Sato Company. A série deu origem a uma extensa franquia, com várias obras derivadas, sempre com muito destaque para a parte musical.


- Estreou em 03/10/1982


DON DRÁCULA ~ Animê (TV)

Título original: Tezuka Osamu no Don Dracula ~ "Don Drácula de Osamu Tezuka"


Comédia com toques de drama e muita malícia, foi um dos maiores fracassos do lendário mestre Osamu Tezuka. Somente oito episódios foram produzidos, e apenas 4 exibidos no Japão. No Brasil, passou na extinta TV Manchete, que reprisou sua curta temporada à exaustão. O mangá original, de 1979, foi publicado no Brasil em 3 volumes pela Editora NewPOP.


- Estreou em 05/10/1982


AKIRA ~ Mangá


Revolucionário mangá de temática cyberpunk em um futuro distópico, Akira deu origem a um longa-metragem em animê em 1988, um sucesso mundial de público e crítica. No Brasil, o mangá, que foi pensado para a demografia seinen (jovens adultos), foi publicado primeiro pela Editora Globo em 1990, com edição colorizada e com as imagens vertidas para o modo ocidental conforme a edição americana. Depois, em 2020, a JBC começou a publicar edições fieis à versão original, em preto-e-branco e ordem de leitura oriental. É a obra-prima do autor de mangás e diretor Katsuhiro Otomo.


- Publicado em 20/12/1982



35 ANOS


MASKMAN

Título original: Hikari Sentai Maskman ~ "Esquadrão da Luz Maskman"


Produção Super Sentai que sucedeu Flashman na TV japonesa, Maskman trazia romance e artes marciais em uma combinação que geralmente funcionava bem. A série foi exibida na extinta TV Manchete e, posteriormente, na Rede TV. Fez sucesso mediano e teve versão licenciada em quadrinhos feita por artistas brasileiros para a Editora Abril.


- Estreou em 28/02/1987



METALDER ~ Tokusatsu (TV)

Título original: Chou Jinki Metalder ~ "Super Homem Máquina Metalder"


Série dramática e com vários momentos antológicos, Metalder foi uma produção de pouca repercussão na época, mas que se tornaria cult com o tempo. Roteiro inteligente, trilha sonora cinematográfica e um final que seria debatido pelos fãs por anos. Foi exibida brevemente na TV Bandeirantes, atual Band.


- Estreou em 16/03/1987


ZILLION ~ Animê (TV)

Título original: Akai Koudan Zillion: "Raio de Luz Vermelha Zillion"


Animê fruto de uma parceria entre a Tatsunoko Pro e a SEGA, Zillion chegou ao Brasil numa época de escassez de produções japonesas por aqui, no final dos anos 1980. Foi exibido com sucesso na TV Globo e depois na TV Gazeta. Chegou a ser tema de uma edição da revista Misto Quente, da Editora Abril, que combinava álbum de figurinhas e história em quadrinhos.


- Estreou em 12/04/1987


BLACK KAMEN RIDER ~ Tokusatsu (TV)/ Mangá

Título original: Kamen Rider BLACK


A dramática saga de Issamu Minami contra a seita Gorgom rendeu uma das séries mais queridas pelos fãs brasileiros. Fez sucesso na TV Manchete, que também exibiu sua continuação direta, Kamen Rider BLACK RX. Teve quadrinhos licenciados pela Editora Abril com autores brasileiros e o mangá original de Shotaro Ishinomori (1938~1998) foi lançado no Brasil pela Editora NewPOP. A série faz parte dos serviços de streaming da Vix e Pluto TV.


No segundo semestre de 2022, será lançado no Japão o reboot da série, intitulado Kamen Rider BLACK SUN.


- O mangá foi lançado no Japão em outubro de 1987

- A série de TV estreou em 04/10/1987



30 ANOS

ZYURANGER ~ Tokusatsu (TV)

Título original: Kyoryu Sentai Zyuranger ~ "Esquadrão Dinossauro Zyuranger"


Esta série não foi exibida no Brasil, mas seu visual, robôs e monstros são bem conhecidos por aqui e no mundo todo. Em 1993, a empresa Saban fez uma parceria com a Toei Company e comprou Zyuranger. Retirou as cenas com os atores japoneses, substituindo-os por atores americanos, criou novas histórias e manteve as cenas com os heróis transformados e seus inimigos. O resultado foi a primeira temporada de Power Rangers, uma febre mundial que criou uma grande franquia que atualmente segue seu próprio caminho, sem depender de adaptar material japonês.


- Estreou em 21/02/1992


SAILOR MOON ~ Animê (TV)

Título original: Bishojo Senshi Sailor Moon ~ "Graciosa Guerreira Sailor Moon"


Uma atrapalhada estudante encontra uma gatinha falante e recebe dela poder para lutar contra uma invasão extradimensional, recebendo a ajuda de outras guerreiras ao longo do tempo. Com uma premissa simples, uma grande saga se desenrola, com personagens e momentos marcantes. A primeira temporada da série clássica (e de longe a melhor, na opinião deste que vos escreve) foi exibida brevemente na TV Manchete. Essa versão é bastante diferente da concepção original da autora Naoko Takeuchi, que brigou feio com a Toei Animation por conta de várias alterações, algumas profundas. Uma versão mais fiel veio com a saga Sailor Moon Crystal, exibida no portal Crunchyroll.


- Estreou em 07/03/1992


25 ANOS

POKÉMON ~ Animê (TV)

Título original: Pocket Monster


A jornada de Ash Ketchum para se tornar o maior treinador Pokémon do mundo, com monstrinhos como Pikachu, Charmander, Bulbassauro e outros a seu lado. Tendo Misty e Brock como seus primeiros companheiros de viagem, Ash empreende uma jornada de amadurecimento e perseverança. Tudo muito bacana, mas quem rouba a cena mesmo é a Equipe Rocket, os vilões mais paspalhos (e no fundo, com bom coração) que já surgiram. Os primeiros três anos da série são ótimos, o resto nem tanto. Passou na TV Record e Cartoon Network. Foi uma das grandes febres japonesas no Brasil, a ponto de ter tido a revista Pokémon Club, que era publicada pela Editora Conrad, a mesma da icônica Herói. Mangás, séries, filmes, figurinhas, cards, brinquedos e games da franquia Pokémon têm feito a alegria de gerações.


- Estreou em 01/04/1997



20 ANOS

NARUTO ~ Animê (TV)


O jovem ninja Naruto Uzumaki tem uma longa jornada de aprendizado para se tornar um grande mestre e líder de sua aldeia, um Hokage. Criado por Masashi Kishimoto, o mangá estreou em 1999 e logo se tornou um dos maiores sucessos da revista semanal Shonen Jump, a mais importante revista de quadrinhos do Japão. Com fieis amigos a seu lado, a saga de Naruto continuou na série Naruto Shippuden. Atualmente, seu filho Boruto continua a saga da família, em sua própria série. Naruto foi exibido brevemente no SBT e depois no Cartoon Network. Possui um canal inteiro dedicado a ele no streaming da Pluto TV.


- Estreou em 03/10/2002


______________________________________________


- Apoie o meu trabalho, doando qualquer valor a partir de R$ 5,00 e incentive a continuidade do Sushi POP. Se preferir, tem o PIX: nagado@gmail.com


- Não perca nenhuma atualização. Já tem o app? Use esse código de convite: 6Q946U



Compartilhe este post em suas redes sociais! Obrigado!


bottom of page