top of page

Boletim Sushi POP 109

Nesta edição: Nova aventura de Dekaranger, vídeo em animê de Sakura Fujiwara, o encontro de Ultraman com os Vingadores, o caso Toru Furuya, Patrulha Estelar e mais!

[ 1 ] Dekaranger de volta à ação, e com um aliado inesperado:


A Toei Company está preparando o lançamento de mais uma aventura com umas das mais carismáticas e bem-sucedidas equipes da franquia Super Sentai: o esquadrão Dekaranger, cuja série original foi lançada em 2004. Mais uma vez, o destaque vai para as heroínas da equipe,:Jasmine (DekaYellow) e Umeko (DekaPink). Na nova aventura, com muito humor e ação, Jasmine vive uma história romântica com o herói Yanma Gast, o Tonbo Ohger [*], mais jovem do que ela e membro da equipe King-Ohger, o Super Sentai de 2023. De quebra, a aventura ainda irá apresentar Ten Haretsuki, a segunda DekaPink. [* Nota: "Tonbo" é "libélula", em japonês.]


A nova aventura tem roteiro de Shunto Nishi, com direção de Fumie Arakawa e produção da Toei. Com o título Tokusou Sentai Dekaranger With Tonbo Ohger, o filme, que deve ser de curta ou média metragem, será lançada no Japão no próximo dia 16 de junho. Porém, é uma produção com exclusividade para o serviço de assinatura TTFC ~ Toei Tokusatsu Fan Club, uma plataforma da Toei Company que está disponibilizando o vasto acervo do estúdio de séries e filmes de super-heróis. Infelizmente, o serviço foi pensado para atender somente ao público japonês, sem instruções em outro idioma.


Em 7 de junho, no Japão, ainda estreia em circuito limitado de cinemas o aguardado filme Dekaranger 20th: Fireball Booster, que depois será lançado em DVD/Blu-ray em 13 de novembro. [Confira o Boletim 83]
[ 2 ] Vídeo clip reúne Sakura Fujiwara e o estúdio CoMix Wave:
A cantora, compositora e instumentista Sakura Fujiwara.

O estúdio CoMix Wave Films, conhecido por ter produzido os aclamados filmes do diretor Makoto Shinkai (Your Name, Suzume), lançou um vídeo musical no último dia 20 de maio. Trata-se de um curta-metragem que acompanha a nova canção da estrela Sakura Fujiwara, intitulada "Hatsukoi no nioi", ou "O cheiro do primeiro amor".


O vídeo, bem como a canção, é de grande delicadeza, com uma adolescente às voltas com o encantamento e posterior saudade do primeiro namoro. A direção de Maho Takagi, planejamento e produção de Tomohiro Tokunaga, com design e animação da CoMix Wave Films.


A canção está disponível em diversas plataformas digitais.


"Hatsukoi no Nioi" ~ 初恋のにおい

Letra e melodia: Sakura Fujiwara / Arranjo: Curly Giraffe e Kei Takakuwa Intérprete: Sakura Fujiwara

[ 3 ] Ultraman encontra os Vingadores: Em mais uma tentativa de popularizar o Ultraman nos EUA, a Marvel anunciou uma aventura reunindo o gigante oriundo da Nebulosa M-78 com os Vingadores, uma das equipes mais poderosas e famosas dos quadrinhos e do cinema. A nova história irá seguir a linha de quadrinhos que a Marvel têm produzido sobre Ultraman, reinterpretando o clássico super-herói japonês para um novo público. É uma abordagem própria e exclusiva, sem relação com a versão que será apresentada na nova animação da Netflix.

Um crossover para firmar Ultraman no Universo Marvel.

