Uma canção de sucesso que embalou um episódio antológico de O Regresso de Ultraman.
No Japão, a segunda metade da década de 1960 foi marcada por um movimento que ficaria conhecido como "Group Sounds". Influenciadas pelos Beatles, especialmente após a passagem deles pelo Japão; em 1966, bandas novas apareciam o tempo todo, e algumas se destacaram bastante, como The Spiders, The Tempters e The Tigers.
Em 1969, no entanto, várias dessas bandas começaram a se desfazer, indicando um rápido cansaço da indústria musical japonesa. Porém, em 1970, alguns integrantes das citadas bandas se organizaram para o que seria o primeiro supergrupo de rock no Japão, iniciando o movimento que seria conhecido como "New Rock". Nascia a banda PYG, formada pelos ex-Tigers Kenji Sawada (voz) e Ossami Kishibe (baixo), os ex-Tempters Kenichi Hagiwara (voz) e Hiroshi Ooguchi (bateria), mais os ex-Spiders Takayuki Inoue (guitarra) e Katsuo Oono (teclados). O baterista Ooguchi ficaria poucos meses, sendo depois substituído por Yuujin Harada, que tocou no projeto Micky Curtis and Samurai.
Seu trabalho de estreia foi o single "Hana, Taiyou, Ame" [Tradução: "Flor, Sol, Chuva" - Leitura: "Raná, Taiyou, Amê"], uma composição de Ossami Kishibe (letra) e Takayuki Inoue (melodia), com arranjo da própria banda. É uma canção de letra existencialista, com a visão de um jovem encarando um mundo sombrio e sem cor. A música evoca um clima de melancolia, com vocais intensos e um instrumental simples, porém muito bem executado.
Lançada em 10 de abril de 1971 pelo selo Nihon Gramophone, da gravadora Polydor, "Hana, Taiyou, Ame" foi um sucesso imediato, se tornando uma das músicas mais populares daquele ano. A banda iria se separar no ano seguinte, tendo registrado somente dois álbuns e cinco singles. Dentre todos os integrantes, o andrógino Kenji Sawada se tornaria um grande nome da mídia, tendo se estabelecido como cantor, compositor e ator. Na TV, a primeira e mais representativa canção do PYG foi registrada no episódio 34 da série O Regresso de Ultraman, exibido em 26 de novembro de 1971.
A história tem um roteiro trágico, no qual o herói Hideki Goh descobre que seu amigo de infância Mizuno havia se tornado um grande cientista. Mas ele, secretamente, desenvolveu uma perigosa criatura chamada Leogon, um misto de animal e planta.
Crescendo em proporção gigantesca, Leogon se torna agressivo e uma grande ameaça à humanidade que precisa ser destruída. No entanto, o cientista não tem coragem de matar sua criatura e vai a seu encontro, sendo morto. Ao final, Goh se recorda dos tempos de infância, fechando um episódio antológico. A canção toca em dois momentos da história, marcando bastante a quem assistiu.
Intitulado "Um novo tipo de vida", o episódio foi escrito por Toshio Ishidou (1932~2011), a partir de um enredo original de Shinichiro Kobayashi (na época com apenas 16 anos), com direção de Eizou Yamagiwa. Foi um dos pontos altos em uma série carregada de drama e ação.
"Hana, Taiyou, Ame" teria relativamente poucas regravações ao longo do tempo, tendo ficado mais restrita às memórias daquele período específico. Uma obra representativa e marcante, seja para fãs da franquia Ultraman, seja para os apreciadores do rock japonês mais clássico e experimental.
Confira a tradução (inglês)
::: V Í D E O S :::
[ 1 ] "Hana, Taiyou, Ame" ~ Versão original (1971) Letra: Ossami Kishibe / Música: Takayuki Inoue / Arranjo: PYG Intérprete: PYG
[ 2 ] Versão: Sizzle Ohtaka (1995)
[ 3 ] Versão: Kenji Sawada (2008)- Um idoso Kenji Sawada revê um dos maiores sucessos de sua carreira, quando era integrante do PYG.
[ 4 ] Versão: 51th Dr. (2021)
[ 5 ] Vídeo especial:
Por ocasião dos 50 anos da série O Regresso de Ultraman, um fã editou um vídeo belíssimo registrando vários momentos da série ao som da versão original. A dramaticidade da canção se encaixa perfeitamente com o clima da produção.
MAIS CLÁSSICOS DO POP JAPONÊS:
- Confira outras grandes canções e suas histórias:
Deseja patrocinar este site? Envie mensagem pelo formulário de contato.
Também é possível doar qualquer valor para o autor, como forma de incentivo ou agradecimento pelo seu trabalho, através do PIX: nagado@gmail.com
LINKS RECOMENDADOS:
Comments