O enredo irá começar com o desaparecimento misterioso do Homem Aranha (que será Miles Morales), seguido pelo surgimento de uma ameaça espacial que aparentemente está descontrolando os kaijus que vivem na Terra. A crise levará a uma inédita combinação de forças entre os Vingadores e Ultraman. Com roteiro de Kyle Higgins e Matthew Groom, desenhos de Francesco Manna e capas de Dike Ruan, Ultraman x Avengers será uma minissérie em 4 partes, com lançamento previsto para 14 de agosto deste ano.


[ 4 ] Toru Furuya, astro da voz e criminoso:


No último dia 22, através de sua conta pessoal no Twitter/X, o veterano ator Toru Furuya, responsável pela voz original de personagens famosos como Seiya (Cavaleiros do Zodíaco) e Tuxedo Mask (Sailor Moon) revelou uma história escabrosa. Durante uma entrevista, o seiyuu (ator vocal) de 69 anos admitiu ter tido, durante quatro anos a partir de 2017, um relacionamento extraconjugal e abusivo com uma fã que queria conhecê-lo. Ele se aproveitou da fragilidade dela e a violentou mais de uma vez.

Um astro da voz nos anos 80/90. Ninguém imaginava ser ele um monstro.

Entre idas e vindas de uma relação conturbada, chegou a espancá-la e, quando a moça engravidou, forçou ela a fazer um aborto. Ela queria a criança, mas ele a ameaçou. Essa amante aceitou cada abuso, até ser abandonada definitivamente em 2023 e, por vingança, contou a história à imprensa. Certamente, a mulher foi cúmplice de tudo o que aconteceu, e aceitou o aborto para agradar seu amado, na esperança de que ele abandonasse a esposa e a assumisse publicamente. Não tem inocente nessa história. A situação escalou para um grande escândalo na mídia japonesa, e enfim caiu a imagem de senhor simpático que Toru Furuya carregava. O fandom se dividiu num primeiro momento, mas neste caso não é possível relativizar, pois ele exigiu o assassinato do próprio filho no ventre da mulher que agrediu e abusou sexualmente por anos. O público descobriu que seu ídolo era um monstro. Sem alternativa, ele admitiu os fatos.


Toru Furuya pediu perdão aos fãs do modo tradicional japonês: se desculpando pelo "inconveniente" causado aos fãs e se prontificando a aceitar qualquer punição. Ele deveria ser punido severamente em um tribunal, mas provavelmente a única justiça que conhecerá não será neste mundo.


[ 5 ] Um romance cheio de fofura:

Em breve, vai estrear no Japão uma comédia romântica um tanto incomum. O título, ainda sem adaptação para o ocidente, é: Maarui Kanojo to Zan-nen na Kareshi, algo como "Namorada Linda e Namorado Decepcionante". Entre os fãs, a obra foi apelidada de "Maru-kano", uma contração do longo título. Segundo a sinopse oficial: "Mariko é uma enfermeira que adora comer e sempre foi plus size desde criança. Ela imaginava que sua vida seria livre do amor, mas um dia ela foi levada em um encontro em grupo por seu pai e lá conheceu um homem bonito. Além do mais, esse homem bonito a convida para sair! O que Mariko, uma mulher sem experiência amorosa, que está confusa com sua popularidade repentina, irá fazer...?"



Esse animê, que promete ser bastante divertido, é inspirado em uma tira on-line veiculada desde 2022 no aplicativo japonês LINE Manga, onde já teve mais de 8 milhões de visualizações. É uma criação de Izumi Hayama (roteiro) e Yachiyo Okamura (arte), que encantou o público jovem adulto com as desventuras de Mariko e seu amado Nagi Kirigaya.


A animação, que está sendo chamada de "light anime" por ter uma produção bem simples, terá direção geral de Yosuke Okubo e direção musical de Yuuji Umoto. Já o tema de abertura será cantado pela estrela sul-coreana KyoungSeo. A série provavelmente seguirá os moldes de obras com episódios de poucos minutos de duração (como Wakako Zake, já resenhada aqui), e certamente merece uma conferida. É mais voltada ao público adulto, no sentido de ser uma obra criada para provocar sorrisos e transmitir uma sensação calorosa.


Marukano vai estrear no Japão no próximo dia 7 de junho, com exibição à 1h54 da madrugada pela emissora CBC Television.

[ 6 ] Patrulha Estelar em novo trailer de Yamato REBEL 3199:


No último dia 23, foi liberado mais um trailer da saga Yamato - REBEL 3199. A nova série irá recontar os dramáticos acontecimentos do filme Be Forever YAMATO, de 1980.


Na história original, para se vingar de uma derrota imposta pela aliança entre a Patrulha Estelar e Desslock, o poderoso Império Golba ataca a Terra e a conquista com um ataque devastador. Resta à tripulação do Yamato tentar chegar à base Golba para libertar a Terra, mas o que os espera é algo surpreendente e terrível.


Yamato yo Towani - REBEL 3199 irá estrear no Japão no dia 19 de julho em circuito limitado de cinemas, para depois ser vendido em DVD/Blu-ray.


[ 7 ] Papo sobre trabalhos e quadrinhos no canal Milhas e Milhas:


Na segunda, dia 27, às 20h00, estarei em live no canal Milhas e Milhas, que sempre dá bastante espaço para os quadrinhos brasileiros. Recentemente, o canal postou um vídeo comentando sobre meu álbum Blue Fighter, pela Editora Criativo.


[ 8 ] Godzilla Minus One em foco:


O canal Recortes da Hora vai realizar uma live com o Sushi POP para abordar o filme Godzilla Minus One. Vamos conversar sobre a história, a produção e traçar paralelos e comparações com o filme original de 1954 e a versão Shin Godzilla, de 2016.

Será na próxima quarta-feira, dia 29, às 20h30.

::: T O M E N O T A :::

Nova série Kinnikuman a caminho.

>>> O personagem Kinnikuman, cuja série foi exibida no Brasil como Músculo Total, irá ganhar uma nova saga, intitulada Kinnikuman: Perfect Origin Arc. Haverá uma pré-estreia no Japão, no dia 29 de junho, em cinemas da rede Shinjuku Wald9. Será uma compilação dos episódios 0, 1 e 2. A nova série de TV irá estrear no Japão em julho.


>>> Em recente editorial, o jornal Yomiuri Shimbun abordou uma discussão no governo japonês sobre regulamentação no uso de Inteligência Artificial. O Japão é um dos países onde o debate sobre I.A. tem sido levado mais a sério, no sentido de preservar o trabalho humano e estabelecer limites regulamentados.


>>> Com bastante atraso, o filme Shin Ultraman (de 2022) chegou à plataforma Prime Video, mas não para o serviço normal de assinatura. Em versões dublada e legendada, o excelente longa-metragem foi disponibilizado somente para compra (download) ou aluguel.


>>> Toda segunda-feira, às 19h00, toca uma Playlist Sushi POP na Shock Wave Radio, pelo site e aplicativo. Uma hora com muito pop e rock japonês, além de temas de animê e tokusatsu. No programa desta segunda, dia 27 de maio, tem Linked Horizon, THE ALFEE, LiSA, Rider Chips e vários outros.


 

::: COMO APOIAR O SUSHI POP :::


Você, que já leu várias matérias no Sushi POP, ou é leitor das antigas, já considerou a possibilidade de fazer uma doação única de pelo menos 10 reais para apoiar meu trabalho?


Se você quer apoiar o trabalho de divulgação cultural do autor (que vai além deste site), faça uma contribuição financeira a partir de R$ 10,00. A doação pela plataforma Apoio Coletivo pode ser única ou recorrente, de maneira pública ou anônima. Agradeço a todos os que já fizeram ao menos uma doação, não importa de qual valor.


- Caso prefira, pode doar qualquer valor através do PIX: nagado@gmail.com 


::: LINKS RECOMENDADOS :::





Comments


bottom of page